Você sabe onde fica a ilha do Marajó?
Para minha grande surpresa ao contar sobre essa viagem, muitos amigos e conhecidos não faziam ideia da onde era o Marajó. Você pode até não saber, mas te garanto que já cansou de ver no mapa do Brasil. Então vou te situar rapidinho.
A ilha do Marajó faz parte do Pará. Lá em cima do nosso mapa. Essa nada pequena ilha, é a maior ilha fluviomarinha do MUNDO medindo 40.100 km² .
Fluviomarinha pois ela é banhada tanto por rios, quanto pelo mar ao mesmo tempo, legal né?
Como podem reparar no gif, e na quilometragem descrita, a ilha é enormeeeee. Suas principais cidades são Salvaterra e Soure, essa última considerada a capital da ilha.
Marajó também é conhecida pela grande quantidade de búfalos que lá habitam, são tantos que a média é de 2 por habitante, deixando a ilha com seus 320mil búfalos ( aproximadamente ) atrás apenas da Índia em quantidade no mundo. Mas a história dos búfalos vou deixar para outro post.
Agora que já estamos todos situados no mapa do Brasil bora para as dicas para quando forem visitar o Marajó.
Como ir para a ilha do Marajó?
Se você não é rico fazendeiro ou tem contato com um deles para chegar de avião, as opções que te restam são pela água mesmo.
Caso não tenha planos de levar carro para o Marajó, recomendo ir de Expresso Golfinho da Master Motors. A travessia de Belém até Soure leva 2h. O barco é super confortável, e com boa vontade das condições climáticas é um passeio mega tranquilo. Se você clicar aqui pode ler meu post completo sobre a travessia com todas as dicas de compra de passagem etc.
Agora se você for levar seu carro para o Marajó, só indo de balsa mesmo. Aí a travessia fica mais comprida, cerca de 3 horas e alguma coisa e muito menos confortável, mas você chega do mesmo jeito. Os valores da travessia com a balsa da Henvil Navegação vai depender do seu transporte, carro, moto, ônibus etc… e detalhe, além dela sair de outro porto em Belém, ela deixa você em Camará, e o percurso até Soure ou Salvaterra tem que ser feito por estrada.
Como andar na Ilha do Marajó
TÁXI
Como eu disse antes, Marajó é uma ilha enormeeee, e mesmo a “capital”, Soure, não é toda asfaltada. Devido a qualidade do terreno nas cidades, os carros sofrem por lá, o que faz com que a manutenção dos mesmos seja cara e complicada já que tem que ir a Belém pra isso. Por conta dos altos custos, o valor tabelado dos táxis é bem salgado! Assim que você aporta em Soure diversos taxistas estão a espera para te levar ao seu hotel.
CONTATO DE TÁXIS
Luciano | 91 8872-3636
Anésio | 91 8569-8501
Moto-táxi
Muito mais em conta que os táxis, principalmente se você estiver sozinha, os Moto-Táxis são bem comuns por Soure, eu tenho medinho de andar de moto então deixei essa missão com dona Vivi.
CONTATO DE MOTO-TÁXI
Thiaguinho | 91 8481-8803 | 91 8987-8031
Bicicleta
Não sabe andar de bike? Corre que ainda dá tempo, aprenda antes de ir para o Marajó. Acredite em mim, você vai precisar, é o meio de transporte mais em conta/rápido na cidade de Soure e resolve o deslocamento para a maioria dos passeios.
Outra vantagem da bicicleta é sua autonomia para rodar para onde quiser, e voltar quando quiser. Na praia da Barra Velha por exemplo, não tem sinal, então é preciso combinar com antecedência com o motorista do taxi ou moto-taxi, um horário para o resgate.
As ruas em Soure não tem nomes, mas números. Para se achar, basicamente você conta quantos cruzamentos vai passar. Mas não conte com muitas placas de sinalização, mesmo parecendo simples a gente se confunde, e foi assim que não achei a sorveteria da Dona Cecilda. Mas o GPS do google maps funciona maravilhosamente bem, vai na fé que é de boas.
Soure x Salvaterra
Se você estiver em Soure ou Salvaterra, e quiser conhecer a cidade oposta é preciso pegar a balsa que leva apenas 10 minutos para atravessar o rio Paracauari, ela funciona diariamente. Essas são as duas maiores cidades da ilha, onde a maioria das pousadas e hotéis ficam.
EM QUAL CIDADE SE HOSPEDAR
Tudo depende dos seus planos, claro, mas por conta de infraestrutra e atrações eu sugiro ficar em Soure. As opções de estadia são diversas, nós ficamos na Pousada O Canto do Francês, que é super bem localizada, muito confortável e com um café da manhã divino.
