Skip to main content

Guia completo de Parintins. O que você precisa saber antes de ir

Como faço para chegar em Parintins?

Primeiro você deve chegar em Manaus. Parintins fica a 369 km de Manaus. De lá você pode ir de avião (asa dura) em voos exclusivos da Gol, custando um fígado em uma distância Rio x São Paulo. Ou optar por ir de barco. Pelo rio você pode ir por barco de linha (bubuia).  Você pode conferir os preços no site do Porto de Manaus , ou entrar em contato pelos telefones  

Porto de Manaus
(92) 3233-7061 / (92) 3088-5764 / (92) 3088-5769

Se você preferir pode ir de lancha ( à Jato ). As melhores lanchas são a Cristal e a Mission Passione que são da mesma empresa ( conto aqui como foi a viagem EM BREVE).

Terminal à Jato
tel: (92) 3622-6041 / 99982-8170 / 99984-9091
e-mail: terminalajato@hotmail.com .
Entrando em contato com eles você pode comprar por transferência bancária. Lembrando que é SUPER concorrido, um mês antes já fica complicado achar vaga.

um dos diversos modelos de barco de linha

Qual a diferença entre barco de linha e lancha?

Os barcos de linha são enormes, com uma capacidade absurda de passageiros, onde você pode escolher em ir de camarote ou rede. Sim você leu certo. Rede. Você pendura a sua rede no barco e seja feliz (sem ar condicionado) por muitas horas. Esses barcos são mais baratos porém bem mais lentos levando quase 2 dias para chegar em Parintins e quase 3 para voltar. As lanchas ou à jato são meio que como um ônibus executivo, mais caras que os barcos de linha, tem cadeiras confortáveis, ar condicionado, e dois potentes motores. Fazem a viagem de ida em aproximadamente 8 horas e a de volta em 10 horas.

lancha

O festival de Parintins acontece sempre na mesma data?

Até 2005 o festival sempre acontecia nos dias 28,29 e 30 de junho. Dias esses que até já serviram de letras para as toadas do boi Caprichoso, “é 28, 29 e 30, é 30, 29 e 28, é Caprichoso”. Porém nem sempre esses dias caiam no fim de semana. Por isso em 2005 através de uma lei municipal foi alterada para o último fim de semana do mês de junho. Assim mais pessoas podem aproveitar o festival por cair num fim de semana.

São quantos dias de festival?


De festival, apresentação MESMO são 3 dias ( sexta, sábado e domingo ). Mas muitas pessoas chegam no início da semana para curtir a cidade e o clima do festival.

Onde me hospedar?

Parintins não tem nenhuma rede grande de hotéis para você se basear. É uma cidade simples e pequena. Então muitas pessoas alugam casas inteiras ou suítes em Parintins. Escolhemos a nossa suíte no Instagram aluguel Parintins, tem lugar para todos os gostos. Agora tenha em mente NADA relacionado a hospedagem na cidade é barato nesse período.
Você também pode conferir as indicações de hospedagem no Amazon Best

Como faço para comprar ingressos para o festival de Parintins?

O site oficial de compras é o Amazon Best . Lá você pode comprar e parcelar o valor em até 6 vezes no cartão. Você pode comprar passaporte para as 3 noites ou ingressos para uma noite só.

arquibancada do lado do Caprichoso, e os camarotes ( maioria dos patrocinadores ) lá em cima

Quando abrem as vendas dos ingressos?

Normalmente em novembro / dezembro do ano anterior as vendas já estão abertas.

Os ingressos têm preços diferenciados?

Sim! São 4 tipos de ingressos e os camarotes. Você pode escolher entre:
Arquibancada central
Arquibancada Especial
Cadeira tipo 1
Cadeira tipo 2

As cadeiras tipo 2 são as mais baratas e ficam bem na entrada dos carros no nível do chão. As cadeiras tipo 1 também estão no nível do chão e mais centralizadas na arena. Já escutei de muita gente que o melhor lugar para assistir o festival são os lugares da Arquibancada especial. Por que as cadeiras são legais que você fica mais perto do espetáculo, mas não consegue ver o todo de cima, já nas arquibancadas você consegue ver melhor o conjunto. Marquei no mapa os melhores lugares de acordo com o que já escutei. Muito pra cima na arquibancada não é bom porque a estrutura metálica do bumbórdromo fica na frente, ou até mesmo as caixas de som.

Já os camarotes da Amazon Best tem capacidade para até 100 pessoas por noite e inclui, buffet, open bar e brindes exclusivos, já o precinho do passaporte de 3 noites fica em R$4.900,00 ( valor 2019) e também pode ser parcelado em 6x.

em amarelo os melhores lugares da arquibancada de acordo com o que me foi relatado por várias pessoas, claro que quanto mais frontal melhor | imagem: site Amazon Best

Resolvi em cima da hora ir pro festival onde compro ingresso?

Você pode comprar direto na loja da Amazon Best que fica pertinho do desembarque do porto em Parintins, ou se ainda estiver em Manaus na loja de lá. Se os ingresso ainda não tiverem esgotados.

Os ingressos esgotaram! Como faço para assistir o festival?

Tv, vários bares e restaurantes transmitem o festival. Você pode batalhar por um lugar na galera, que é grátis, mas você tem que chegar cedo para tentar uma vaga na fila, os lugares são mega concorridos, e as pessoas acampam de véspera.

