fora-da-toca_parque-tangua_CAPA

Parque Tanguá em Curitiba

O Parque Tanguá é um dos principais parques da cidade de Curitiba. Foi fundado em 23 de novembro de 1996 e localiza-se nos bairros Pilarzinho e Taboão, ocupando uma área de aproximadamente 235 mil m² de antigas pedreiras da família Gava junto ao rio Barigui, (atualmente desativadas). O parque ocupa um espaço que inicialmente tinha sido destinado  para uma empresa de reciclagem de lixo, mas acabou sendo transformada em parque e consequentemente ajudando a preservação da área. Mesmo sem GPS é fácil chegar, inúmeras placas pelas ruas sinalizam sua direção.

mapa do parque
mapa do Parque Tanguá
uma parte do jardim
uma parte do jardim

O parque é dividido em duas partes. Na parte superior fica o jardim, o mirante, a loja de lembrancinhas “Leve Curitiba”, os banheiros e a lanchonete. Na parte inferior fica o lago, um deck, a ciclovia, pista de corrida, a vista frontal da cascata e um túnel de pedra que é possível atravessar por uma ponte sobre o lago. Alguns lugares dizem que essa travessia pode ser feita por barco mas de acordo com o site Guia Turismo Curitiba isso nunca foi possível.

passarinho do Parque Tanguá na foto contra luz
passarinho do Parque Tanguá na foto contra luz
eu o espelho d'água e o Jardim Potty
eu o espelho d’água e o Jardim Poty

Assim que você entra na parte superior é possível admirar o lindo Jardim Poty Lazzarotto, inaugurado em 6 de junho de 1998, e nomeado em homenagem a um artista plástico local  Napoleon Potyguara Lazzarotto. Baseado no estilo francês o jardim é uma graça, sua simetria e cores encantam. No centro um espelho d´água com chafariz completa o visual que cria a ante sala para se chegar ao mirante do parque. O mirante tem 65m de altura em relação ao lago inferior e lá é possível ter acesso a uma lanchonete e banheiros.

parte da cachoeira artificial e do mirante na parte superior
parte da cachoeira artificial e do mirante na parte superior

Por baixo do mirante corre um rio artificial que desemboca no limite da pedreira dando origem a uma linda cascata que deságua no lago quase 50m abaixo. Demos sorte de pegar a cascata aberta já que ela passou um bom tempo desativada para reformas. Recomendo ficar um tempinho no mirante curtindo a vista e som da água.

vista do lago na parte de baixo do parque e um pedacinho da cachoeira
vista do lago na parte de baixo do parque e um pedacinho da cachoeira
casa de João de Barro, tem em tudo que é lugar
casa de João de Barro, tem em tudo que é lugar

Visitamos o parque muito rápido por dois motivos:

1- Nosso tempo era curto e ainda queríamos ir a Ópera de Arame
2- Não sabia que tinha esse túnel de pedra…

Sendo assim acabou que não descemos para ver a parte inferior. Li que é possível acessá- la de carro, para quem tem dificuldade de locomoção é o ideal já que é uma longa rampa de descida. De qualquer forma a vista do mirante já é bem legal! Foi ótimo conhecer esse parque e super recomendo. Para quem tiver mais tempo sobrando acho válido levar um lanchinho e fazer um piquenique no deck inferior para admirar a cachoeira.

 

 

 

 

Informações importantes – Parque Tanguá

Entrada: Grátis

Endereço: Rua Oswaldo Maciel, s/n – Pilarzinho, Curitiba – PR, 82130-310
Horário: Parque – diariamente das 8h às 18h / Bistrô – diariamente das 9h às 21h

Como chegar: Ônibus: Nilo Peçanha (Travessa Nestor de Castro) ou Vila Nori (a partir da Praça Tiradentes)

 

– Informações retiradas dos sites: Wikipédia, Prefeitura de Curitiba, Guia Turismo Curitiba, Descubra Curitiba e Guia Geográfico Curitiba –

Compartilhe nas redes sociais!

Um comentário em “Parque Tanguá em Curitiba

Deixe seu comentário ou dúvida