Passaporte-capa_

Passaporte 450 anos

Para quem não sabe (acho meio difícil ninguém ter visto os logos dos 450 anos espalhados pela cidade ), esse ano o Rio está comemorando 450 primaveras!! Para entrar no clima da comemoração, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) lançou um simpático Passaporte dos Museus Cariocas. Ele é gratuito e com direito a espaço para carimbar as visitas realizadas nos pontos cadastrados!

passaporte-450
Passaporte dos museus Cariocas, Rio 450 anos

O passaporte dá acesso a cerca de 40 museus de graça em certos dias da semana ou desconto no valor da entrada.

O passaporte foi dividido assim: nas primeiras páginas os museus estão separados por entrada franca ou desconto nos dias da semana. Nas páginas seguintes estão todos os nomes dos museus, endereços, telefones, página no facebook (os que tem) e site. Achei que eles deram mole de não colocar o horário de funcionamento. Depois o espaço para os carimbos das atrações e por fim, páginas para anotações, talvez para tomar nota dos horários dos museus.

Quando fui conferir as gratuidades, achei que teve um mal entendido. Pessoas que habitualmente frequentam museus, sabem quais dias os acessos são gratuitos… sempre teve… Museus como: Centro Cultural dos Correios (CCC), Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), Casa França Brasil, entre outros SEMPRE  tiveram entrada franca. Colocaram como se a gratuidade fosse em função do passaporte. Por exemplo: desde que abriu, a Casa Daros é gratuita às quartas-feiras, no passaporte está lá: quarta-feira entrada gratuita. De qualquer forma acho louvável a ideia de incentivar visita aos museus.

Na minha opinião agora só falta um ônibus regular que faça o circuito entre os museus da cidade, pelo menos aos fins de semana. Já que o centro da cidade durante a semana é o caos na terra, ainda mais agora com as obras, seria ótimo. Esse ano a Rio Ônibus já patrocinou 2 vezes o Ônibus do Circuito Cultural, experimentei e achei muito legal! Melhor parte, DE GRAÇA!

Clique aqui para saber mais sobre o Ônibus do Circuito Cultural 
carimbo-passaporte-450
Carimbos já “conquistados”

Para conseguir o passaporte basta passar em qualquer uma das atrações participantes e pedir o seu. No centro da cidade quase todos os museus e centros culturais estão participando, até a Biblioteca Nacional está na lista. O CCBB por exemplo, todas as vezes em que passei (no início da campanha) estava sem o passaporte, afinal é um dos centros culturais mais visitados, se não for o mais visitado do Rio de Janeiro! Fomos conseguir os nossos em Petrópolis, no Museu Imperial, e como estava completamente desligada esqueci de carimbar. Tive duas surpresas em relação aos carimbos, no CCC eles tinham um carimbo lindinho temático para os 450 anos. Já no CCBB, apesar de ter sido atendida com toda a atenção dos funcionários (como sempre), carimbaram com um tipo de CNPJ, horrorosoooooo. Designer sofre nessas horas. Juro que vou passar lá de novo para ver se eles receberam o carimbo temático.

O passaporte é válido até 1º de março de 2016. Vamos ver se até lá conseguimos completar os nossos e ficar com essa lembrancinha dos 450 anos do Rio!

E você já começou a colecionar os carimbos?

Compartilhe nas redes sociais!

Um comentário em “Passaporte 450 anos

Deixe seu comentário ou dúvida