fora-da-toca_circuito-cultural_capa

Ônibus Circuito Cultural

Durante anos, eu e minha mãe, assíduas frequentadoras dos museus, centros culturais e teatros no centro da cidade, falamos que deveria haver um ônibus ali para conectar os museus. Lugares como o Museu Histórico Nacional (MHN), Museu de Arte do Rio (MAR), entre outros, são de péssimo acesso principalmente para quem “está de pés”, sem contar que aos fins de semana, principalmente aos domingos, o centro fica às moscas e…meio perigoso.

Esse ano tive a grata surpresa de surgir, graças as comemorações dos 450 anos da cidade, o Circuito Cultural Rio Ônibus! Finalmente nossas preces foram atendidas!! E DE GRAÇA!!

fora-da-toca_circuito-culturalAté agora já foram 2 edições, ambas aos domingos: 22 e 29 de março.

O Circuito conectou: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a Casa França-Brasil, Instituto Pretos Novos (INP), o Espaço Meu Porto Maravilha, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Theatro Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), o Museu Histórico Nacional (MHN), o Antigo Palácio da Justiça, o Museu Naval e a ALERJ – Palácio Tiradentes.

Os ônibus com intervalos de 20 em 20 min paravam em pontos sinalizados próximos das atrações citadas acima. Você podia começar em qualquer um dos pontos. Pegamos no ponto do CCBB e ao entrar recebemos um panfleto com o circuito marcado e com pequenos textos sobre os lugares que passaríamos. Você não é obrigado a descer em todos os pontos, caso desça, para voltar basta esperar o próximo ônibus para seguir viagem. Para completar, alunos do curso de turismo da Faetec nos acompanharam em todo o percurso, dentro e fora dos ônibus. Foi uma experiência muito legal.

 

fora-da-toca_memorial-dos-pretos-novos
Memorial dos Pretos Novos

Visitamos o Memorial dos Pretos Novos. Lá, durante uma obra trivial da casa, descobriram várias ossadas de escravos que na época desciam ali do lado, no Cais do Valongo.

fora-da-toca_circuito-cultural_02
Guia distribuído nos ônibus com o circuito
fora-da-toca_circuito-cultural_03
do outro lado do guia tinha um resumo das atrações

Com o circuito podemos conhecer o Espaço Porto Maravilha que é dentro de um container. Todo interativo, muito interessante, onde registraram e acredito que ainda estejam registrando todo o processo das obras no porto: tem filmagem até da demolição da Perimetral.

Como estávamos com pressa não aproveitamos todas as paradas, mas a iniciativa da Rio Ônibus foi muitoooo bem vinda, que se repita mais vezes, e de preferência se torne semanal, seria lindo! Mesmo que tivéssemos que pagar uma pequena taxa pelo uso do Ônibus, continuo achando a ideia de “hop-off” maravilhosa! No exterior é extremamente comum (pagos).

Vamos lá Rio Ônibus! Que não seja apenas pelas comemorações dos 450 anos!

Próximo passo favor colocar no circuito o MAM (Museu de Arte Moderna), por que vou te contar, que lugar fora de mão, além de perigoso para se chegar! É um museu LINDO! E que merece muito uma visita.

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais!

Um comentário em “Ônibus Circuito Cultural

Deixe seu comentário ou dúvida