Uma coisa que fiquei impressionada é o mercado de compra e venda de ingressos por cambistas. Além de totalmente descarado é espalhado pela cidade inteira. Impossível você não ver pessoas com placas de isopor com os dizeres “compro/ vendo ingressos”. Como sempre vale ressaltar que não se deve adquirir ingressos de cambistas, mas é um mercado real e bem forte durante o festival.

fila para a galera do Caprichoso

Tem ar condicionado no Bumbódromo?


Então…não…pelo que fui informada só no camarote dos patrocinadores os que ficam lááá em cima. De resto é calorzinho gostoso, leve leque e se mantenha hidratada, com sorte um ventinho bate para aliviar a temperatura.

Tem banheiro no Bumbódromo?

Sim! Pode ficar tranquila. Mas sempre lembre que tem muita gente, então filas acontecem.

Tem onde comprar bebida e comida no Bumbódromo?

Sim e não. Lá não tem uma lanchonete ou restaurante para comprar as coisas. No bumbódromo, ambulantes cadastrados passam pelas arquibancadas vendendo de um tudo. Cerveja, água, refrigerante, chips de banana, batata frita, churros… sempre com um preço pra lá de salgado. Em 2019 a latinha de Brahama estava 6 reais. Lembrando que tem que pagar tudo em dinheiro.

bumbódromo todo iluminado

Posso entrar com comida e bebida no Bumbódromo?

Sim. Se você não quiser ser extorquido por 6 / 7 reais uma água, ou 10 reais um potinho mini de batata frita. Se equipe antes de ir. Sempre com bom senso, não vai fazer farofa lá dentro.

Pode levar pau de selfie para o Bumbódromo?

Não. Tenha dó dos coleguinhas que estão em volta, afinal todos estão ali para ver o festival. Se levar, muito provavelmente vai ficar preso na entrada.

Qual a temperatura média na época do festival?

O problema de Parintins não é a temperatura em si, é a sensação térmica devido a umidade. Da uma olhadinha no gráfico.

super confortável | Gráfico reprodução Weather Spark

Que roupa devo levar / usar?

Como me falaram, a mais leve possível. Se você acha que Manaus é quente, Parintins é mais. Basicamente todo mundo anda lá de short, chinelo e blusa ( de preferência do boi escolhido hahaha ). Minha única sugestão é trocar a sandália por um tênis confortável, tem muita poça pela cidade, além de começar a chover do absoluto nada, aí as chances do seu pé fica limpo mais tempo é maior.

Já para o festival tem de um tudo, vestidos, shorts com camisa do boi ( modelo mais comum ) até pessoas com bodys de corpo inteiro eu vi, inclusive de veludo molhado. Não sei como esse pessoal não passa mal.

lembrando que além de quente, Parintins fica LO – TA – DA

Tem caixa eletrônico / banco em Parintins?

Sim. Tem caixa de vários bancos como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil.  Além disso você ainda pode encontrar caixas 24h nos postos de gasolina. Sempre bom lembrar que devido ao grande fluxo de pessoas durante o festival pode ocorrer falta de dinheiro nos caixas.

Bradesco bi-color

Tem sinal de celular e 4g em Parintins?

Então… esse quesito depende da sua operadora e da boa vontade do universo. Ter tem. Mas não funciona as mil maravilhas. Devido ao grande fluxo de turista a instabilidade no sinal é constante.

Os lugares aceitam cartão?

Sim, vários estabelecimentos aceitam cartão. Mas como comentei acima a instabilidade do sinal de telefone é um problema que muitas vezes afeta a opção do cartão de crédito nessa época em algumas lojas. Então sempre bom ter algum dinheiro vivo em mãos.

Tem táxi, Uber em Parintins?

Sim. Tanto táxi quanto Uber mas o principal meio de transporte da cidade são os triciclos, mais de 700 circulam pela cidade levando de 2 a 3 pessoas por viagem. Alguns com bancos duplos levam até 4. É super tranquilo.

triciclos de Parintins

Onde comprar camisas e acessórios dos bois?

Te garanto que lugares e opções não faltam. Além das lojas, incontáveis barraquinhas estão espalhadas por toda Parintins. Os preços variam muito, então vale dar uma rodada rápida antes de decidir onde comprar. Algumas lojas tem modelos mais exclusivos de camisas como a Q- Boi ou a Lua Moça . Além das lojas genéricas, ambos bois tem suas lojas oficiais com todos os tipos de produtos.

Loja Caprichoso Oficial -Blvd. Quatorze de Maio, 1652 – Centro, Parintins ( ao lado da Vara de Trabalho )

Loja Garantido Oficial – Av. Amazonas – Centro, Parintins

Posso visitar os currais dos bois?

Sim, sem dúvida. Os endereços dos currais são esses aqui 

Curral Zeca Xibelão – Boi Caprichoso
120 Brasil, R. Gomes de Castro, 62 – Centro, Parintins

Cidade Garantido – Boi Garantido
São José, Parintins – AM

curral do Caprichoso

Certamente quando você passar por lá, verá pessoas buscando suas fantasias para o show da noite. E tenha bom senso, não vá com a cor do boi contrário aos currais, ou instalações oficiais hehe.

o lance das cores é sério…

Mais dicas!!

E você? Já foi a Parintins? Conhece muito o festival?
Conta pra gente que dica você acrescentaria no nosso super guia!
Se você está indo agora, nos conte depois se o guia ajudou.
Então é isso, não deixem de conhecer e experimentar essa festa tão única que é o Festival de Parintins!!

2 thoughts to “Guia completo de Parintins. O que você precisa saber antes de ir”

Deixe seu comentário ou dúvida

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.