fora-da-toca_bosque-do-papa_CAPA

Bosque do Papa em Curitiba

O Bosque do Papa ou Bosque João Paulo II foi criado em homenagem a passagem do papa pela cidade de Curitiba em junho 1980. O parque ocupa uma área de 48mil m², onde antes ficava uma fábrica de vela, o parque possui trilhas asfaltadas com pedras, o que é ótimo pois não é difícil se deslocar. Fomos descendo os caminhos até chegar a uma réplica de uma vila Polonesa. A vila é um museu a céu aberto, lá é onde fica o Memorial da Imigração polonesa. Curitiba teve vários imigrantes poloneses e como o Papa João Paulo II também era dessa nacionalidade, fizeram essa homenagem. As casas que formam a vila são originais de imigrantes da região de 1878, foram desmontadas e levadas para o parque. Elas são construídas com toras de araucárias que são apenas de encaixe, nenhum prego ou parafuso é utilizado para prendê-las, é incrível!

entrada do parque
entrada do parque

Cada casa tem itens diferentes dentro, uma delas é uma capela em homenagem à Virgem Negra da Czestochowa, padroeira da Polônia. Algumas representam como eram as casas antigamente por dentro, com móveis e outros itens de época, outras são mais focadas nos itens agrícolas como se fossem celeiros. Infelizmente é proibido fotografar seus interiores, uma pena. Andei lendo inclusive que isso se deve a uma pessoa que se intitulou administradora do lugar, houve época até que não podia se fotografar as áreas externas…meio radical não?

detalhes da  estrutura das  casas
detalhes da estrutura das casas

Uma das casas é uma loja de lembrancinhas onde é possível comer alguns doces típicos e comprar itens de artesanato, achei tudo muito caro. Outra casa abrigava uma coleção de pêssankas, ovos pintados à mão, esse artesanato é extremamente tradicional da Polônia, e visa homenagear a páscoa. Esses simpáticos ovinhos podem custar caríssimo! Pensei em trazer um digamos mais “industrializado” e ainda assim era caro!

material de trabalho dos imigrantes
material de trabalho dos imigrantes

O paisagismo do parque foi desenvolvido por Roberto Burle Marx que tomou cuidado com a preservação da mata nativa, além de plantar novas mudas de Araucárias.

No centro da vila tem uma praça com piso de mosaicos voltada para comemorações e eventos típicos. Segue uma lista dos eventos anuais:

Swieconka, uma benção dos alimentos na época da Páscoa.

Julho, acontece a homenagem à visita do Papa João Paulo II.

Agosto, tem a festa da padroeira Czestochowa.
Outubro, celebra-se o pontificado de João Paulo II.

Dezembro é comemorado o Dia de São Nicolau, que inicia as festas de Natal.

De acordo com o site da Gazeta do Povo as festas também oferecem pratos típicos como pierogi (pastel com recheio de requeijão), e doces e bolos da culinária polonesa.

fora-da-toca_bosque-do-papa_03
praça central da vila
Lembranças da visita do Papa
Lembranças da visita do Papa
estátua em homenagem ao Papa João Paulo II
estátua em homenagem ao Papa João Paulo II

No nosso caminho de saída encontramos uma estátua em homenagem ao Papa João Paulo II, andei pesquisando e descobri que foi feita pela artista Maria Helena Chartuni, o corpo é feito em bronze, olhos de acrílico e mãos de resina de poliéster.

Resolvemos inventar e pegar outro caminho para sair ao invés de voltar pelo qual tínhamos ido, sendo assim saímos longe do Museu Oscar Niemeyer (MON) e do nosso carro, por isso demos uma volta gigantesca no quarteirão mas sem problemas.

loja de lembrancinhas e comidas típicas
loja de lembrancinhas e comidas típicas

 

Dica do Fora da Toca

Se estiver de carro estacione no MON e vá a pé, o parque não tem estacionamento e é super pertinho do MON. Já que estacionou lá não deixe de visitar o museu, que é super legal!

Informações Importante – Bosque do Papa

Entrada: Grátis

Endereço: R. Wellington Oliveira Vianna, s/nº, Centro Cívico, Curitiba
Horário – Parque: Diariamente 6h às 19h / Memorial: Segunda: 13h30 às 18h

Terça a domingo: 9h às 18h

Email: parquesepracas@smma.curitiba.pr.gov.br

Telefone:  (41) 3313-7194

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário ou dúvida