Como contei no post sobre o Museu do Automóvel, aproveitamos o estacionamento para conhecer o Parque Barigui. Criado em 1972, e ocupando cerca de 1.400.000 m2 o Barigui é o parque mais frequentado de Curitiba. Tivemos certeza disso, quando chegamos lá. As pistas de corridas estavam lotadas.
A palavra Barigui tem origem indígena e significa “rio do fruto espinhoso”, referentes às pinhas das araucárias da região. No parque pudemos encontrar os mascotes da cidade, simpáticas capivaras tomando sol perto do lago. Tentei chegar o mais perto possível para tirar uma foto sem espantá-las. Quando pequena conheci uma capivara criada por cachorros, o pelo dela era igual piaçava de vassoura, e ela adorava se coçada na barriga, muito engraçado.
Além das capivaras você pode encontrar gansos, patos, diversas aves e muitos peixes no lago, as crianças ficam fascinadas de vê-los do alto da ponte. É um ótimo lugar para passar a tarde com a família ou fazer exercícios.
O parque é bastante eclético tem espaço para vários tipos de atividades, pessoas sentam na grama ou jogam futebol, tem área para quem pratica aeromodelismo, andar de patins ou bicicleta.
As pistas de corrida como eu disse estavam lotadas, e as academias ao ar livre também. Sinto uma certa inveja de cidades que têm parques e os usam. Aqui no Rio é difícil pois eles acabam abandonados e as pessoas tem medo de frequentar.
Dica do Fora da Toca
Aproveite a visita ao parque para conhecer o Museu do Automóvel é do outro lado da rua e super vale a pena.
Informações Importantes – Parque Barigui
Ingresso
Grátis
Horário
O parque não fecha, mas as lojas e restaurantes tem seus próprios horários.