Skip to main content

Onde comer Acarajé em Salvador

Estar em Salvador e não provar um acarajé é quase um pecado mortal. Eu sempre tive implicância por conta do forte cheiro do azeite de dendê. Mas na minha última visita decidi que tinha que provar de qualquer jeito. Para ter uma experiência com mais chances de sucesso pedi informação para vários locais, onde eu podia comer o  “melhor acarajé de Salvador”

Me passaram os seguintes lugares:

Acarajé da Cira
Acarajé da Regina
Acarajé da Dinha

Acarajé fresquinho no tabuleiro
Acarajé fresquinho no tabuleiro

Todos dividiram opiniões, no final das conversas eles diziam que esses 3 eram os melhores que o que fazia gostar mais de um ou de outros era mais uma questão pessoal. Fazendo uma média dos votos, somando o número de passos necessários para eu me deslocar, proximidade do hotel para uma emergência, e cansaço pós trabalho. (Porque eu falo mas ninguém acredita que eu estava trabalhando em Salvador as vésperas do carnaval). Acabei optando pelo acarajé da Cira, localizado na Praça da Mariquita no Rio Vermelho.

Na verdade a praça tem inúmeras opções de comida, de tapioca e acarajé, a hambúrguers e restaurantes. É uma boa pedida ir ao Rio Vermelho para comer.

acarajé fritando e ficando moreninho
acarajé fritando e ficando moreninho

Mas o que é o acarajé afinal?

Comida mais do que tipicamente baiana! De origem africana é conhecido nas terras de lá como akara ( ou seja, bola de fogo, ironia? talvez…), kosai ou koose ( dependendo do país ).  O bolinho frito em óleo de dendê é feito com massa de feijão-fradinho, cebola e sal. Depois de frito o bolinho é fartamente recheado com vatapá, caruru, camarão refogado e pimenta.

e te dizer que acarajé bonito!
e te dizer, que acarajé bonito!

Chegou a hora de provar!
O acarajé é frito praticamente na hora que você pede, e é montado conforme você solicita. Com ou sem pimenta? Com ou sem camarão? A diferença de preço para o com ou sem camarão era coisa pouca, algo em torno de R$2.

vamos caprichar no recheio?
vamos caprichar no recheio?

Para evitar todos os tipos de problemas que uma comida diferente dessas poderia me causar, ainda mais na véspera da entrega do trabalho, tirei o camarão e a pimenta, que por natureza eu já não como mesmo. Eu tinha um preconceito absurdo com acarajé, sempre que via em feiras, era aquela coisa, pesada, com cheiro forte, um aspecto extremamente gorduroso.

situação da pessoa depois de uma tarde em cima do trio elétrico, nada como um acarajé para alimentar
situação da pessoa depois de uma tarde em cima do trio elétrico, nada como um acarajé para alimentar

TODOS, TO-DOS meus preconceitos caíram por terra na primeira mordida. O bolinho era sequinho e crocante, nem uma gota de gordura pingando, o vatapá estava delicioso, sem nenhum tempero em excesso. Quando acabei, bateu aquela tristeza e o desejo de mais um,  mas contive a gula. Quer dizer, até o dia seguinte, que voltei lá e matei mais um feliz da vida.

Se você quiser fazer um tour, e logicamente depois me contar, para saber qual é o melhor acarajé, seguem os outros endereços, são todos bem pertinho, dá para fazer a pé.

barraca do Acarajé da Cira
barraca do Acarajé da Cira

Acarajé da Cira
Largo da Mariquita – Rio Vermelho, Salvador

Horário
Segunda a sexta 15h – 22h
Sábado – 14h – 00h
Domingo – 14h – 22h30


Acarajé da Regina
Guedes Cabral, 81 – Rio Vermelho, Salvador

Horário
Segunda a quarta – fechado
Sexta – 15 h – 22h
Sábado e domingo – 10h30 – 21h

 

Acarajé da Dinha
João Gomes, 25 – Rio Vermelho, Salvador

Horário
Segunda-feira –  fechado
Terça a quinta – 18h – 23h30
Sexta e sábado – 17h – 23h30
Domingo – 12h – 22h

 

Dica do Fora da Toca – Acarajé da Cira

Tenha consciência que conforme fica mais tarde a barraca enche. Mas fique tranquilo que a fila anda bem rápida. Elas têm uma linha de produção incrível, quando você reparar já está do outro lado com o acarajé na mão.

Deixe seu comentário ou dúvida

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.