Posso dizer sem a menor dúvida que a minha maior alegria na viagem a Gramado e Canela foram os parques naturais. Um visual e uma natureza, difíceis de explicar. Eis que 3 anos depois eu volto a Canela, e continuo apaixonada pela beleza natural da região. Um desses lugares deslumbrantes que eu queria ir ( e repeti, e repetirei todas as vezes que eu for) é o Parque da Ferradura. O Parque foi aberto em 7 de janeiro de 1995.
Infelizmente o parque não está na rota de paradas para quem pega o Tour Bus. A questão lógica é muito simples, a estrada até o parque é bem ruinzinha. Terra batida, levemente esburacada e cheia de sobes e desces. O que você pode fazer é aproveitar o ônibus até os Bondinhos aéreos e depois pegar um Uber/ Taxi /whatever até o Parque da Ferradura ( caso esteja sem carro alugado ). Chegando lá combine com o motorista uma hora para te buscar, pois nenhum celular, nem com reza braba tem sinal por lá.
Para quem chega no parque perto da hora do almoço e morrendo de fome, o Parque da Ferradura tem uma “lancheria” vulgo, lanchonete.No alto de um morrinho você encontra a Lancheria Quati. Ironicamente quando visitei na primeira vez vários quatis passeavam por ali no momento. Dessa vez não vi nenhum.
Na casinha você vai encontrar vários pirexes e panelas expostos em cima de um fogão a lenha, eu na minha inocência, achei que era meramente ilustrativo, até que o atendente abriu uma das portinhas para atiçar o fogo. O fogão era lindo! Super conservado e o mais importante a comida deliciosa! Daqueles lugares BBB.
Mirante Vale da Ferradura
É o principal mirante do parque, é onde você consegue a melhor vista da “ferradura” que se forma com a passagem do Rio Santa Cruz. Seu acesso é muito fácil e a distância do restaurante não chega a 100m. A disputa para o melhor ângulo de foto é acirrada. Mas com boa vontade e paciência tudo dá certo. O Vale da Ferradura fica a 420m abaixo do mirante. Esse mirante é o melhor ponto para tirar a foto da “ferradura”, mas te dizer que para pegar toda a curva que o rio faz só de com lente grande angular ou fish eye. Dessa vez, munida da minha SUPER Xtratx consegui fazer a foto.
Mirante Natural
É uma área em cima de uma pedra um pouco antes de você chegar nas trilhas que vão para o Vale do Arroio. Um ótimo lugar para você sentar e curtir a paisagem e tomar um sol.
Mirante do Vale do Arroio Caçador
Bem menos concorrido que o mirante principal é possível curtir uma vista impressionante do Vale do Arroio Caçador. A trilha não é mega complicada, mas tem vários degraus irregulares feitos na terra entre as raízes das árvores. Sempre bom tomar cuidado para não escorregar o torcer o pé, o ideal para passear é um tênis ou calçado confiável. (aiai eu e meu tornozelo frouxo). Dica extra: sempre olhe antes de apoiar a mão em alguma coisa na mata, nunca se sabe se você encontrar algum bichinho simpático ou espinhos. Vovó ( agora com 103 anos) me ensinou depois de ter tomado susto com a cobra que estava em cima da porteira hahaha. Guardei pra vida.
Mirante da Cascata do Arroio Caçador
A trilha para esse mirante termina em uma longa escadaria, como é o ponto mais “baixo” dentre os mirantes, logicamente tem mais trilha e degraus irregulares. Não são caminhos que precisem de um super preparo físico mas um pouco não faz mal. Além disso, se você fizer no seu tempo, tudo dá certo. Deste mirante é possível admirar a cascata que fica à direita.
Trilha das Cotias
Uma trilha que não leva para lugar nenhum hahaha você basicamente da a volta por dentro da mata e saí próximo ao estacionamento. E nessa brincadeira leva uns 20 min. É uma delícia passear no meio do mato? Sim sem dúvida, mas confesso que estávamos mais focadas na vista.
Trilha do Rio que Cai
Maior trilha do Parque da Ferradura, cerca de 58min (para descer), 350m. O que dizer da minha frustração por ter ido pela segunda vez no parque e mais uma vez não ter tido tempo para fazer essa parte? Nosso cronograma era tão corrido que nem querendo fazer downhill daria tempo, afinal, se desceu, tem que subir, com um tempo estimado de 2h de subida. A entrada na trilha é permitida somente até as 15h. Pelo que pesquisei a trilha não precisa ser feita inteira, ela pode ser dividida em 3 partes, onde você encontra mirantes. Fica anotado aí para a próxima visita. Lembrando que a Trilha do Rio que Cai, é BEM puxada e ZERO recomendada para sedentários ou pessoas com problemas cardíacos e respiratórios. Por favor pessoas, tenham bom senso.
Área para a família
Além das trilhas e mirantes o parque possui 8 churrasqueiras, acredito que agendando previamente você possa usar sem problemas e um parquinho infantil, bem simples com escorregas e balanços.
Dica do Fora da Toca – Parque da Ferradura
Aproveite a ida ao parque para provar a comida da Lancheria Quati, deliciosa com preço super em conta vale demais a pena ser provada.
Se você pretende fazer a trilha maior, chegue cedo e vá com tênis confortável e uma garrafa de água. Se você esquecer a água, na lancheria dá para comprar. Como é parque sempre é bom lembrar de filtro solar e repelente.
MAIS PARQUE NATURAL
Ainda no caminho para o Parque da Ferradura você pode desviar o caminho ( uns 20 min ) para conhecer o Parque dos Paredões. Infelizmente não deu tempo de conhecer esse parque, mas já fotos de cair o queixo do mirante.
TRANSPORTE
Falei mais acima no post mas não custa lembrar, o sinal de celular no Parque da Ferradura é praticamente ZERO, não conte com ele para chamar transporte porque não dá! Combine antes com o motorista para não ficar na mão.
Informações Importantes – Parque da Ferradura
Ingresso R$ 12,00 para adultos e R$ 6,00 para crianças. ( valor 2019 )
Horário Terça-feira à domingo das 9h às 17h.
No verão, este horário pode ser estendido.
Telefone (54) 3278-9200
Mulheres Mundo Afora – Canela
Essa visita fez parte do projeto Mulheres Mundo Afora edição Canela, onde contamos com mais de 20 parceiros, realizado de 26 a 30 de agosto de 2019, do qual eu participei junto com as blogueiras:
Olívia garimpando por aí
Turista Full Time
Chicas Lokas na estrada
Viagens Bacanas
Viajando com Daniela
Show! Não fui mas estou anotando!
Fiquei com vontade de conhecer esse parque. Adorei suas fotos, tem uma vista linda.
Oi Márcia, obrigada pelo elogio!
Se for a Canela / Gramado não deixe de visitar foi muito legal, se tiver tempo faça a trilha maior dizem que é linda!
Continue nos seguindo!