Skip to main content

Jardim Botânico de Curitiba

Marco mais do que famoso de Curitiba pela bela estufa que possui, o Jardim Botânico da cidade foi inaugurado em 5 de outubro de 1991 e ocupa uma área de aproximadamente 278mil m². Também conhecido como Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter é uma homenagem a urbanista (uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano de Curitiba).

mapa do jardim
mapa do jardim

O Jardim das sensações foi inaugurado em dezembro 2008, espaço para o visitante entrar em contato com diversas espécies de plantas de diferentes formas, texturas e aromas. Não vimos a parte do jardim das sensações, mas a proposta é super legal, com os olhos vendados você é levado a conhecer várias plantas. Os olhos vendados é optativo. Isso me lembrou um pouco o jardim que tem em Inhotim.

Mas você não entra e dá de cara com a estufa, é preciso caminhar um pouco para chegar nos arcos da entrada do jardim francês, que infelizmente estava todo seco e sem flores (os arcos). Dali sim é possível admirar o conjunto jardim e estufa.

chegando na estufa
chegando na estufa (foto do 1º dia)
os arcos do jardim
os arcos do jardim ( foto do 2º dia )

A estufa é a principal atração e fica localizada no final desse jardim super geométrico em estilo francês. Antes das escadarias para a estufa uma fonte completa a paisagem. Curitiba parece ter certo fascínio com estruturas de vidro, a estufa foi construída com estrutura de ferro e tetos e paredes de vidro. Seu desenho é lindo e delicado, parece ter sido feito com bico de pena. Com três abóbodas em estilo art-noveau seu projeto desenvolvido pelo arquiteto Abrão Assad foi inspirado no Palácio de Cristal de Londres do século XIX. Inspirado, pois o palácio de cristal era muito, mas muito maior. A estufa é climatizada e não é difícil sentir a diferença de temperatura de fora para dentro. No seu interior é possível encontrar espécies da Floresta Atlântica como Caraguatá, Caetê e Palmito.

a beleza da perspectiva
a beleza da perspectiva
a estufa vista por trás só para não ter ninguém na foto
a estufa vista por trás só para não ter ninguém na foto

Não deixe de subir para o segundo andar da estufa e fazer uma foto pegando quase todo o jardim, só lembre que existem outras pessoas que também querem fotografar, então não seja como a família que estava na nossa frente e levou um século nesse processo.

vista do segundo andar da estufa para o jardim, uma beleza a geometria
vista do segundo andar da estufa para o jardim, uma beleza a geometria

O Jardim Botânico ainda tem trilhas para os visitantes, auditório, centro de pesquisas, salas de exposições temporárias, e o Museu Botânico Municipal que atualmente ]tem o quarto maior herbário do país, com aproximadamente de 400 mil exsicatas – plantas secas preparadas para coleção botânica – além de coleção de amostras de madeiras e frutos.

por dentro da estufa
por dentro da estufa
por dentro da estufa
por dentro da estufa 2
vista por dentro da estufa do segundo andar
vista por dentro da estufa do segundo andar

Não pegamos um dia muito bonito na primeira visita mas o dia seguinte que fomos com nossos amigos estava com céu azul e sol, infelizmente foi a única atração que tivemos tempo de levá-los. O Jardim Botânico é eclético e tem espaço para abrigar todo mundo. De noivas fazendo seu ensaio fotográfico, a crianças rolando no morro gramado fazendo corrida, famílias passeando ou nós turistando.

um dos ensaios de noivas
um dos ensaios de noivas

Em resumo não deixe de ir ao Jardim Botânico de Curitiba e se tiver mais tempo sobrando do que a gente aproveite para sentar em baixo de uma árvore e curtir o fim da tarde.

Dica do Fora da Toca

pessoas felizes com seus biscoitos
pessoas felizes com seus biscoitos

Na entrada do Jardim Botânico é possível fazer comprinhas na loja “Leve Curitiba” ou comprar uma água na lanchonete ao lado. Já do lado de fora você pode comprar balões ou aqueles inúmeros brinquedos que tem para criançada se divertir e biscoito tipo cavaco chinês, ou biju, ou não sei como se chama na sua cidade, mas todo lugar tem e é MARAVILHOSO e eu até hoje não acertei fazer, quem tiver a receita estou aceitando.

Informações Importante – Jardim Botânico de Curitiba

Entrada: Grátis

Endereço: Rua Eng°. Ostoja Roguski, s/n°. – Jardim Botânico.
Horário: Das 6h às 21h – durante o horário de verão. / Das 06h às 20h – durante o horário de inverno.

Telefone:  (41) 3264-6994 (Administração) / 3362-1800 (Museu).

One thought to “Jardim Botânico de Curitiba”

Deixe seu comentário ou dúvida

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.