Skip to main content

Usando o Maps.Me. Aplicativo free para GPS off-line

Não quer pagar uma nota por diária de GPS, não tem chip do país que você está visitando para usar o 4G? O Fora da Toca tem a solução para o seu problema e de GRAÇA!

Conforme falamos no nosso outro post sobre aluguel de carro, nós nos desapegamos do GPS e usamos um aplicativo de navegação off-line. Quando eu fui para Orlando nós (Eu, Isa e Mari) tínhamos baixado o HERE Maps. Mas quando nossa viagem para a Itália se aproximou, o app deu xilique e não funcionava mais, nem com reza forte!

Então parti em busca de outra opção, gratuita claro, sempre é válido ter um aplicativo que funcione off-line para navegação. Depois de inúmeras buscas encontrei o MAPS.ME. Assim como o HERE Maps ele funciona baixando todos os mapas dos países ou cidades que você escolhe para que funcione sem internet. Para testar, baixei os do Rio de Janeiro e usei em alguns caminhos. Tendo certeza que estava ok, baixei os mapas da Itália.

Aqui os links para baixar o MAPS.ME para Android e Iphone.

Segue um rápido passo a passo de como baixar os mapas

Fora-da-toca_mapsme_01
Página inicial do aplicativo
Clica no menu do lado direito
Clica no menu do lado direito, aquelas 3 linhas no cantinho clica em descarregar mapas
Seleciona o continente
Seleciona o continente
Seleciona o país
Seleciona o país
No caso do Brasil você pode selecionar a região que você quer baixar o mapa
No caso do Brasil você pode selecionar a região que você quer baixar o mapa
Prontinho! Só baixar!
Prontinho! Só baixar! Baixe smpre com roteamento para que ele funcione off-line

Façam isso conectados no WI-FI, a não se que você tenha um super pacote de dados e não tenha pressa, pois é um processo bem demorado de download e atualizações.

Uma das coisas legais no MAPS.ME é que ele indica algumas lojas, postos, e lugares se você digitar apenas os nomes na busca, mesmo off, não é perfeito mas funciona.

Como todo bom GPS ele vai te mandar eventualmente para lugares absurdos, principalmente para cortar caminho, para no final voltar para a mesma rua principal. Então nunca confie 100% nele, ou em nenhum GPS, sempre tente olhar um geral do caminho com menos zoom para ter certeza se o atalho vale a pena ou não.

Quando estávamos indo para Sorrento o GPS cismou em cortar um caminho totalmente desnecessário por dentro da cidade, caímos numa rua sem saída, inclusive acho que entramos em um condomínio, e depois em mais um ataque de GPS ele nos colocou em uma passagem que nem de bicicleta se passa! SURREAL! Claro que quando demos de cara na parede, um carro ainda estacionou atrás para aumentar a pressão, mas no final entre mortos e feridos se salvaram todos!

Confesso que usei mais o MAPS.ME à pé do que de carro (até porque não andamos muito de carro e as estradas lá são muito bem sinalizadas), assim não tinha que ficar desvendando e me achando nos mapas de papel, afinal nem sempre todas as ruas estão representadas nesses mapas.

Assim como o Maps do google você pode optar em traçar a rota para carro ou pedestre. Uma coisa que esqueci no começo foi de apertar esse botãozinho de seta no canto esquerdo, só com ele ativado que a navegação vai funcionar, além claro do localizador GPS do seu celular ligado.

Tela para navegação
Tela para navegação

Achei o MAPS.ME um excelente aplicativo, ele tem outras funções para salvar locais e compartilhar localização mas não usamos. 

11 thoughts to “Usando o Maps.Me. Aplicativo free para GPS off-line”

  1. Eheheh, realmente salvou a gente, apesar do sempre a mão, mapa de papel. Mas quase não usamos.

  2. Tenho utilizado o Be-on-Road. Funciona super bem, inclusive off-line. O único problema é que a gente precisa salvar todos os pontos de interesse da viagem antes de ir, pra poder utilizar sem rede, e esse trâmite é meio complicadinho. Mas nada que um tempinho extra antes da viagem não resolva.
    Ah, pra salvar os pdi’s no aplicativo, tive que utilizar um site que converte os endereços em coordenadas, pq o Be-on-Road nem sempre entende todos os endereços. O site que eu usei é: http://mondeca.com/index.php/en/?option=com_content&view=article&id=206&Itemid=752

    1. Que bom que gostou Sabrina! É uma ótima opção para quem está sem GPS ou quer economizar. Continue nos acompanhando!

    1. Oi Rogerio,
      eu não usei a função do radar, não sei te dizer. De qualquer forma recomendo você experimentar as funções do app antes de levar para a viagem para você se familiarizar;

  3. Tenho o aplicativo maps.me mas me tirem uma duvida nao tem como colocar numero no endereco? So o endereco mesmo que geralmente manda no comeco da rua?

Deixe seu comentário ou dúvida

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.