A grandiosidade dos desfiles de carnaval do Rio de Janeiro é mundialmente conhecida, simplesmente o maior espetáculo da Terra! O glamour das fantasias e riqueza dos carros alegóricos envolvem quem acompanha os desfiles na Sapucaí. Já fui um ano ver o desfile do grupo de acesso, e um ano saí no grupo especial a trabalho na São Clemente, tem filmagem hahaha (colocar uns frames aqui). Mas além da beleza do desfile o que me fascina mesmo é o um making of. Adoro ver o passo a passo de uma criação, como solucionam para que as ideias tomem forma, e esse tour da Grande Rio caiu como uma luva.
Chegamos a cidade do samba onde cada escola do grupo especial tem um Galpão para desenvolver os carros, fantasias e alegorias, o ponto de encontro com a equipe do Carnaval Experience é na pracinha no centro da cidade do samba. A altura dos galpões mesmo sendo enorme não é suficiente para a criatividade das escolas que muitas vezes levam peças para serem acopladas a minutos de entrar na Sapucaí ( eita povo que gosta de uma adrenalina), ou colocam elevadores hidráulicos dentro dos carros para poderem subir e descer partes da alegoria para passar pelas portas e viadutos até o desfile. Ao entrar no galpão da Grande Rio, passamos pelos carros do desfile desse ano, nos coçando para não fotografar, pois é proibido, não podemos dar spoilers do desfile, mas posso garantir que está lindo! Os carros ainda não estavam prontos e exatamente por isso era tão interessante, dava para ver o processo de execução, alguns mais prontos, outro ainda no esqueleto.
No primeiro andar fomos apresentadas a uma linha do tempo da produção do carnaval. E pra quem acha que o carnaval dura uma semana hehehe ali fica bem claro que rola o ano todo e envolve MUITA, muita gente. Em maio já estão começando a escolher o tema para o samba enredo! Basicamente eles tem mais ou menos 2 meses de folga e depois o processo começa todo de novo.
Nas proximidades da linha do tempo várias fantasias de anos anteriores estão expostas. Desde as de Ala, até as de passistas e destaques. Pode parecer curioso, pelo desfile ser um grande atrativo turístico, mas na realidade a maior parte das vagas nos desfiles não são vendidas e sim dadas. Para conseguir se candidatar a uma delas é preciso se inscrever por volta de outubro para começar a participar dos ensaios. Ensaios esses que são super rígidos com relação a falta, permitindo cerca de 3 faltas ( mediante atestado etc…) até o desfile.
Tendo cumprido tudo certinho um mês antes a pessoa recebe a camisa para os ensaios na Sapucaí e mais perto do desfile a fantasia completa. Já as passistas e destaques, podem chegar a desembolsar 10mil reais por uma roupa caso não sejam pessoas convidadas pela própria escola.
Passamos por algumas salas/salões que estavam com a produção do carnaval a mil para esse ano! As esculturas são fenomenais, depois de esculpidas em isopor elas passam por um processo de envelopamento ou com papel tipo papier marché ou com fibras de vidro para depois serem pintadas e finalizadas. Como já falei antes infelizmente não podemos fotografar, segredo de Estado.
Seguimos para uma sala super decorada com imagens históricas, fotos de desfile e muitos adereços! Ali assistimos um vídeo contando sobre a história do carnaval, suas origens e desenvolvimento até o que estamos acostumados a ver hoje. A melhor parte vem depois
*Spoiler alert*
Se não quer estragar a surpresa clique aqui
e pule para o final do POST hahaha
Entramos em uma sala com provadores fechados com cortina e samba rolando na caixa de som, depois de todas entrarem, e um pouco de suspense feito pela nossa guia, as cortinas se abrem revelando araras LO-TA-DAS de fantasias e adereços. O que nos resta? Nos vestir e entrar no clima do carnaval. Nem todas as fantasias estão perfeitamente completas, mas com um pouco de boa vontade e criatividade, certamente você descola uma fantasia bem legal para fazer umas fotos.
