Santuário do Caraça

Seja por conta dos atrativos naturais, religiosos ou pela possibilidade de ver ao vivo lobos guarás selvagens, o Santuário do Caraça deveria entrar na sua lista de passeios. Talvez as opções turísticas de forma individual não te atraia, mas o pacote completo vale cada instante lá.

Pelo Caraça ser uma reserva, é proibido levar animais domésticos, para segurança deles e dos bichos da mata. Acredite ou não, doenças bobas para nossos pets, para eles, podem ser fatais.(Inclusive eu presenciei dois guardas do parque capturando e desarticulando um bonde de caramelos). Não se pode tirar plantas das matas. É aquela máxima né, “Não tire nada além de fotos, não deixe nada além de pegadas, não mate nada além do tempo” .

Drone

Ah, o uso do drone é proibido! O meu adorou a viagem e a hospedagem, quem sabe não me organizo melhor e da próxima vez não descolo uma autorização.

vista da torre da igreja
o bonde dos caramelos fugitivos

"Cadin" da história do Santuário

Apesar de ter sido fundado em 1774 pelo Irmão Lourenço foi apenas em 1820, após sua morte e doação da propriedade para a Congregação da Missão, que o Colégio do Caraça começou a funcionar. Um internato para meninos seguindo princípios europeus e vicentinos (Simplicidade, Humildade, Mortificação, Mansidão e Zelo Apostólico.) 

Após 148 anos em funcionamento, um incêndio parcial da Casa terminou com as atividades do colégio. Hoje, você pode visitar o museu que foi montado com objetos da época do colégio, nas ruínas da Casa, é uma passeio rapidinho mas vale pegar uma visita com guia para conhecer um pouco sobre como era a vida por lá na época em que o colégio estava ativo.

A área pertencente ao santuário abrange 12.403 hectares dos quais 10.187,89 hectares são da área de conservação tornando assim o Santuário do Caraça uma RPPN, Reserva Particular do Patrimônio Natural. 

Como é se hospedar no Santuário do Caraça

Claro que você pode optar por se hospedar nas cidades próximas. Mas se você quiser aproveitar ao máximo o parque, ficar no próprio Santuário do Caraça é a melhor pedida . Apesar do valor, se não forem muitos dias, eu recomendo fortemente.

A hospedagem é pensão completa. Ou seja, no valor, estão incluídas todas as refeições, (menos as bebidas). Refeições essas que são extremamente bem servidas, aquela comida de vó, bem mineira. Talvez uma das coisas mais gostosas na minha estadia foi quando voltava da trilha e sentia o cheiro de fogão a lenha. Não preciso nem dizer que minha refeição preferida era o café da manhã né? Sem dúvida a refeição mais recheada de opções também.

O quarto é simples mas tem tudo o que você precisa, uma cama confortável, frigobar vazio e banheiro privado.

Dica do chuveiro: tem que deixar uns 15 minutos aberto para esquentar

Dica da água: Não se assuste com a cor da água quando levantar a tampa da privada, ela é meio amarela, marrom, coca-cola. Até a do bebedouro.

Se não quiser se aventurar com a água de cor estranha eles têm água mineral para vender na cantina. Eu, Julia, não tive problema nenhum ao beber a água do bebedouro, tudo sob controle, sem dores de barriga ou similares. Mas sei que nem todo mundo é assim.

Para dormir a noite é aquela paz de fazenda, super silencioso. De tarde nem tanto, as maritacas são bem atacadas e gostam de se esconder no telhado. 

Sobre a temperatura, estava super agradável mesmo o santuário sendo na serra, a noite dava uma esfriada mas nada sério. Lembrando que fui no verão. Uma guia me contou que no inverno faz bastante frio, a ponto de fazer aquela camada fina de gelo nas plantas pela manhã.

Atrações do Santuário do Caraça: Trilhas, Picos, Mirantes e outros

Trilhas, Picos e Mirantes

O parque abriga diversas trilhas, mirantes e cachoeiras com variados níveis de dificuldade. Quando fui, algumas estavam fechadas devido às chuvas dos dias anteriores, achei uma ótima desculpa para voltar hehe

As trilhas mais puxadas são da Cascatona e Bocaina, não só por extensão mas também por inclinação e terreno.