Clica aqui para conferir como foi a estadia.
Onde comer no Marajó
Sorvete
Um dos meus (vários) vícios adquiridos nessa viagem foi o sorvete de leite de búfala, é muito maravilhoso! O lugar tradicional de comer esse sorvete é na Ilha Bela Pousada e Restaurante, que fica de frente para o rio e tem lugar privilegiado para curtir o pôr do sol em Soure. Além disso você pode dar a sorte de encontrar com o garoto propaganda do sorvete, o famoso búfalo Alemão.
Comida Local
Se você quer conhecer pratos típicos da Ilha do Marajó, um lugar bem tradicional é o Solar do Bola. O cardápio tem muitas opções, desde pratos super comuns, a pedidos bem locais, tipo pratos a base de carne de búfalo ou o exótico Turu. Que eu comi!
Clique aqui para ver o post completo de comidas do Pará.
Passeios e Atrações
Como falei antes, boa parte dos principais atrativos da ilha do Marajó estão em Soure. Mas isso não deixa Salvaterra atrás com outras opções tão interessantes quanto. Vou listar para vocês o que fica de cada lado, mesmo que um pouco afastado do centro de cada cidade.
Soure
Praia do Pesqueiro
A 10km do centro de Soure, a praia do Pesqueiro é umas das praias mais famosas da Ilha. Devido a distância acabei não indo de bicicleta, mas na próxima visita não deixarei de visitar.
Praia de Barra Velha
Sendo a praia mais perto da cidade de Soure, apenas 3,5km do centro é de se esperar furdunço e caos, mas a Praia de Barra Velha entrega um pedacinho de paraíso acessível e próximo para todos.
Clique aqui para ver o post completo.
Praia do Caju-Una
Longe pra dedéu do centro de Soure, 15,5km, mais ou menos 30min de carro, 50 min de bike, será que terei coragem de pedalar até lá? A Praia do Caju- Una é a mais distante do centro, sua paz e tranquilidade faz com que seja considerada paradisíaca.
Praia do Céu
Igualmente longe do centro de Soure como a praia do Caju-Una porém um cadim menos. A praia do Céu tem seu acesso feito por barco, dela é possível chegar caminhando pela areia até a paria do Caju-Una.
Praia do Goiabal
Localizada dentro das terras da Fazenda São Gerônimo, a praia do Goiabal é gigantesca e mágica!!! Atualmente seu acesso só é permitido através dos passeios oferecidos pela fazenda
Fazenda Mironga
conhecida pela fabricação de leite de bufala e derivados a Fazenda Mironga oferece visita em suas terras, com direito a degustação dos itens que produz. Mas atenção tem uma quantidade mínima de 3 visitantes para que a visita aconteça, ou seja, as solitárias eu e Vivi, demos de cara na porta. Ainda assim curtimos um pouquinho do jardim da fazenda e visitamos a lojinha que eles tem, onde você escolhe o que quer, leva e deixa o dinheiro na caixinha.
Clique aqui para ver o post quase completo.
Fazenda São Gerônimo
Talvez a fazenda mais famosa do Marajó, eles oferecem passeio com búfalos e caminhada pela fazenda que tem diversos cenários lindíssimos de tirar o fôlego. Lá inclusive, que aconteceu a terceira edição do reality No limite. Durante a caminhada pelas terras você ainda pode esbarrar com os totens utilizados.
Clique aqui para ver o post completo.
Ateliê Arte Mangue Marajó
A cerâmica marajoara é das mais famosas do Brasil, e se você, assim como eu ama uma arte regional, você não pode deixar de visitar o Ateliê. Além das dezenas de opções de cerâmicas para compra, desde xícaras, pingentes a grandes esculturas, você pode fazer uma aula de cerâmica marajoara e mergulhar por algumas horas na cultura local.
Clique aqui para ver o post completo.
Curtume arte Couro Marajó
Outra arte bem tradicional da Ilha são os trabalhos em couro de búfalo. No curtume arte Couro, além de você visitar a loja que é cheia de opções de bolsas e calçados, você pode conhecer todo o processo de preparação e fabricação das peças.
Clique aqui para ver o post completo.
Mãos Caruanas
A Mãos Caruanas produz Jóias Naturais em Cerâmica com inspiração nos desenhos milenares deixados pela civilização Marajoara. Além de outros artesanatos locais, vale muito a visita.
Igreja Católica Matriz
Mercado Municipal de Soure
Conhecer a polícia montada de Soure e o Baratinha
Salvaterra
Devido a um burro erro de planejamento meu, fiquei menos dias do que deveria na ilha, não consegui visitar Salvaterra e suas praias e atrativos. Mas vou dar um resumão aqui.