Depois de inúmeras fotos, e muitas trocas de roupas, mais suspense feito pela nossa guia, e é 1, e é 2, e é 3, e…….entra pela porta uma passista toda poderosa no alto do salto, sambando com toda sua graça ( na minha cara que sou um prego no assunto ). Rapidamente ela organiza o grupo atrás dela para que tentemos seguir os passos, obviamente fiquei lá no fundo para poupar o mundo da minha falta de jeito/prática no quesito dança. Ao terminar a “aula experimental” estamos todas esbaforidas, mesmo com o ar condicionado presente.
Somos levadas para a última parte do nosso passeio em outra sala com alguns itens para venda como camisas, bolsas, pandeiros entre outras coisas. Nela somos recebidos com amendoim, caipirinha, água e limonada. Numa pasta ainda dá para admirar os diversos desenhos de fantasias de outros anos da escola, eu adoro.
A experiência envolve o turista no universo do carnaval sem dúvida e sinceramente é um preço bem justo pelo que é orfetado ainda mais sendo um dinheiro revertido para as crianças da comunidade. Não eu não sou a maior intusiasta do carnaval. Meu sentimento é controverso, toda a parte criativa, cenográfica, até o desfile eu AMO, acho genial, mas a muvuca, o calor e o cheiro de cerveja no carnaval de rua cruzes… não nasci pra isso não hahahaha
Como chegar na cidade do samba?
Você pode ir de metrô e depois pegar o VLT até a cidade do samba. Ponto Cidade do Samba. Para voltar saia pela porta lateral da cidade do samba e pegue a linha do VLT que passar por trás dela. Pois é não dá pra ir e voltar pelo mesmo ponto do VLT.
Vale a pena o Carnaval Experience?
Uma das coisas legais do projeto Carnaval Experience da Grande Rio é que o dinheiro arrecadado com o tour e venda de lembrancinhas é revertido para a Pimpolhos da Grande Rio!! Escola infantil da Grande Rio e que desenvolve diversos projetos sociais com as crianças da comunidade. Além das crianças eles também desenvolvem projetos com os pais para que eles além de desenvolver um ofício façam parte da vida dos filhos. O tour acontece em 2 horários ( todas as informações práticas estão no final do post ) com guia bilíngue, perfeito para os turistas ( e cariocas) conhecerem um pouco mais do processo do carnaval! AH, é recomendável entrar em contato com eles para agendar a visita e garantir a sua vaga!
Dica do Fora da Toca – Carnaval Experience
Recomendo você ir de VLT é o jeito mais fácil disparado para chegar.
As redondezas da Cidade do Samba ( incluindo ela ) são bem quentes, recomendo filtro e uma garrafinha de água.
Se esquecer a água fica tranquila, na praça central da Cidade do Samba eles vendem.
O que tem por perto?
Você pode emendar um passeio pelo lindo Boulevard Olímpico ou uma super visita ao AquaRio, que tal?
RBBV RJ
Este blog é associado à RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagens).
O grupo RBBV RJ, formado por blogs cariocas, está promovendo com os seus membros, ações que valorizem e exaltem o Rio de Janeiro, mostrando sua beleza, seus atrativos e sua diversidade através do olhar de quem mora na cidade. Um Rio mais verdadeiro para os turistas, e um Rio mais desmistificado para o Carioca explorar. Confira mais sobre nosso trabalho nas redes sociais através da #RIOunico e confira abaixo os posts das outras participantes dessa visita.
Turista Fulltime
Viajando com Daniela
Nathalia Tosto
Let´s Fly Away
Chicaslokas Viagens
Te vejo pelo Rio de Janeiro
Na estrada com as minas
Viciada em viajar
Fui ser viajante
Embarcando na aventura
Viajar Correndo
Informações importantes – Carnaval Experience
Horário 11h e 16h todas as segundas e sábados
Duração aproximadamente 1h30
Preço R$ 75 por pessoa | valor 2019
Endereço Cidade do Samba | Galpão Grande Rio
Contato Instagram | Site
Um jeito bem diferente e bacana de conhecer o carnaval! Como não sou do Rio, pra mim foi uma aula do começo ao fim! Adorei ver como é o carnaval além da telinha de TV 🙂
Menina acho que para qualquer pessoa é uma aula do carnaval! Adorei ver as “entranhas” do processo!