Skip to main content

Conhecendo a Estância Mimosa

Nosso primeiro passeio em Bonito foi conhecer a Estância Mimosa e suas lindas cachoeiras. Algumas fazendas de Bonito optaram por fazer Ecoturismo em suas terras, com almoço, passeios a pé ou a cavalo entre outras inúmeras atrações. Quando fechamos nosso pacote, optamos por ter transfers para todos os passeios escolhidos. Sendo assim conhecemos nosso motorista particular da viagem o Vinícius e partimos para a Estância. Como estávamos com um tempinho sobrando, paramos no meio da estradinha de terra para fotografar as vaquinhas, tão simpáticas… até a hora que todas começaram a andar na minha direção e eu me taquei dentro do carro para ir embora.

Chegando na Estância Mimosa
Sede da estância

Chegamos na sede da fazenda, uma casa simples muito bonita. Dentro uma lojinha de souvenirs e a sala onde servem o almoço já com o cardápio na parede. Praticamente todos os lugares que fomos tinha um redário, coisa que eu adoro. O legal desses lugares é apreciar os bichos soltos, você dava dois passos e encontrava com uma siriema andando no gramado, perto do lago os jacarés tomavam sol, nas árvores inúmeras maritacas faziam uma algazarra.

As barulhentas maritacas e a esguia siriema
Lago dos jacarés

Esperamos um pouquinho e partimos com nosso guia mata adentro, onde visitaríamos todas as cachoeiras da fazenda. O legal é que as trilhas são super tranquilas, praticamente qualquer um pode fazer, não tem que se agarrar em pedras nem ficar preocupado de torcer o pé, por todo o caminho instalaram passarelas e escadas que facilitam o acesso mas sem estragar a paisagem. Abaixo, seguem as lindas cachoeiras que passamos.

Quase todo o caminho é coberto com essas passarelas
Mapa com todas as cachoeiras que visitamos

Infelizmente não pudemos entrar na primeira cachoeira pois a árvore que caiu dentro dela se quebrou e um jeitoso foi tentar subir nela e cortou o joelho. Por causa do acúmulo de sedimentos na árvore, quando ela quebrou as pontas que ficaram expostas cortavam como faca, então até a água arredondar as pontas, deixaram a cachoeira fechada para evitar possíveis acidentes.

vergonhosamente não lembro o nome dessa cachoeira

Kit para resgates

Em cada parada tem um posto desse.

De acordo com  nosso guia só foi necessário usar uma vez, que se a minha memória não falha uma pessoa teve algo no coração, tipo infarto, ou algo assim, mas ficou tudo bem. Como o sol estava demorando para subir o guia decidiu fazer o passeio ao contrário para esperar a luz bater nas outras cachoeiras. A primeira que entramos foi a Sinhozinho. Para chegar lá, pegamos um barquinho de remo.

Cachoeira do Sinhozinho
Fazendo a parte do trajeto para chegar à cachoeira do Sinhozinho de barco. No galho um biguá aproveita para secar as penas.
Peixinhos que beliscavam os nossos pés quando entrávamos na água

Essa cachoeira é dividida entre 2 fazendas a margem de cá é da Estância Mimosa e a de lá se não me engano é da Ceita Corê. Entrar na água geladinha com pouco sol foi difícil a princípio, então fui entrando devagarzinho e para minha surpresa vários barrigudinhos apareceram para morder meus pés. Em pensar que pagam uma grana por isso em certos SPAs. As japonesas que estavam no noso grupo não curtiram muito a ideia não, hehe.

Seguimos o passeio para a cachoeira do sol, o lago que se forma a partir dela é o maior da fazenda. Como não dá pé recomendam entrar com bóia. De baixo da queda tem uma corda para te ajudar a passar pela água. Muito boa a sensação.

Cachoeira do Sol

A cachoeira do salto é para os corajosos que se animam a pular de um deck a 6m de altura. OBVIO que nós fomos.

se joga na cachoeira do salto

Mergulhamos em praticamente TODAS as cachoeiras.

Cachoeira do Saí- andorinha

Na Cachoeira do desejo você tem que entrar na gruta que fica depois da queda d’ água, olhar para a esquerda e fazer um pedido, o que se vê lá dentro só quem foi sabe!

fora-da-toca_mimosa_13
Cachoeira do desejo

Depois do passeio, morrendo de fome, chegamos de volta a casa da Estância e um almoço delicioso nos esperava. Tudo fesquinho, lindo, as saladas ficam em um tronco onde passa água corrente da mina para ficar geladinha. De sobremesa doces típicos, mais um arrependimento de não tem comprado um pote do doce de leite…dos melhores da minha vida! {realmente o doce de leite era muito bom. Quando voltarmos pra Bonito compro um pote sem sombra de dúvida!! rsrs!!}

Almoço servido na Estância Mimosa
Aproveitando o redário depois do almoço

Depois foi tempo de uma rápida “jiboiada” no redário e fomos embora.

Vinícius sugeriu para conhecermos o balneário da cidade, disse que nos deixava lá sem problemas. Aproveitamos a ideia e fomos.

Não perca o post sobre o balneário!

Informações gerais – Estância Mimosa

Duração do passeio
O passeio em si leva toda a parte da manhã, mas depois do almoço você pode passar o tempo que quiser por lá, e até fazer outros passeios como as trilhas com cavalos.

Dica
Levar sapatos confortáveis, e uma toalha, aquelas de natação que secam rápido são maravilhosas para esse tipo de aventura, eu tenho uma e levo para todos os lugares. Praticamente qualquer loja de esporte vende não é difícil achar.

Preço

Adulto R$ 96,00 – Alta temporada |  R$ 80,00 – Baixa temporada ( valor de 2014 )
Criança R$ 82,00 – Alta temporada  | R$ 68,00 – Baixa temporada ( valor de 2014 )

Opcional
Almoço R$ 36,00 ( valor de 2014 )
Cavalgada R$ 52,00 ( valor de 2014 )

Conferir com a agência de viagem o valor do ano vigente

Saiba um pouco mais sobre a Estância Mimosa aqui

Deixe seu comentário ou dúvida

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.