Skip to main content

Como é o Le Jardin em Gramado?

Na contramão de toda agitação e comércio do centro de Gramado e Canela um oásis se esconde atrás dos muros do Le Jardin. Parada número 27 do tour bus o Le Jardin guarda muito mais do que um belo campo de lavanda. 

entrada do Le Jardin

O tão esperado Européio campo de lavanda exibe toda sua beleza, cor e aroma tão característicos no mês de outubro, mas como disse anteriormente o Le Jardin vai muito além das belas flores lilás.

infelizmente, como fomos em agosto as lavandas ainda estavam assim T.T todas hibernando

Mas, independente da época do ano que você passe por lá, os 3,5 hectares da propriedade irão te fascinar com a paz e energia boa que emana. Dá vontade de passar uma tarde estirada na grama, ou sentada nos simpáticos banquinhos lilás espalhados pelo jardim.

a bike é só para foto, não para andar hehe

História do Le Jardin

O Le Jardin existe há mais de 30 anos. Criado a princípio como uma casa de campo pelo então advogado carioca Jorge, meu conterrâneo de Copacabana hehe. Mas sua paixão por plantas vem de muito antes… vem desde a infância quando ao retornar de uma viagem a Europa, trouxe um saquinho de sementes ( creio eu que na época era ok, hoje em dia nem sonhem em fazer isso ) e ficou fascinado. Anos após se formar em direito, comprou uma fábrica de calçados na região de Porto Alegre. Assim como aqui no Rio onde muitas pessoas tem casa de veraneio em Petrópolis / Teresópolis, lá em Porto Alegre é comum as pessoas terem esse refúgio em Gramado / Canela.

Quando comprou a casa no Le Jardin, a obra ainda não estava acabada, e infelizmente, devido as crises do país ( lembra do plano Collor?), a fábrica de sapatos quebrou, então para não surtar de vez ele decidiu ficar direto no Le Jardin. Tentou, fazer uma casa de chá, um restaurante, nada deu certo. Em uma viagem para visitar um amigo que estava morrendo no Havaí, ele viu um lavandário, e alí ele teve o click. “Vou fazer um lavandário“, e desde então é só sucesso!

tem como resistir a um gazebo desses?

Uma tendência de negócios de sucesso é vender quando está em alta. Claro que o Le Jardin passou por essa “tentação”, várias ofertas aconteceram, muitas tentadoras. Mas a paixão pelo lugar falou mais alto. Pensa só, vender um espaço desses ENORME, ia virar um resort, certamente iam “destruir” anos e anos de trabalho para fazer alguma atração “mais do mesmo”.

Durante anos o Le Jardin foi aberto ao público para visitação de forma gratuita. O problema da gratuidade é que os visitantes achavam que era um parque público, quando nunca deixou de ser privado. Para não vender o Le Jardin que estava no seu auge. Eles decidiram reinvestir no espaço, cobrar entrada, e reformular algumas coisas que já existiam. A casa dos donos virou o Bistrô, e eles foram “expulsos” para outra parte do terreno. hehehe.

Um Bistrô Provençal

O bistrô, recém inaugurado, é todo trabalhado em estilo provençal. Muito charmoso e com um mar de margaridas na frente. Uma característica muito interessante da composição do bistrô foi o cuidado na escolha dos parceiros que revendem seus produtos lá dentro. Todas as marcas são tradicionais da região e prezam pela qualidade acima de tudo.

na falta das lavandas, vai o campo de margaridas

Entre os produtos vendidos temos: Os chocolates Prawer, que foram os primeiros artesanais de Gramado e do Brasil. A vinícola Ravanello. Além das geleias e doces coloniais de famílias da região. O bistrô ainda vende bebidas, salgados e doces da padaria Petrópolis um ponto super tradicional e conhecido pela sua qualidade. Falando em doces o bistrô do Le Jardin oferece um apfelstrudel diferente dos que você encontra nos restaurantes de Gramado e Canela. O tipo que estamos acostumados é o alemão, que é feito com maçã vermelha super amassada, já eles fazem a versão austríaca que é feita com maçã verde em pedaços deixando o doce crocante. Eu fiquei tão abestada com o jardim que esqueci de pedir para provar (todos choram hahahaha eu principalmente).

