Eu vi o prédio do One World Trade Center nos “finalmente” da sua construção quando fui à Nova York em 2013, e poder visitá-lo depois de pronto é uma alegria enorme. Além do prédio novo, ( que não foi construído em cima das duas antigas torres ) toda praça em volta foi recriada valorizando ainda mais o memorial 9/11. Ainda não foi no memorial? Confere aqui como foi minha visita. No topo dos 541 metros e 104 andares do prédio One World Trade Center, ocupando 3 andares (100, 101 ,102) eles criaram um observatório praticamente 360º todo envidraçado.
Como eu já contei antes, nesse post aqui eu já vi Nova York do alto de um prédio, o Top of the Rock. Mas como resistir a conhecer a nova atração? Ainda mais tendo a vista de outra parte da ilha. Obviamente me organizei para tal. Os ingressos podem ser comprados antes e agendados com o horário desejado da visita no site do observatório.
Ingressos em mãos, e lá fui eu arrancar o coitado do Gus às 9 da manhã de um sábado para mais uma furada preparada por mim, a turista, visita adorável que atormenta a vida dele de vem em quando. Saímos, obviamente atrasados, do Brooklyn diretamente para o One World. Por ser fim de semana sempre é bom calcular que os trens do metrô demoram um pouco mais para passar. Chegando no One World não tinha fila, devido ao horário cedo, e ao fato de já termos ingressos. Quem já tem ingresso comprado não tem que encarar a fila. Se você não gosta de muvuca assim como eu, essa é a boa, pois passamos pela porta umas horas depois e a fila contornava o prédio, e olha que outubro nem era alta temporada.
Ao entrar você passa por um corredor com vídeos falando um pouco sobre a história do prédio, como foi construído o quanto de material foi usado, e alguns depoimentos de pessoas que participaram da obra. Na última parte antes de entrar no elevador você pode ver as fundações onde a torre foi construída.
O elevador é rápido e sobe em míseros 47 segundos os 102 andares. Como o elevador é uma atração à parte, aproveite cada segundo para observar a animação os as paredes do elevador imitam um modelo panorâmico, porém totalmente computadorizado. Conforme você sobe, a vista da ilha de Manhattan ainda coberta de verde toma conta da paisagem, e quanto mais subimos os anos passam e a ilha se desenvolve. Super interessante a animação feita.
Ao chegar no andar do observatório um corredor preto conta um pouco mais do lugar e da cidade. Depois do vídeo sobre a cidade você segue para o observatório, um espaço de todo envidraçado, bem iluminado, com banheiros, lanchonete e lojinha, claro. A lojinha é bem salgada e acabou que não comprei absolutamente nada, apesar de ter alguns itens interessantes.
Perto das janelas no observatório você encontra um anel formado por tv’s. Ali de tempos em tempos rola uma apresentação contando sobre o entorno do prédio, coisas que estão acontecendo em Manhattan, o valor (CHOCANTE) dos imóveis na ilha, além de mais detalhes sobre a super estrutura da torre, a prova de quase tudo. É bem legal e vale ficar sentado ali uns minutos curtindo a apresentação.
A vista 360º do observatório alcança os mais diversos ângulos da cidade e diversos dos seus pontos famosos como o Chysler Building, Empire State, Brooklyn Bridge e a famosa Estátua da Liberdade. Ah eu conto aqui como ver a estátua praticamente de graça! (EM BREVE)
Apesar da vista super legal, infelizmente não foi dos dias mais lindos com céu azul para subir ao observatório, isso porque ouvimos dizer que no dia anterior era só nuvem, então no final das contas foi lucro.
Eu, particularmente, adoro ver as cidades de cima. Apesar de apaixonada por natureza acho que o ambiente urbano pode proporcionar seus tipos de beleza, e fotos fantásticas. Super recomendo para quem já tiver ido a torre conhecer o memorial que é emocionante.
Dica do Fora da Toca
Compre com antecedência e garanta um bom horário além de escapar da fila.
Não deixe de visitar o memorial 9/11 do ladinho.
Informações Importantes – One World Observatory
Ingresso a partir de U$ 34
Horário
10 de fevereiro – 30 de abril 9h as 21h (último bilhete vendido às 8h15 da tarde)
1 de maio – 4 de setembro 8h as 21h (último bilhete vendido às 8h45 da tarde)
* Os hóspedes no Observatório às 21h podem desfrutar de todas as suas comodidades até às 22 horas.
5 de setembro – 31 de dezembro 9h as 21h (último bilhete vendido às 8:15 da tarde)
Aberto sete dias por semana | A bilheteria abre diariamente às 9h.
Atenção os visitantes devem ter pelo menos 17 anos ou estarem acompanhados dos pais
– Gostaria de agradecer a Lucia Rothe pela gentileza de me proporcionar esse passeio incrível com uma das vistas mais lindas de Nova York –
Bons lugares e boa companhia, não tem como dar errado! Muito bom!