fora-da-toca_santa-maria-sopra-minerva_CAPA

Santa Maria sopra Minerva e um céu azul estrelado em Roma

Andei um pouco, para chegar nessa igreja, por falta de planejamento mesmo. Mas impossível reclamar das distâncias andadas para ver um lugar tão lindo. Para quem está no Pantheon, é super pertinho, sempre recomendo ver o que tem nos arredores para não ficar andando a toa, e aproveitar ao máximo, mas dessa vez errei heheheh.

O nome “Sopra Minerva” vem dos 3 antigos templos de Minerva Chalcidice onde a igreja foi construída em cima, sobre Minerva. Em 1255 o lugar, então pagão, foi convertido ao catolicismo. A construção da igreja teve início em 1280 graças a dois irmãos dominicanos, fr. Sixtus e fr. Ristoro. Foram eles que também desenharam a igreja de Santa Maria Novella de Florença, pessoas de um bom gosto único né? Ainda não conhece? Clique aqui e veja nossa visita a essa belíssima igreja italiana.

fachada da igreja Santa Maria sopra Minerva
fachada da igreja Santa Maria sopra Minerva

O interior foi finalizado em 1453 quando ordenaram mudar a nave cobrindo com uma cúpula, o que acabou alterando a altura original que a igreja teria. Mesmo com o patrocínio do conde Francesco Orsini para uma nova fachada, Sopra Minerva continuou incompleta até 1725, quando papa Bento XIII ordenou que fosse terminada, UFA!

detalhe do lindo obelisco da praça, ao que parece é considerado o menor de Roma
detalhe do lindo obelisco da praça, ao que parece é considerado o menor de Roma

Antes de entrar você pode observar na porta da igreja, no centro da praça, o Obelisco Egípcio de Minerva, chamado de Pulcino della Minerva. Para os amantes de elefante ele tem um e é bem bonito. Originário do século 6 A.C, foi colocado na praça da igreja por solicitação de Alexandre VII. Antes de se encontrar na praça ele ficava em frente ao templo de Ísis e Serápis, atualmente a Igreja de Santo Stefanello del Cacco. Não fui, mas pelo que pesquisei é muito bonita por dentro com praticamente todas suas paredes decoradas com pinturas. Tá ai mais um item para colocar na lista da próxima visita. O obelisco foi redescoberto em 1665 junto com outro obelisco que adorna a fonte da praça do Pantheon. A princípio seu destino seria complementar o Palácio Barberini  ( mais um lugar para eu conhecer!!! Meu deus Roma! Preciso voltar!!! ). O simpático elefante foi ideia de Berini, onde o obelisco poderia ser apoiado. A escultura foi executada por Ercole Ferrata, um de seus melhores assistentes.

Em cima da porta principal é possível ver um escudo e uma placa falando sobre um alagamento ocorrido em que o nível da água subiu 20m !! Imagina só! O quarteirão onde a Sopra Minerva fica é um dos mais baixos da cidade e o Rio Tibre subiu sem dó nem piedade  ( não, eu não reparei quando fui, mas li sobre quando estava escrevendo o post ).

vista da entrada para o altar
vista da entrada para o altar
vista do altar para a entrada da igreja Santa Maria sopra Minerva
vista do altar para a entrada da igreja Santa Maria sopra Minerva

A construção é um dos poucos exemplos do estilo gótico em Roma, já que muitas igrejas medievais foram descaracterizadas na época do barroco. Por fora certamente não lembra em nada o estilo. Sua fachada renascentista, reta com janelas redondas, mal chama a atenção, mas  por dentro é fácil identificar os arcos cruzados típicos da arquitetura gótica que sustentam a nave da igreja. Uma linda pintura que vale ser observada na Sopra Minerva é a Anunciação, localizada na 5ª capela da nave da direita, a capela de Annunziata. ( não eu não fotografei..)

Anunciação
Anunciação

Essa capela foi construída e adornada em homenagem a São Tomás de Aquino. Na cena da anunciação retratada nessa capela, São Tomás apresenta o cardeal Carafa à Virgem Maria, afinal o cardeal que fez a capela era extremamente devoto de São Tomás de Aquino.  Na parede direita, é possível observar diferentes cenas da vida de São Tomás. Já a esquerda ( que não saiu NADA na foto) representa o milagre do Crucificado.  Os afrescos da parede esquerda, representando os vícios e as virtudes, foram destruídos para colocar o túmulo do papa Paulo IV, um dos cinco Papas enterrados nesta Basílica. E você não dando nada pela fachada da igreja né? 4 outros papas estão enterrados na Basílica: Paulo VI, na Capela do Carafa, Leão X e Clemente VII, dois primos da família Medici florentina também estão lá. Já o Papa Urbano VII está enterrado na Capela Annunziata.