Estufa e um mundo de plantinhas

Eu sou aquela pessoa que pudesse, teria um jardim gigantesco como o de Giverny do Monet, e um pomar com todos os tipo de frutas que eu adoro. Entrar em lojas de plantas, estufas e similares para mim é um sofrimento, porque na minha casa não tem nem uma micra varanda para as flores quiçá um espaço para pomar. As duas estufas do Le Jardin, fazem qualquer apaixonado por plantas se perder por horas nos seus corredores vendo as mudas, admirando a beleza de cada flor e folha. Além de fazer mudas em uma parte que não é aberta aos visitantes para o próprio jardim, eles vendem “pezinhos” de tudo. Eu juro que tentei me controlar. Mas acabei saindo abraçada com um vaso de bougainville, mas só, porque é de um tipo que não vira um pé gigante, pelo menos é o que me foi prometido. Para quem não conhece essa linda plantinha de flores coloridas e delicadas tem uma raiz destruidora.

Loja das tentações no Le Jardin

A outra casa da propriedade, que já abrigou o bistrô e loja, agora virou apenas a loja. Uma tentação para os sentidos. Sabonetes, cremes, perfumes, aromatizadores e mil outras coisinhas enlouquecem o visitante. “Ah mas eu não gosto de lavanda” não seja por isso, além do famoso e super consumido aroma de lavanda, eles ainda vendem produtos de rosas, verbena com limão siciliano e azeite de oliva. “Azeite, sério?!” Sério, e é fantástico! Difícil escolher um item só. Então se prepara para sair carregado de potinhos e sabonetes cheirosos.

Eu comprei um sabonete de Lavanda e Leite de Cabra, ele é tão potente que mesmo embalado deixou minha mochila toda cheirosa, e a dó de usar? Faz como? Ele agora fica do lado do meu computador para trazer um ambiente de calma ao meu local de trabalho. Um item que adorei encontrar por lá foi o bombom de lavanda, sei que pode soar estranho, mas é delicioso, recomendo muito comprar. Não, não parece que você está lambendo perfume, eu garanto, pode confiar que eu sou chata com essas coisas.


Pastiglie Leone de Violeta , um excelente aprendizado com minhas amiguinhas viajantes

Tô passando a cantada no administrativo para eles revenderem as Pastiglie Leone de Violeta! Das minhas favoritas sem margem de dúvidas, um clássico italiano, com uma lista de sabores intermináveis, e a de violeta acho que super combina com a loja ( na minha memória era de lavanda…mas a de violeta é ótima ).

Revenda para todo Brasil

Se você ficou tentado em conhecer a gama gigantesca de produtos do Le Jardin mas não vai tão cedo colocar os pés lá por Gramado e Canela, eu tenho a boa! Eles enviam para todo o BRASIL!!!! Você pode comprar direto na loja virtual deles. Junta uma galera e compra logo uma quantidade enorme para o frete ficar baratinho hehehe.

Sobre a lavanda

Além do cheiro delicioso a lavanda tem efeitos terapêuticos e medicinais. Lembro da minha mãe passar perfume de lavanda em mim quando pequena para não pegar piolho no colégio. O aroma é calmante e relaxante, excelente para uma boa noite de sono, não atoa muitos lugares vendem máscara de dormir para os olhos que são recheadas de lavanda ou almofadas para perfumar o quarto. Ah Vinícius, esqueci de comentar o repelente de lavanda está aprovadíssimo por todas as blogueiras, foi o salvador da pátria!

as apaixonantes Lavandas

Recomendo demais conhecer o Le Jardin. Para nós caiu como uma luva no último dia de viagem, perfeito para desacelerar de todo corre corre que foi visitar as inúmeras atrações de Canela. Tá achando que blogueira não trabalha?

