Passou pelo Mercado Modelo esperando que ele fosse tipo o Mercado Central de BH e se decepcionou? Fica triste não. Eu tenho a solução para os seus problemas. Se você está buscando algo a mais do que apenas lembrancinhas e redes, esse é o mercado para você.
O Mercado do Rio Vermelho, ou Ceasinha do Rio Vermelho, começou por volta de 1970 ainda em formato de feira, comercializando, frutas, peixes, carnes… e tendo até alguns restaurantes. O Centro de Abastecimento foi reinaugurado em 1986, a estrutura não muito mudou até 2004 quando uma grande reforma foi realizada. A elétrica, hidráulica e todos os corredores foram renovados.
Em 2012, devido a problemas graves com a vigilância sanitária apontados em 2010 as antigas estruturas foram ao chão, dando espaço para um novo e moderno mercado inaugurado em 2014 com mais de 130 boxes, separados por 6 seções: Açougue, Peixaria & Produtos Típicos; Hortifruti; Artesanato & Petshop; Empório Bazar & Gourmet; Floricultura & Serviços; e Restaurante & Lanchonete além disso um bom estacionamento com 240 vagas foi criado para facilitar vida dos visitantes.
As diversas lojas matam todos os tipos de desejo. De tapiocas à acarajé congelado. Chapéus de palha, bolsas, flores, e algumas lembrancinhas diferentes das tão “normais” encontradas em outros lugares. O mercado merece uma visita com calma para você poder comparar preços. Acredite, apesar de já ter preços mais baratos, o mercado pode te surpreender ainda mais se você der uma pesquisada nos preços das lojas.
A loja de palha foi uma mão na roda para nós, precisávamos de chapéus pois tínhamos torrado no sol, e lá pudemos achar alguns modelos, dos mais simples aos mais estilosos, inclusives uns diferentões. Ah, as piadas dos meus parentes nordestinos…
Sem dúvida boas compras te aguardam no Mercado do Rio Vermelho, pacotes com tapiocas temperadas de diversas formas e torradinhas como biscoito são uma tentação. Castanhas, cocadas, queijo desidratado, frutas frescas e até um chaveiro. Praticamente tudo você encontra lá. E se por acaso você estiver com fome o mercado tem alguns restaurantes e cafés para tratar disso.
Dica do Fora da Toca – Mercado do Rio Vermelho
Ama a cocada baianinha como eu? Não deixe de procurar os potes que vêm com 45 unidades a uns 27 reais. As cocadas não vêm nas caixinhas de papel, estão apenas embaladas em saquinhos, mas pelo preço SUPER vale a pena.
Informações importantes – Mercado do Rio Vermelho
Endereço Ceasinha – Av. Juracy Magalhães Júnior, 1624 – Rio Vermelho
Horário
segunda a sábado – 7h – 19h
domingos e feriados – 7h – 14h
informações históricas retiradas do site do Mercado do Rio Vermelho