fora-da-toca_discover-ferrari-pavarotti-land

Discover Ferrari & Pavarotti Land – um tour gastronômico e cultural

Pesquisar e ler é tudo na vida. Depois que fui obrigada a reorganizar meu itinerário por causa do museu da Ferrari, parti em busca de mais informações. Tive a sorte de cair no blog Milão nas mãos em um texto exatamente sobre o museu da Ferrari e muito mais. Foi nesse dia que tive a graça de descobrir o projeto Discover Ferrari & Pavarotti Land.

Como já contei a EXPO Milão foi um evento tão grande que mobilizou toda a Itália, muitas regiões aproveitaram para promover o turismo em suas principais cidades e graças a isso a região da Emília Romana decidiu criar esse tour. A proposta inicial foi que quando a Expo acabasse o tour pararia, mas o sucesso foi tamanho que eles continuaram com o projeto e estão até aperfeiçoando com novas atrações!

O tour basicamente envolve a cidade de Modena e Maranello que são uma do lado da outra. Para quem não está hospedado por lá não tem problema, um ônibus sai da estação de Bolonha para te levar até a primeira parada que é onde você troca seu voucher comprado na internet pelo ingresso.  Que sorte termos ficado em Bolonha não? Só para lembrar que para comprar esses ingressos pela internet você precisa de um cartão de crédito internacional!

fazendo hora na estação de Bolonha, foco para que te quero
fazendo hora na estação de Bolonha, foco para que te quero

O percurso é estilo hop-on e drop-off: você desce onde quer, conhece o lugar, e depois pega o ônibus seguinte para continuar. O passeio é uma super oportunidade para visitar produtoras de itens típicos da região como o queijo Parmegianno Regianno, Acceto Balsamico di Modena, prosseco Lambrusco, Presunto Cru, além dos museus da Ferrari e a Casa do Enzo Ferrari. Ok essas foram as nossas prioridades mas tinham outras atrações como a visita a uma antiga abadia (nesse novo percurso não tem mais), o centro histórico das cidades (que não deu tempo de fazer) e a casa do Pavarotti.

chegando em Modena
chegando em Maranell

A proposta era muito legal pois você pagava um valor fixo e podia rodar 2 dias por esses pontos pré determinados. Agora o valor caiu bastante, pagamos uns 60 euros agora custa 48, pois o voucher vale apenas para um dia, mas a quantidade de atrações também diminuiu então dá para ver praticamente tudo. Ainda assim as entradas em todas as atrações já estão pagas (incluindo degustações de vinhos, queijos etc…) com visita guiada, uma atração ou outra proporciona mais experiências aos que quiserem pagar a mais por fora. Na vinícola de prosseco você podia experimentar mais vinhos (além dos inicialmente oferecidos) se pagasse a mais por exemplo.

foto do lado de fora não pode faltar
foto do lado de fora não pode faltar

Começamos nosso passeio pelo museu da Ferrari, até porque era a primeira parada mesmo e precisávamos trocar nossos vouchers pelos cartões. Você pode conferir nossa visita ao museu da Ferrari clicando aqui (EM BREVE). Com os cartões em mãos corremos para o museu.

onde Augusto alugou a Ferrari
onde alugar uma Ferrari

Para os amantes da alta velocidade na frente do museu tem uma locadora de carros com diversos modelos de Ferrari além de outros esportivos.

Seguimos o passeio chegando na fazenda de Lambrusco. Lá fomos recebidos pelo guia. Nos juntamos aos outros visitantes, alguns vindos do ônibus com a gente, outros de outros ônibus vindos de outras atrações. A visita começa no vinhedo ainda do lado de fora, onde obviamente você não vai resistir a tirar uma foto, e depois segue para dentro da propriedade. Clique aqui e confira como foi nosso passeio (EM BREVE).

ai as uvas...
ai as uvas…

Vinhos bebidos, embarcamos no ônibus para a próxima atração fábrica da Villani. Eles produzem diversos tipos de salames e presuntos. A visita não é propriamente na fábrica, é no museu ao lado, onde com um guia eles contam todo o processo de fabricação dos diversos produtos. Se quiser saber mais clica aqui e confere a visita (EM BREVE).

é muito amor pelo queijo, vocês não sabem o quanto era gostoso
é muito amor pelo queijo, vocês não sabem o quanto era gostoso

A próxima parada que tínhamos escolhido era a fábrica de queijo 4 Madonne. Toda a família é bem viciada em queijos então foi uma alegria geral pode aprender e ver todo o processo de fabricação. Além claro, de ter o prazer de degustar um queijo aberto na hora. Nossa guia foi muito simpática. Não deixe de conferir em detalhes nossa visita a fábrica de queijo, foi muito bom mesmo (EM BREVE).

a surpresa mais agradável do passeio com certeza, acetos como você nunca viu
a surpresa mais agradável do passeio com certeza, acetos como você nunca viu

O dia já estava acabando e nosso plano era seguir para o Museu Casa Enzo Ferrari, mas viagem sempre tem surpresa e a nossa não podia ser diferente. O plano caíu por terra quando a van parou na fábrica de aceto balsâmico, que sem dúvida estava fora do nosso itinerário. A guia abriu a porta e insistiu tanto (de uma forma simpática) para descermos naquele ponto que fomos convencidos a conhecer a fábrica. Acredite, foi o passeio mais surpreendente!! Clique aqui e não deixe de passar na fábrica (EM BREVE).

voltando para Modena para voltar para Bolonha
voltando para Modena para voltar para Bolonha

Voltamos para Modena, no final da tarde com o sol se pondo, de lá pegamos o ônibus para voltar a Bolonha. Todo o processo é muito organizado, os cartões são conferidos todas as vezes que você desce em uma das atrações. Os guias fazem as visitas em inglês, italiano e alguns até em espanhol. O projeto é muito legal, vale cada centavo, pela praticidade e comodidade toda. Aproveitem que foi prorrogado é um super passeio que vale demais ser feito!

 

Dica do Fora da Toca  –  Discover Ferrari & Pavarotti Land

Confira no site oficial os itinerários oferecidos para programar os lugares que quer visitar.

Faça sua reserva / compra do ingresso pela internet para não ter dor de cabeça na hora, lembrando que para tal é necessário um cartão internacional.

Para quem está em Bolonha

O ônibus sai quase da frente da estação de trem de Bolonha é de baixo dos arcos quase em frente de uma placa do MC Donald´s.

Informações Importantes – Discover Ferrari & Pavarotti Land

Mais informações para programar sua visita no site oficial.

Compartilhe nas redes sociais!

2 comentários em “Discover Ferrari & Pavarotti Land – um tour gastronômico e cultural

    1. Magê eu que tenho que agrader! Seu blog foi uma inspiração para minha viagem e agora continua sendo como modelo de blog! Obrigada por tantas dicas maravilhosas compartilhadas! <3

Deixe seu comentário ou dúvida