Ao meu ver, o melhor custo benefício é a trilha da Cascatinha, que não é tão “inha” assim. Percurso praticamente 100% plano até a casacata, cerca de 30min de caminhada tranquila, que ainda passa por 2 pontos de visita, Prainha e o campo de futebol. Para chegar a prainha se prepare para atravessar um riachinho e se molhar.

Já o caminho até o Banho do Belchior, apesar de plano e tranquilo é bem compridinho, e ainda passa por Pinheiros um ótimo ponto para se observar claramente a “cara” que da o nome a serra de caraça. O Banho do Belchior, é um delicada cascatinha que desagua num riacho com pedras dos mais diversos tamanhos. Vários cantinhos para banho, uns com água correndo mais forte outros mais tipo piscininha. Peguei uns dias bem instáveis de sol, mas deu para curtir, certamente com tempo mais firme teria ficado “calangando” mais tempo por lá na pedra maior. Apesar de ter ido sozinha, tive companhia de incontáveis borboletas, nesses momentos me sinto a própria princesa da Disney.

vistão do mirante
da vontade de tirar incontáveis fotos

Para uma vista do alto da região e principalmente do santuário você deve experimentar a trilha do cruzeiro. Com terreno bem irregular, de dificuldade mediana, a vista vale o suor.

Tanque grande é lindo, mas não se pode nadar lá, o que é quase um pecado devido a sua beleza e tamanho. Nos tempos do colégio do caraça o tanque grande abrigou uma hidrelétrica que alimentava o colégio, achei incrível.

Piscina tem dois mirantes, mas confesso que não achei tudo isso, na verdade esperava mais da piscina. Minha expectativa era uma piscina natural, no meio do mato com alguma queda d´água. Mas na real era uma piscina de água natural cavada no meio do gramado. A parte boa é que tem um infra com banheiro, mas como todo bom lugar de trilha não conte com papel higienico, sempre leve o seu.

No primeiro mirante da piscina da para ver a “cara” na montanha sem dificuldade. Não fui na seguinte porque estava cansadita, é raro mas acontece muito, eu ter a brilhante ideia de voltar a malhar nas vésperas de alguma viagem.

Observação de pássaros

Certamente eu não tinha pensado nessa opção quando fui para o santuário. Mas a quantidade e variedade de passarinhos nas redondezas é impressionante. Achei um ótimo hobby para o pós almoço. O famoso Jacú é o que você vai encontrar a cada passo, tem muito MESMO! Acabou que fiquei trocando figurinhas (fotos) de pássaros com meu amigo Lucas Yani do Bird Bonito. Tenham amigos, biólogos, eles ajudam a identificar os bichinhos na viagem hehehe.

A Hora do Lobo

Para acompanhar a hora do lobo você precisa se hospedar, já que é pedido para que não circulem no estacionamento após as 18h para evitar espantar os animais que muitas vezes já estão nas redondezas. 

Logo após o jantar, por volta das 19h em frente a igreja é colocada a bandeja de frutas e carne. Um dos monitores explica a dinâmica das próximas horas e como aquele hábito de alimentar os lobos começou. Para quem curte fotografia de natureza, pescar, entre outros “esportes” de paciência, aguardar os animais é algo cansativo, principalmente pelo combo hora + barriguinha cheia + friozinho, porém tranquilo. algumas solicitações são feitas a nós observadores. silêncio (obviamente) , não chegar perto da bandeja, nem da escada, evitar movimentos bruscos quando os lobos aparecerem. Sei que parece meio óbvias mas foram coisas que precisaram ser repetidas à exaustão, principalmente o silêncio. Mesmo conversando baixo, num paço aberto como aquele, a voz vai muito longe. E os bichos apesar de “acostumados” com a presença de humanos, são extremamente desconfiados e ariscos. O som do disparo da câmera já fazia eles se contrairem, a ponto de eu desistir da câmera grande e me contentar com o celular. Imagina se eles fogem por minha causa.

Além dos lobos, outros  animais costumam aparecer,em menor frequência, mas aparecem, como o cachorro do mato também conhecido como lobinho e antas. 

como nenhum dos bichos tem carteira assinada o aparecimento não é garantido, assim como não é garantido ohorário. Mas te garanto, com silêncio instaurado, sem ninguém conversando dentro das salas anexas, rapidamente os lobos apareceram. O fluxo também é incerto, eles podem ir e vir várias vezes durante a noite, sozinhos ou em família.