detalhe de algumas das capelas que compõe a igreja
detalhe de algumas das capelas que compõe a igreja

A maior capela de toda a igreja é dedicada ao fundador da Ordem Dominicana, São Domingos. Também é chamada de capela do Santo Sacramento, é lugar onde os irmãos da comunidade celebram a missa diária A tela no centro da capela, mostra a Virgem Maria segurando sua imagem. A pintura de São Domingos originalmente era outra, hoje em dia foi removida e é mantida no convento.

detalhe da capela de São Domênico
detalhe da capela de São Domingos, mais uma vez perdão pela qualidade da foto
mais detalhes
mais detalhes, a riqueza dos adornos é impressionante

Abaixo do altar, numa tumba de mármore do século 15, os restos do corpo da Santa Catherine de Sienna descansam. De grande importância histórica, ela conseguiu convencer o papa Gregório XI, que estava em Avignon (França), para retornar à Roma como bispo da cidade.

altar a igreja de Santa Maria sopra Minerva
altar a igreja de Santa Maria sopra Minerva

 Nos seus últimos anos de vida ela se retirou para um convento que ainda fica ao lado da igreja e pode ser visitado por uma entrada lateral. Entre 1797 e 1814, durante a ocupação francesa de Roma, o convento foi usado como quartel de infantaria, o que causou vários danos ao lugar. Suas cartas direcionadas a reis, papas e outras figuras, têm grande valor literário além de importância política. De acordo com suas próprias palavras a santa Catherine dedicou sua vida “à honra de Deus e à salvação das almas”. Santa Catarina de Siena é co-patrona de Roma, Itália e Europa.

zoom na foto por que não fotografei de perto o túmulo da Santa
zoom na foto por que não fotografei de perto o túmulo da Santa

Uma famosa obra de Michelangelo se encontra na igreja, a estátua de Cristo della Minerva. Foi esculpida entre 1514 e 1521 e mais tarde finalizada por Raffaele de Montelupo. Feita de um único bloco de mármore a estátua mede 205cm. A principio Cristo era retratado nu, porém mais tarde um tecido de bronze para cobrir “as partes” foi adicionado.

perdão pela foto horrível mas deu sorte de sair a estátua em uma foto aleatória por que nem sabia da escultura
perdão pela foto horrível mas deu sorte de sair a estátua em uma foto aleatória por que nem sabia da escultura

Se alguém me perguntar o que mais me chamou atenção nessa igreja e um dos motivos para visitá-la,  sem dúvidas o teto. O teto me fascinou com seu tom de azul tão único e estrelas cuidadosamente pintadas uma a uma. Essa decoração observada hoje em dia é resultado de uma reforma / restauração de Girolamo Bianchedi que durou de 1848 a 1855 e removeu adornos barrocos ( obrigada!!! ) que haviam sido colocados na igreja os substituindo por esses BELÍSSIMOS afrescos neogóticos.

detalhe do teto
detalhe do teto
tenho a vaga lembrança de ter saído com dor no pescoço de tanto olhar para esse teto
tenho a vaga lembrança de ter saído com dor no pescoço de tanto olhar para esse teto

Os gigantescos órgãos prateados são datados de 1628 sendo assinados pelo fabricante de órgãos Ennio Bonifazi. Infelizmente, hoje em dia não resta quase nada do original a não ser a parte da frente. O órgão esquerdo foi substituído por um instrumento romântico com transmissão tubular pneumática assinado por Carlo Vegezzi Bossi. Foi inaugurado  como uma grande novidade para a Roma da época em 1909 devido ao seu tamanho. Em 1999 ele foi restaurado.

são lindos ou não?
são lindos ou não?

Dica do Fora da Tora – Santa Maria sopra Minerva

Grudada no Pantheon Santa Maria sopra Minerva merece uma visita, mas prepare seu pescoço para ficar assim como eu, vidrada nos afrescos do teto.

Sabia que você pode casar lá? É só entrar em contato com eles pelo site!

Informações importantes – Santa Maria sopra Minerva

Horário
Segunda a sexta | 6h55 – 19h ( missas 7h15 e 18h)
Sábados | 10 h – 12h30 e de 15h30 – 19h ( missa 18h )
Domingos | 8h10 – 12h30 e de 15h30 – 19h ( missa 11h e 18 h)

Entrada
Grátis

Endereço
Piazza della Minerva, 42, 00186 Roma RM, Itália

 

– Informações retiradas do livreto “ Walking from the Pantheon to Piazza Navona e do site da igreja

Compartilhe nas redes sociais!

Um comentário em “Santa Maria sopra Minerva e um céu azul estrelado em Roma

Deixe seu comentário ou dúvida