Famoso ponto turístico na cidade de Salvador o Elevador Lacerda conecta a Cidade Baixa e a Cidade Alta em poucos segundos. O elevador começou a ser construído em 1869 pelo engenheiro Antônio Lacerda, e foi inaugurado em 1873, medindo 73.5 metros e com 2 elevadores. Ele foi o primeiro no mundo a ser usado como transporte público. Na época foi uma grande obra de engenharia devido a perfuração da pedra para instalação da primeira torre e do túnel na Cidade Baixa para entrada e saída dos usuários.
Ou seja, o Elevador Lacerda na verdade são vários elevadores.
Inaugurado com o nome de Elevador Hydraulico da Conceição da Praia, a princípio só funcionava com uma de suas torres e 2 elevadores. Em 1896 passou a se chamar Elevador Antônio de Lacerda e em 1930 sua segunda torre, projetada mais a frente, foi inaugurada. As duas torres de elevadores se conectam por uma plataforma no topo.
Mas o Elevador Lacerda é panorâmico?
Apesar da estrutura da construção passar a sensação de que ele é panorâmico, infelizmente não o é. Todos choram. O elevador, na verdade, os elevadores pois são 4 elevadores que fazem o transporte das pessoas na região, são grandes e fechados. Não tem uma janelinha. Seria fantástico se ele fosse panorâmico, imagina ver subindo toda Baía de Todos os Santos. Apesar de não ser panorâmico no topo é possível apreciar a vista seja pelas grandes janelas de vidro ou já do lado de fora na Praça Thomé de Sousa.
A Otis, participou da reforma de 1930 com o acréscimo de mais dois elevadores, já em 1961, os antigos elevadores foram trocados, por modelos mais novos, que além de mais rápidos têm capacidade para mais pessoas por cabine, de 16 para 32 pessoas. Em 2006 o IPHAN tombou o Elevador Lacerda, construção toda em estilo déco.
Durante todos seus anos de operação o Elevador Lacerda passou por várias reformas como sua eletrificação em 1906, a nova torre com mais 2 elevadores em 1930, em 1961 toda sua parte mecânica foi reformada.
O fluxo de pessoas nas catracas é intenso, hoje com suas 4 cabines, 128 pessoas podem ser transportada por vez e cerca de 28 mil pessoas passam ali por dia, entre turistas, trabalhadores e moradores. Apesar das cabines terem ar, toda a parte externa a elas é bem quente e abafada, logo não é raro trombar com vendedores de água nas filas e portas do Elevador Lacerda. Aos claustrofóbicos, muita calma e paciência, pois os 22 segundos de subida com a cabine cheia é bem sardinha em lata.
Dica do Fora da Toca – Elevador Lacerda
Se você tem problemas com excesso de pessoas evite os principais horários de pico, horário de almoço e fim de tarde. Ao subir não deixe de tomar um sorvete na A Cubana que fica na Praça Thomé de Sousa e tirar uma foto nas grandes letras escrito SALVADOR.
Informações Importantes – Elevador Lacerda
Ingresso 15 centavos
Horário
Segunda a sexta 6h – 23h
sábado e domingo 6h – 22h
Endereço Comercio, Salvador – BA
Informações históricas retiradas do site Bahia turismo e Wikipidia