fora-da-toca_bote-no-rio-formoso_CAPA

Bote no Rio Formoso

Quem nunca sonhou em fazer rafting? Quantas vezes não vimos naqueles programas de esportes uma galera feliz descendo quedas d’água ou virando o bote? Sempre achei que iria à Lumiar fazer raftining mas nossa viagem para Bonito chegou primeiro.

Chegando
Chegando Eco Parque Porto da Ilha
Algumas das atrações do Eco Parque
Algumas das atrações do Eco Parque

Nosso passeio foi no Eco Parque Porto da Ilha, mas não é só de passeio de bote que o Eco Parque vive. Você tem várias outras opções para curtir o rio, pode ser de Boia Cross, Duck (que é tipo um caiaque), Stand up Paddle ou até mesmo curtir fazer slackline por cima do rio. Você já chega com horário marcado e se identifica, troca de roupa e espera ser chamado. Vários botes saem juntos. Todos são obrigados a colocar colete salva-vidas. Conforme fomos embarcando nos informaram que a parte de trás é que mais sacode e é mais animada, sendo assim, sentamos do lado do nosso guia, lá atrás.

Alguns remos são distribuídos entre a animada tripulação, que vai revezando durante o passeio porque ninguém aguenta remar muito tempo, hehehe. Conforme fomos descendo o Rio Formoso pessoas da equipe em caiaques nos acompanharam fazendo as fotos, já que é estritamente proibido levar qualquer coisa no bote, ou seja, sua única possibilidade de ter as fotos do passeio é comprando o CD no final do passeio. Se você tiver mais pessoas no bote para dividir, o preço do CD sai muitoooooo barato, afinal nem é tão caro assim, se não me engano foi uns 15 reais. Num certo ponto do passeio todos os botes começam a se atacar com água, cada um deles tem um grande balde, que no final acaba servindo para esvaziar o bote que fica cheio de água depois das guerras.

Galera do barco
Galera do barco

O nosso não foi lá muito bem sucedido, tivemos a falta de sorte que nosso balde não tinha a alça, então corríamos o risco de jogar água nos outros e o balde ir junto. Tomamos muita, muita, muita água. Como eu estava na popa do bote aproveitei para tirar o excesso de água.

Esvaziando o bote
Esvaziando o bote

Conforme nos aproximávamos das quedas d´água o guia nos mandava ficar posicionados na parte de dentro do bote, até então estávamos sentados na borda. É preciso dobrar uma perna e estender a outra para o outro lado fazendo uma trava e segurar nas cordas. Você sabe que as quedas estão chegando quando começa a escutar ao longe os gritos e risos dos botes a frente. Cada descida uma gritaria (singela) generalizada e muitos risos, hehehe.

Nossa queda parcelada
Nossa queda parcelada

Muito legal, mas eu sinceramente esperava que as quedas fossem maiores e consequentemente com mais adrenalina. Mas deu para nos divertirmos. Já mais para o final do passeio os guias nos deixam dar um mergulho no Rio Formoso, se jogar para fora é mole, subir depois sem escadinha que é complicado, ainda mais quando começam a falar que é comum encontrar cobras por ali. Se o guia não ficasse no bote para dar uma mãozinha na hora da voltar, estávamos boiando lá até hoje tentando subir, hehehe. Na última queda nosso guia fez uma manobra no último minuto e desceu com o bote de costas, foi um sustinho de leve.

A cara de alegria do Augusto
A cara de alegria do povo

Ao atracarmos no cais saímos correndo porque era nosso último dia e ainda tínhamos mais um passeio agendado. Compramos o Cd com as fotos que além das imagens do passeio ainda veio com umas fotos das atrações de Bonito. Passamos rapidinho para pegar nossas mochilas e partimos para o último passeio de Bonito: a flutuação no Rio Sucuri.

Dica do Fora da Toca

Levar uma camisa dessas de lycra é uma boa para colocar por baixo do colete, ajuda a proteger do sol, além de evitar contato com o colete que todo mundo usa.

Informações gerais – Bote no Rio Formoso

Duração do passeio
Em torno de 1h

Preço

Adulto R$ 89,00 ( valor de 2014 )
Criança R$ 80,00 ( valor de 2014 )

Conferir com a agência de viagem o valor do ano vigente.

Compartilhe nas redes sociais!

3 comentários em “Bote no Rio Formoso

Deixe seu comentário ou dúvida