Tentando aproveitar ao máximo nossas horas finais em Curitiba, decidimos visitar o Museu do Automóvel. Se você espera encontrar carros de última geração como no museu da Ferrari em Maranello tire seu cavalinho da chuva pois aqui o que você vai encontrar são os clássicos antigos, um charme só.
O primeiro lugar que entramos foi o pavilhão dos veteranos. Uma sala com carros de corrida e esportivos bem antigos, fico imaginando a falta de segurança em pilotar um desses. Imagina os primeiros? Aqueles modelos tipo “baratinha”, onde o capacete do piloto era praticamente uma touca de aviação.
Os carros ficam expostos como em uma grande garagem, cada um com sua placa de informações com ano, modelo e marca. Mesmo não sendo apaixonada por carros como meu anexo querido, eu não resisto a um carrinho clássico. Lembro que a primeira vez que vi um desses foi numa miniatura do Kinder Ovo. Não tem como não se encantar. Com grandes placas de logos de carros espalhados pelo ambiente e imagens de época nas parede, fica impossível não entrar no clima.
Tem modelo para todos os gostos, dos grandiosos / trambolhudos cadilacs, a essa paixão da Ford que era carro da fábrica de Matte Leão. Dá muita vontade de tirar foto de cada detalhe de cada carro, as peculiaridades de cada um é uma paixão.
O Museu do Automóvel foi fundado em 1976 para expor o acervo dos sócios da CAAMP – Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná que havia sido fundado em 1968. Com um acervo que ultrapassa 150 veículos, os modelos de exibição são trocados de tempos em tempos para ocupar as 70 vagas do museu.
Dica do Fora da Toca – Museu do Automóvel
Não deixe de levar a câmera para registrar esses carros antigos.
Se for de carro aproveite o estacionamento do Museu do automóvel para conhecer o Parque Barigui, que é do outro lado da rua.
Informações importantes – Museu do Automóvel
Ingresso
R$ 10 (valor 2016)
Horário
De 3ª a 6ª feira: 13:30 as 16:45
Sábados, Domingos e Feriados: 10:00 as 12:00 e das 13:30 as 17:45
Endereço
Av. Cândido Hartmann, 2300 – Parque Barigui
– informações históricas retiradas do site do Museu do Automóvel –
One thought to “Museu do Automóvel de Curitiba”