Skip to main content

Carioquinha 2015

O Rio de Janeiro é mundialmente conhecido como cidade turística. Para quem mora aqui, as vezes até turística demais, nada contra os visitantes, mas contra os preços absurdos que nós temos que encarar. Posso dizer que muitos turistas conhecem mais pontos e atrações do Rio do que nós cariocas de uma forma geral. Primeiro, como moramos por aqui acabamos sempre deixando para outro dia, segundo, como não estamos de férias, pensar em investir muitos reais quando se tem a praia ali 0800 dá uma certa preguiça…tenho amigos que nunca foram ao Pão de Açúcar…confesso que a última vez que fui andar de bondinho…foi na terceira série…e aí se vão alguns anos sem colocar os pés lá.

Por todos esses fatores é com muita alegria que venho compartilhar que o Carioquinha voltou em sua 15ª edição!!! Para quem não conhece, um mês por ano existia esse projeto para incentivar os moradores a conhecerem mais a cidade. Logicamente isso acontecia em meses de baixa temporada, ainda assim, muita gente deixava de aproveitar ( Inclusive nós!! )

Durante 2 anos o Carioquinha andou desaparecido, sob justificativas ( deus me livre fofoca…) de altas temporadas constantes como: Copa das Confederações, Copa do Mundo (isso acho melhor apagar da memória….só acho), Jornada da Juventude e Olimpíadas batendo à porta. Para nossa grata surpresa, esse ano, oficialmente ele está de volta! Durante todo mês de agosto! Começou dia 1º sábado e vai até dia 31 segunda-feira.

Na sexta feira 31 de julho, o site oficial liberou os valores e as atrações participantes. Pelo o que eu li deram uma grande reformulada, os descontos incluem passeio de barco para Ilha Grande, hospedagens em pousadas, restaurantes, além das tradicionais atrações Cariocas.

Atrações

A lista completa das atrações você pode conferir aqui  Carioquinha 2015

Segue uma listinha de sugestões:

jb-carioquinhaPlanetário da Gávea – Pouca gente lembra que existe | R$ 12

Jardim Botânico – Como não amar?! | R$ 7

Sítio Roberto Burle Marx – Sei que é superrr fora de mão, mas é um lugar muito bonito e cercado por restaurantes MARAVILHOSOS | R$ 5

Ilha Fiscal – De quinta a domingo às 12h30, 14h e 15h30. Duração aproximada de 2h | R$12

Maracanã – Tour pelo Maraca com duração de 1h! R$ 20

Pão de Açúcar – R$ 43 adultos | R$ 22 crianças

Corcovado – R$ 47

Esses dois últimos, xodós do Rio, não tiveram GRANDES descontos, apesar de em edições anteriores terem oferecido até 50 % do valor integral. O Pão de Açúcar está com 30% e o Trenzinho do Corcovado com 7%.

Para quem está com disposição de pegar um pouco de estrada

Arraial do Cabo

Passeio de barco em Arraial do Cabo, roteiro: Prainhas do Pontal do Atalaia, Pedra do Gorila e da Tartaruga, Gruta Azul, Farol Novo, Buraco do Meteorito, Fenda de Nossa Senhora, Praia da Ilha do Farol e Praia do Forno, com parada para mergulho. Água e Refrigerante inclusos. O passeio, que custa normalmente R$ 60, sai por R$ 40 no Carioquinha.

bohemia-carioquinhaPetrópolis

Tour na fábrica da Bohemia (já fizemos e em breve postaremos nosso relato!!) 1h30 de tour aproximadamente, com 2 degustações de cerveja no percurso além de conhecer a história da fábrica da Bohemia e da origem dos diversos tipos de cerveja. O tour sai por R$ 24.

ATENÇÃO: o desconto só vale de terça a sexta, mas a diferença nem é tão absurda, o preço completo é 27 reais.

Como vão funcionar os descontos?

Para ser contemplado com o desconto, os cariocas deverão apresentar a carteira de identidade nas bilheterias das atrações. Quem nasceu fora do Rio, mas vive em um dos 20 municípios que fazem parte do Grande Rio*, basta mostrar um comprovante de residência.

Só serão aceitos documentos com foto e comprovantes de residência de contas de consumo (água, luz, telefone, gás).

* Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.

“Mas eu moro em Niterói, por que não sou Carioca?!!”

Carioca, oficialmente falando, é quem nasceu na cidade do Rio de Janeiro, antigo Estado da Guanabara. Mas de coração, qualquer um pode ser Carioca.

Mapa rodoviário do estado da Guanabara

Aqui o link para a página oficial do facebook do Carioquinha!

Estamos com planos de fazer vários passeios pelo Carioquinha e ir postando aos poucos nossas experiências e impressões aqui no blog!

Ah! Eu tenho que terminar de carimbar meu lindo passaporte Rio 450 anos!!!

Se quiser saber mais sobre o Passaporte dos Museus Cariocas, clique aqui!

Tem um texto explicando a proposta dele!

Nos encontramos por aí!

– Informações retiradas do site oficial Carioquinha 2015 –

Deixe seu comentário ou dúvida

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.