Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Mercado Modelo de Salvador

De frente para o famoso elevador Lacerda está o Mercado Modelo de Salvador, a construção em estilo neoclássica é tombada pelo IPHAN. Sua estrutura abriga mais de 263 lojas. O maior foco do mercado é o artesanato e lembrancinhas para turistas. Mas não é só de lojinhas que o mercado vive no segundo andar é possível apreciar dois antigos e famosos restaurantes, Maria de São Pedro ( que eu já falei nesse post aqui ) e o Camafeu de Oxóssi.

restaurante Maria de São Pedro
no Maria de São Pedro você pode comer lá fora com vistão e sol, ou dentro com sombra hehe
moqueca fantástica no restaurante Maria de São Pedro
moqueca fantástica no Maria de São Pedro

O mercado foi inaugurado em 1912, devido a necessidade de um lugar que abastecesse a Cidade Baixa. Lá era possível encontrar diversos itens, de frutas a carnes. Em 1969, um enorme incêndio obrigou o antigo prédio a ser demolido, hoje a antiga localização do mercado tem uma escultura de Mário Cravo Neto no lugar.

o monumento onde ficava o Mercado é esse a esquerda
o monumento onde ficava o Mercado é esse a esquerda

Enquanto o mercado passou a operar em 1971 seu atual lugar. Ainda assim em 1984 outro incêndio atingiu suas estruturas, que após reforma foi reinaugurado.

vista do Mercado Modelo da Cidade Alta
vista do Mercado Modelo da Cidade Alta

Eu, particularmente esperava muito mais do Mercado Modelo, afinal meu ponto de referência sempre é o Mercado Central de BH, um lugar extremamente movimentado, com comidas típicas, restaurantes e lojinhas de todos os tipos. Mas acho que o item que mais senti falta foi de lojas focadas em comidas típicas e regionais. Se você também gosta desses itens, clica aqui e confira um mercado em Salvador que supre essa necessidade.

lembrancinas a venda no Mercado Modelo de Salvador
quadros e roupas também podem sem encontrados no Mercado Modelo

As lembrancinhas variam bem de preço e como todo bom mercado vale bater um pouco de perna para encontrar o valor mais em conta. Até porque a maioria das lojinhas tem as mesmas lembrancinhas e artesanatos com pequenas diferenças. A galera funciona negociando, não custa nada tentar. Há quem diga que já conseguiu mais de R$100 de diferença negociando.

lembrancinas a venda no Mercado Modelo de Salvador
lembrancinas para todos os gostos
miniaturas orixás prateados Mercado Modelo
o dia que eu souber o meu Orixá eu compro um desses, que para mim são as lembrancinhas mais lindas do Mercado

Comprei rede? Comprei, mas não foi no mercado. Lá no Pelourinho perto da sorveteria A Cubana comprei a minha por R$70, melhor investimento da vida. Rede é vida! A sensação que eu tenho é que o mercado precisa passar por uma revitalização, algo que o deixe mais atrativo aos turistas, pois todas as vezes que fui, tirando os restaurantes, achei ele muito vazio e caidinho. De qualquer forma é um lugar tradicional de visita para turistas, se estiver por ali, visite, mas não sofra se não conseguir ir.

placas do mercado modelo de Salvador
placas do mercado modelo

 

Dica do Fora da Toca – Mercado Modelo de Salvador

Não deixe de conhecer e experimentar a Moqueca do restaurante Maria de São Pedro. Se conseguir, pegue uma mesa na varanda e curta seu almoço apreciando a vista da Baía de Todos os Santos.

O Mercado tem Caixa 24h, e banheiros, informação boa para salvar numa emergência.

 

Informações importantes – Mercado Modelo de Salvador

Endereço  Praça Visc. de Cayru, s/n – Comercio
Horário
segunda a sábado – 9h – 19h
domingo – 9h – 14h

 

siga e compartilhe
Follow by Email
Facebook
Google+
https://foradatoca.com/brasil/bahia/salvador/mercado-modelo-de-salvador/
Twitter
Pinterest
Instagram

Deixe seu comentário ou dúvida

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.