Mas tente não ir com pressa. Vá para curtir cada cantinho do jardim, passear pelas duas estufas e virar a louca das plantas ou se atracar com todos os cosméticos.

Bônus animal!

Claro que além do lugar ser um charme por si só outros fatores fazem o Le Jardin ainda mais incrível. A vista formada pela composição do jardim com as montanhas ao fundo parece uma terra mágica. Os funcionários são extremamente simpáticos e atenciosos. E ainda existem 4 coisinhas lindas de 4 patas. Dois gatinhos pra lá de sapecas que passeiam de vez em quando por entre as flores, o Alecrim e o Hortelã. Mas os verdadeiros astros da fofice são Snow e Apolo.

Dois cachorros da raça Samoieda que adoram um afago, tivemos a sorte de rolar com eles na grama quando o passeador foi levá-los para uma volta. Afinal, enquanto o jardim está aberto ao público eles ficam no canil, uma plaquinha na grade explica as razões. Eu quase coloquei um no bolso da mochila, mas não teve jeito de caber.. pura frustração hahahahha mas abraça-los já foi especial demais. Maturidade para lidar com cachorro? Nunca tive, e certamente não vai ser agora depois de velha…

Obrigada!

Queria agradecer ao Vinícius que além de realizar essa super parceria com o projeto Mulheres Mundo Afora. Ainda teve o carinho e a gentiliza de nos receber pessoalmente, contar toda a história do Le Jardin e os próximos planos para o espaço. Ansiosa para saber como vai ficar.

Fotografar com sol direto no rosto e os óculos escuros perdidos (até então), é missão

obs.: minha plantinha sobreviveu a viagem e em breve espero que esteja linda e florida!

Dica do Fora da Toca – Le Jardin

Como é um espaço ao ar livre, sempre bom lembrar de levar ( e passar) filtro solar. Além disso leve repelente, os mosquitinhos de lá, “porvinha”, são pra lá de famintos. Se você tem menos melanina, ou quer ficar mega estilosa nas fotos pelo jardim, um chapéu também cai bem.
Se pretende passar muitas horas pelo Le Jardin, porque sinceramente esse lugar PEDE! Leve uma canga ou toalha para sentar no gramado e curtir um bom livro, ou simplesmente não fazer NADA!

Se você está fazendo o Bus Tour, fique ligado que várias atrações tem desconto! No Le Jardin você tem desconto de 10% na lojinha.

Informações Importantes – Le Jardin

Endereço Rodovia RS 115, nº 37700 – Gramado / RS
Antes da Entrada de Gramado
Horário terças a domingos das 9h30 às 17h30
Os portões são fechados sempre 10 minutos antes do
encerramento das atividades;
O café e as estufas fecham às 17h
Ingresso promocional R$10,00 (a partir dos 7 anos de idade)
Não tem meia entrada pois o valor já é promocional.
Estacionamento Próprio e gratuito
Telefone   (54) 3286 4280
WhatsApp   (54) 98432.7562
E-mail  contato@lavandas.com.br
Agendamento   Grupos acima de 12 pessoas deverão pré-agendar a visita pelo telefone. Ensaios fotográficos (profissionais ou amadores) deverão ser pré-agendados e autorizados pela gerência. Mais informações através do telefone de contato.
Atenção  Piqueniques não são permitidos

Mais informações no Instagram ou no site


Mulheres Mundo Afora – Canela

Essa visita fez parte do projeto Mulheres Mundo Afora edição Canela, onde contamos com mais de 20 parceiros, realizado de 26 a 30 de agosto de 2019, do qual eu participei junto com as blogueiras:
Olívia garimpando por aí
Turista Full Time
Chicas Lokas na estrada
Viagens Bacanas
Viajando com Daniela

2 thoughts to “Como é o Le Jardin em Gramado?”

Deixe seu comentário ou dúvida

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.