Saindo da Gruta da Pratinha partimos para o Morro do Pai Inácio. A estrada até lá já vale a pena, as paisagens são lindas e impressionantes, rendendo ( mesmo com o carro em movimento) lindas fotos da Chapada. Chegar de carro é super tranquilo, basta encontrar uma vaga, estacionar e se dirigir à bilheteria. A entrada para o morro é paga, um valor super ok.
O pôr do sol do Morro do Pai Inácio é considerado o mais bonito da Chapada Diamantina, todo fim de tarde centenas de pessoas sobem as encostas para apreciar a vista. A subida não é SUPER puxada, mas requer força nas pernas e paciência, o percurso todo leva algo em torno de 20 minutos. Como fomos para o pôr do sol já tinha uma fila indiana subindo a trilha, então isso afeta o tempo da trilha.
Em 2018, a subida do morro ficou mais tranquila e segura, devido a instalação de escadas de madeira, com corrimãos e parapeitos, para chegar no topo dos 1.500m de altitude do Morro do Pai Inácio, já que estima-se que 50mil pessoas visitaram o morro no último ano. Lá de cima outros pontos famosos podem ser observados como o morro do Camelo, Morrão e os Três Irmãos.
Perto do cruzeiro não deixe de tirar uma foto estratégica na ponta da pedra. Com o ângulo certo parece que você está sentado na beirada do abismo. Como a natureza ajuda MUITO é difícil fazer uma foto feia ou sem graça, aproveite o vento e tire fotos lindas de cabelo solto com a paisagem da Chapada ao fundo. Quem tem natureza não precisa de ventilador para a produção hahaha.
Quem foi Pai Inácio?
Escutamos um pouco a história conforme o guia contava para um grupo próximo de nós. Pai Inácio teria sido um escravo das redondezas. Perseguido pelos capangas do coronel, tentou fugir se escondendo no morro, ao ser encontrado e encurralado, ele pulou do alto do morro. Diz a lenda que como ele conhecia muito bem todo o morro e região. Ele conseguiu se esconder, após esse pulo calculado nas encostas do morro.
Os meninos colocaram a GoPro para fazer um timelapse do pôr do sol e o vídeo ficou ENORME, sendo sincera, não achei o vídeo nos meus guardados. Terminado o fabuloso pôr do sol, ainda pegamos a lua subindo do outro lado, o registro não ficou dos mais maravilhosos mas a gente tentou.
De lá partimos para o Capão, nossa nova pousada, e outras aventuras incríveis como a Cachoeira do Buracão e da Fumacinha, confira os outros posts e se inspire para fazer essa viagem inesquecível a Chapada Diamantina!
Vale a Pena visitar o Morro do Pai Inácio?
Com toda certeza! Trilha relativamente tranquila e curta, agora com escadas deve estar melhor ainda. Uma vista fantástica de “cima” de boa parte da região, além de um pôr do sol MA-RA-VI-LHO-SO! Tem como não recomendar?
Gostou do post? Ficou empolgado para conhecer a Chapada Diamantina? Clique aqui, veja como foi o roteiro dessa viagem e conheça outras atrações maravilhosas na Chapada.
Dica do Fora da Toca – Morro do Pai Inácio
Não deixe para chegar muito em cima da hora do pôr do sol para não ficar sem lugar para estacionar, pegar uma super fila na subida ou perder os melhores lugares para apreciar a vista.
Atenção a subida é permitida até às 17h
Informações importantes – Morro do Pai Inácio
Ingresso R$ 6
Horário 9h às 17h
Trilha moderada
Informações retiradas do site Guia da Chapada Diamantina
Que lugar maravilhoso!!!! Paisagem belíssima!!! Adorei o post.
Que bom que gostou querida! É um passeio bem tranquilo que vale muito a pena.