Fora-da-toca_flutuação_CAPA

Flutuação no Rio Sucuri

Ir a Bonito sem pensar em aproveitar as águas cristalinas para observar os peixes é quase impossível. Colocamos no nosso itinerário a flutuação no Rio Sucuri As águas desse rio estão entre as 10 mais cristalinas do mundo! Saímos correndo do passeio de bote que fizemos no Rio Formoso e chegamos ainda com sol na sede para nos preparamos para a flutuação. 

Sede da fazenda
Sede da fazenda

Você deixa todos os seus pertences em um armário e troca de roupa, colocando a roupa de borracha e um colete para facilitar a flutuação já que é expressamente proibido tocar o fundo do rio para não levantar sedimentos. Depois de devidamente equipado com máscara e snorkel, você vai para a piscina para testar e se acostumar. Pode parecer besteira mas muitas pessoas não tem hábito ou prática, então eles tem esse processo para que todos possam se acostumar. Depois disso pegamos um carro/jipe aberto para a nascente do rio. Descemos e andamos uma parte no meio do mato até chegar para ver a nascente, inclusive nos contaram que ali foi onde foram gravadas algumas cenas da novela Alma Gêmea com a atriz Priscila Fantin. Todo o caminho do percurso no mato é “asfaltado” com pedaços de tora de madeira, muito bonito. O guia nos contou que esse piso é feito a partir dos troncos das árvores que caem no mato, então eles reaproveitam a madeira, achei a proposta legal, total sustentável.

Repara na transparencia da nascente
Repara na transparência da nascente
O caminho ecologicamente correto
O caminho ecologicamente correto

O guia disse que para evitar os mosquitos ele toma capsulas de alho… achei curioso, tem gente que fala que funciona… Andamos mais um pouco e nos deparamos com esse lindo buraco com cores inacreditáveis! A explicação para tamanha intensidade é que as cascas dos caramujos que morrem e conchinhas que vão acumulando no fundo ajudam a refletir a luz.

todos os tons de azul
todos os tons de azul
Piraputangas flutuando com a gente
Piraputangas flutuando com a gente

Enfim mergulhamos no rio, com um nome tão peculiar Sucuri, confesso que fiquei de olho para ver se não ia acabar topando com uma cobra. A água é tão cristalina que  parece que você está flutuando no vazio. É tão lindo que tive que gravar uns vídeos para mostrar a transparência. Conforme vamos descendo, o guia acompanha num barco de alumínio à remo, se cansar pode subir nele. O silêncio é maravilhoso, você praticamente entra em transe. Infelizmente o resto do grupo que desceu conosco era bem barulhento, ficavam se chamando aos berros… desnecessário…

Quanto mais sol mais cristalino fica
Quanto mais sol mais cristalino fica

Achei que fôssemos encontrar mais peixes, vimos basicamente só piraputangas, foi muito bonito, mas esperava mais. Nos contaram depois que para ver peixes mais diferentes e em maior quantidade deveríamos ter ido ao Rio da Prata… mais um para acrescentar na lista para quando voltarmos.

Barquinho que nos acompanhou
Barquinho que nos acompanhou

Depois que acabou a flutuação que havia começado com um sol lindo, caiu uma chuva de verão absurda! Aproveitamos para almoçar com calma, o almoço estava incluído no preço do passeio e como sempre tinham muitas coisas gostosas para recuperarmos as energias.

Almoço delicinha
Almoço delicinha

Como o céu resolveu cair de tanta chuva depois do passeio, ficamos fazendo uma hora na sede que tem uma lojinha com produtos locais, vários feitos a partir do couro dos peixes, muito legal. Comprei um porta óculos roxo feito de couro de piraputanga, e um simpático jacaré que se mexe todo feito de madeira. Os preços eram justos, valeu pela lembrança.

Informações gerais – Flutuação no Rio Sucuri

Duração do passeio
Reservar umas 2 horas e meia / 3 horas para o passeio mais o almoço, para fazer tudo feito com calma.

Dica
Se tiver não deixe de levar uma câmera subaquática a água é um cristal!!

Preço

Adulto e Crianças acima de 5 anos  R$ 196,00 com almoço incluído (valor de 2014).

Conferir com a agência de viagem o valor do ano vigente.

Compartilhe nas redes sociais!

2 comentários em “Flutuação no Rio Sucuri

  1. Julia e Augusto, que delícia !!
    É bom viajar com vocês por estes lugares tão lindos e interessantes!
    Os textos e as fotos, lindas, me fizeram ter mais vontade ainda de visitar lugares que ainda não conheço, como Milão e New York, mas especialmente rever esta maravilha que é Bonito.
    Continuem viajando e mostrando para nós esta maravilhas, ok

    ju

    1. Obrigada Maria Angélica, ficamos muito felizes em escutar isso de nossos seguidores!
      Se inscreve na nossa newsletter para não perder nenhuma novidade!
      Beijos
      Julia

Deixe seu comentário ou dúvida