Praia Grande de Salvaterra
Considerada a principal praia da ilha do Marajó, tem uma boa infra de bares e restaurantes. Ta na lista agora na próxima visita.
Praia de Joanes
Além da praia lindíssima, Joanes abriga as ruínas da Igreja construída pelos padres franciscanos. As ruínas sofreram diversas depredações através dos anos como o roubo de blocos e pichações, até chegarem ao atual estado.
Furo do Miguelão
O furo do Miguelão é um “atalho” por um iguapó feito por locais, muitos anos atrás para conectar dois lados do rio. O passeio acontece por barco com direito a mergulho. Esse está SUPER na lista na minha volta ao Marajó.
O Museu do Marajó
Recentemente reformado e reaberto depois de 2 anos de obras, o Museu do Marajó, fica na cidade de Santa Cruz do Arari a uns 70km do centro de Salvaterra. Apesar da distância o material exposto, num acervo de mais de 4 mil peças parece incrível. Uma das coisas mais interessantes no museu é o apelo a interação do visitante e a possibilidade de tocar em diversas instalações.
O Museu do Marajó foi fundado e dirigido pelo Padre jesuíta Italiano, Giovanni Gallo de forma informal em 1972. O antigo prédio que abrigava o museu era uma fábrica de óleo vegetal, e agora lindamente reformado está irreconhecível.
O que levar, e esperar ao ir para a Ilha do Marajó
Disposição e pernas para que te quero
Como falei anteriormente, coxas e pezinhos preparados para andar e bicicletar pela ilha são essenciais para conhecer e curtir esse destino. A não ser que você conte com transfer, carro particular ou banque as bandeiradas tabeladas dos táxis de lá.
Filtro solar obviamente
sem mais delongas, leve e passe. Chapeuzinho vai bem também, com cordinha para não sair voando.
A tal da chuva paraense
Sabe aquele papo de “nos vemos depois da chuva” que dizem de Belém ? Então, ele se aplica igualmente no Marajó, por isso, esteja preparado para pancadas (ferozes) de chuva aleatórias durante o dia. Minha dica levar uma boa capa de chuva para sua mochila ou aquelas mochilas impermeáveis tipo saco estanque, na minha opinião o saco é mais garantido, principalmente se você tiver vários eletrônicos.
Um mosquito incomoda muita gente….
Os famosos carapanãs do norte não tem bom senso nem horário de trabalho, mesmo de manhã com sol e vento os danados fizeram questão de marcar presença na praia. Um bom repelente é importantíssimo na sua mala de viagem, assim como um antialérgico (para qualquer viagem na minha opinião). Aviso logo que os famosos OFF e Repelex não serviram de nada nessa batalha ingrata, o único que fez efeito foi o ZAZ. Já nas dicas dos moradores locais, eles recomendaram o Óleo Capilar Rosental Mutamba que vende em qualquer farmácia por lá e custa uns 5 conto, dica de local é sempre tiro e queda.
Búfalos everywhere
Não se assuste ao dar de cara com búfalos pela cidade, é extremamente comum, sozinhos ou em bandos, descansando na sombra ou capinando, é certo você tropeçar com algum, mas fique tranquilo eles não dão a mínima para nós. Eventualmente a noite você pode tomar um susto com um deles nas sombras assim como eu tomei, mas não foi nada além de susto besta mesmo, ele continuou deitado me vendo passar.
Fiu fiu!
Esse item na verdade é praticamente um pedido de ajuda a todos os biólogos de plantão. Quando o sol se põe e os sapos começam a cantar nas valas da cidade, uma espécie em especifico assovia como ser humano, é bem estranho, e até hoje foi o único lugar que escutei esse som. Quem souber o sapo responsável agradeço para matar minha curiosidade.
$$ Dinheiraaaaa
Apesar de praticamente todos os estabelecimentos terem máquina de cartão de crédito, inclusive as barraquinhas da praia de Barra Velha, o sinal nem sempre é de confiança, então é bom levar algum dinheiro vivo para evitar dor de cabeça.
Operadoras de celular
Vocês podem imaginar minha alegria ao chegar no Marajó e escutar a piadinha enquanto esticava meu braço com o celular procurando sinal na porta da pousada, “seu celular é TIM? ihh aqui é te enganei, não funciona” então se puder, vá com Claro ou Vivo para garantir alguma conexão, ou simplesmente se desligue do mundo e seja feliz hehe.
Você tem mais alguma dica para que vai visitar o Marajó?
Compartilhe com a gente nos comentários, que conforme a lista for crescendo vamos atualizando a postagem por aqui também!
Na px visite nosso espaço em Salvaterra: o Marajó Acqua Park.
Pode deixar! Vou anotar na lista =)