A primeira noite confesso que o sono me derrotou, estava podre da viagem, a ponto de cochilar com a cabeça apoiada no tripé da câmera, sim fiquei com um leve galo dolorido no dia seguinte.. Dizem que logo depois que fui dormir eles apareceram… ironias da vida né. Mas na segunda noite acampei com todos os cobertores, toalhas, águas e lanches possíveis. Não ia sair de lá sem ver os lobos. Depois de uma boa espera u primeiro convidado apareceu, um lobinho 

Como chegar ao Santuário do Caraça

Sem carro

Se você pretende ir sem alugar um carro, partindo de BH, você vai ficar com os horários mais travados assim como eu. Para ir ao Santuário sem carro, é preciso chegar primeiramente a alguma cidade próxima, como Santa Bárbara ou Barão de Cocais.

De BH até uma dessas cidades é possível chegar de ônibus ou de trem da Vale somente a Barão de Cocais, nesse caso de trem você desce na estação dois irmãos. De lá você pode programar um táxi com um dos contatos pelo santuário.

Táxis indicados pelo santuário do Caraça nas cidades próximas

Barão de Cocais >>Célio – (31) 9.9689-3098 

Santa Bárbaara >>Jorge – (31) 9.9689-7089

Ou se vocês for da aventura, sempre dá para ir a deus dará e ver o que tem quando chegar.

Não são pernas de transporte baratas, principalmente viajando sozinha,  dizer que a coisa que mais detesto ao viajar sozinha é o valor das coisas sem opção de dividir. Seguindo….

Me foi cobrado R$110 (em março de 2024) não é um valor barato. Mas se você levar em consideração que só dá entrada do parque até o santuário são 12km… Dá pra ter uma ideia das distâncias e justificativa do valor

Trem

Se você é mais “romântico” e curte um passeio de trem, da para chegar em Barão de Cocais com o trem da Vale.

A opção de trem sai da estação central de Belo Horizonte entre 07h e 07h30 e previsão de chegada a estação Dois irmãos ( primeira parada )  por volta das 9h.

 

 

IMPORTANTE 
Compre sua passagem de trem com antecedência e garanta sua vaga na primeira classe, a diferença de preço é pequena, mas confia, vale a pena, principalmente na volta quando você está podre de cansado. _ah mas é só uma parada até BH_ Não importa, vá de primeira classe. 

 

Essse vídeo aqui do Nando Viana me representa de leve sobre a volta de trem… não é literal mas o caos é real… e eu podre de cansada querendo tirar um cochilo.

Ônibus

Você pode ir de viação Pássaro Verde de Belo Horizonte a Santa Bárbara ou Barão de Cocais

Dica do Fora da Toca - Santuário do Caraça

Cash, papel moeda, tal qual nossos antepassados.

Apesar do Santuário e suas lojinhas aceitarem cartão, nunca se sabe quando a internet, telefone ou sistema pode cair por lá. Aconteceu no meu dia de saída, que era um domingo e lotado de pessoas que tinham ido assistir à missa. Ou seja, lembre de legar alguma quantia em dinheiro vivo. Essa dica na real pode ser para qualquer viagem.

Reserva

A instabilidade de sitema me lembra dessa dica aqui. É de muito bom tom tentar agendar a visita com antecedência, já que as vezes a comunicação lá pro santuário é praticamente só com sinal de fumaça. 

Ou seja, tente não fazer como eu. Mas como quem trabalha (mesmo híbrido) é refém de folgas para emendar uns dias e viajar, as vezes é inevitável as decisões em cima da hora.

Não vou dizer que essa viagem foi totalmente de última hora. Afinal eu já tinha planejado uma vez, então já tinha ideia de valores, transporte, horários etc… basicamente já estava organizado só faltava de fato comprar passagem, reservar e ir.  

Vale a pena visitar o Santuário do Caraça?

Com toda Certeza!!! Ainda recomendo que fiquem de olho no instagram deles para conferir os diversos festejos que eles promovem, vira e mexe tem alguma feira ou comemoração, por exemplo em junho terá são joão.
Como experiência para ver os lobos de perto, não tenho nem palavras, só que certamente voltarei.  Dessa vez mais adequadamente preparada para ficar de tocaia todas as noites, quero um álbum de click deles.

Deixe seu comentário ou dúvida

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.