fora-da-toca_-apiario-amigos-da-terra_CAPA

Apiário Amigos da Terra – Umas das delícias em Friburgo

A chuva ceifou os nossos planos de trilha no segundo dia em Friburgo. Sendo assim nada melhor do que estando com um local conhecer os melhores points para comer e comprar delícias que a cidade produz. Nossa primeira parada foi no Apiário Amigos da Terra.

entrada da loja
entrada da loja

Você já simpatiza na entrada ao reparar toda a decoração inspirada nos hexágonos das colméias e abelinhas para todos os lados, das lixeiras as estantes em pelúcias foférrimas que eu me controlei e não comprei (ponto para mim). Fomos recebidos pelo Claudinei, filho do dono do apiário. Extremamente simpático ele contou um pouco sobre o lugar, nos ofereceu amostras dos produtos e até me contou um pouco do processo para produzir o hidromel.

pequena prateleira de mel e compostos
pequena prateleira de mel e compostos

Claudinei contou que a loja do apiário começou em 1995, na época o fluxo de pessoas era pequeno mas com o tempo desenvolveram uma clientela fiel que muitas vezes viajam a Friburgo só para comprar os produtos que eles vendem. Eles são uma empresa familiar criada pelo casal Luis Moraes (Médico Veterinário) e Clarice Líbano (Bióloga), o ambiente família da para sentir pelo atendimento atencioso.

Eles são bi-campeões na categoria mel no campeonato Maravilhas Gastronômicas do Rio de Janeiro. Venceram 2014 e 2015, 2016 não puderam participar por já serem bi campeões, mas esse ano eles pretendem voltar com tudo! A loja não é gigantesca mas tem uma grande variedade de produtos. Lá é possível mel ( silvestre, de laranjeira ou eucalipto ) em 2 tamanhos. Compostos feitos a base de mel misturados com outros ingredientes, bons para ajudar a curar aquela gripe ou tosse chata.

inúmeros pães de mel e os prêmios conquistados na parede
inúmeros pães de mel e os prêmios conquistados na parede

Pães de mel, do tradicional ao mais elaborados, com recheio de damasco, brigadeiro ou doce de leite. Um dos itens que mais adorei encontrar foi fatias de favo. Sim um pedacinho do favo recheado com mel para você comer. Já nem lembrava como era, você mastiga e depois cospe a cera do favo, não acredito que seja uma boa idéia engoli-la.

favos preparados para serem comprados, degustação maravilhosa
favos preparados para serem comprados, degustação maravilhosa

Uma garrafa sem rótulo me chamou atenção pelo tamanho e fiquei sabendo que era hidromel! Para quem não conhece é uma bebida fermentada da era dos vikings feita a base de mel. É bem gostosa e leve. Claudinei me explicou por alto o processo que leva em torno de 3 meses para ficar pronto, e como ele usa os 3 tipos de mel para variar a intensidade do gosto e a cor do produto.

As prateleiras com itens de abelha está no fundo da loja e atende todos os gostos e bolsos. Diversos tamanhos de pelúcias, lápis decorados com cabecinhas de abelha, imãs e até travesseiros de pescoço.

as pelúcias foférrimas, e os produtos feitos a partir do mel e do própolis
as pelúcias foférrimas, e os produtos feitos a partir do mel e do própolis

O outro item que nem acreditei de encontrar foi uma pasta de própolis, tinha séculos que não via para vender, sendo muito sincera nem sei onde poderia encontrar. Eu tinha quando era pequena ela é um cicatrizante incrível, e como a minha família é pouco jeitosa a gente sempre tinha por perto. Você ainda encontra protetor labial e máscara facial de argila com mel.

próxima visita a Friburgo tenho certeza que vou nesse passeio
próxima visita a Friburgo tenho certeza que vou nesse passeio

O apiário ainda oferece visita ao museu do mel e se marcado com antecedência visita a oficina do mel, onde você veste aquelas roupas especiais e conhece todo o processo de fabricação. Como chegamos de última hora não deu para ir mas podem ter certeza que quando eu voltar a Friburgo visitarei e contarei aqui no blog como foi a experiência.

Se você assim como eu adora mel, não deixe de visitar em Friburgo o Apiário Amigos da Terra, os produtos são de alta qualidade, deliciosos e a um preço mais do que justo. Não deixe de colocar no seu itinerário.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário ou dúvida