A força da natureza fascina e atraí, das minhas viagens talvez as cataratas de foz tenham sido a potência mais impressionante que eu já presenciei. É muita água, e muito volume. A paisagem parece ter saido de um filme do Indiana Jones ou dos livros antigos descrevendo terras selvagens desconhecidas no novo mundo. Dizem que o mundo do 1º Avatar tem forte inspiração pelas cataratas, tendo dito tudo isso. Como dizer não a uma possibilidade de chegar mais perto ainda? de sair das passarelas e trilhas e sentir literalmente na pele essa energia de quase 1,5 milhão de litros por segundos (vazão média).
Os dois lados das cataratas, brasileiro e argentino, oferecem passeio de barco até as quedas d´água, cada um do seu lado, são passeios diferentes porém parecidos.
O macuco safari fica dentro do Parque Nacional de Foz do Iguaçu, e é uma das várias paradas do ônibus panorâmico que você pode embarcar no centro de visitantes. Uma curiosidade, que matei assim que cheguei, é o nome da atração. Não sei porque eu sempre pensei que macuco era um macaco haha, mas na verdade é um ave, bem simpática, que lembra uma codorna, e coloca ovos nas margens do rio.
O passeio começa super perto da sede do Macuco Safari, onde você embarca em um trenzinho elétrico, impressionante a falta de ruído nesses transportes elétricos. Passeamos por alguns metros no meio da reserva do parque, onde podemos ver vários tipos de árvores e com sorte alguns animais.
O trenzinho para em uma trilha onde você pode optar por seguir pela trilha ou seguir com o jipe até a outra sede, próxima do rio. Desse ponto em diante trocamos o simpático carrinho elétrico por um forte jipe a diesel para encarar a ladeira até o ponto final, mas é um pedaço bem curto.
A sede do rio conta com uma lojinha, banheiros e armários para você alugar e guardar sua mochila e outras tralhas. Curiosamente, apesar de venderem capas na lojinha, não tinham a capa para celulares por lá, um item que recomendo fortemente. Uma dica importante, aceite que você vai se molhar. Abrace a água seja a água hahaha. Ou seja a capinha de 5 reais não vai adiantar absolutamente nada e ainda vai ficar toda grudada te transformando em um bife a vácuo..Para evitar esse desconforto da embalagem a vácuo, vai logo só de roupa de banho ( se for possível, claro).
Caso você não tenha câmera ou capinha do celular à prova d´água a equipe da macuco faz vídeos e fotos dos visitantes no barco durante o passeio. Registros esses que são pagos a parte. Para chegar ao cais láaaaa em baixo contamos com um plano inclinado, do contrário seria uma escadaria gigantesca ( igual ao do lado argentino). Os barcos vão enchendo por ordem de chegada, para quem interessar, a proa do barco, parte da frente, é onde mais bate e mais molha, já a proa , parte de trás é mais estável, mas fica tranquilo, eles vão dar um jeito de molhar todo mundo de uma forma bem uniforme.
A parte de barco do passeio dura aproximadamente 30 minutos, ida, “banho” e volta. Se tem passeio de barco eu já fico feliz, lembra muito minha infância, som do motor, barco batendo na ondulação. Diferente do que você pode esperar, o barco não vai até as quedas onde a passarela do parque fica.
Molhado você fica de qualquer jeito, já que as ondulações respingam dentro do barco e aquele pozinho de água que saí das cataratas pode parecer inofensivo mas molha legal! Tudo muito bom tudo muito bem, você chega super perto de uma das quedas, simplesmente lindo, o barco afasta um pouco e você vẽ a equipe colocando uma roupa plástica, misto da roupa de chuva de motoboy com aquelas de caçar baleia.
Isso é um claro sinal de AGORA SIM vamos nos molhar. o barco não só chega perto da queda, ele entra por trás da queda de todas as formas possíveis para ensopar cada centímetro quadrado do barco e de nós no barco.
As saídas podem ser um pouquinho diferentes conforme as vontades da natureza. Voltar de alma lavada não tem preço, é uma experiência maravilhosa.
Macuco Safari | Dica do Fora da Toca
Além da dica da capa de chuva que já contei mais acima na postagem, uma incrível que descobri foi que o “RE RIDE” ( repetir o passeio ) é possível lá no cais mesmo, e por 50% do valor inteiro, tentador não é mesmo?
Além do famoso passeio de barco o Macuco Safari ainda oferece outras opções como rafting, selva e cachoeirismo, tanto de forma individual quando em pacote com o barco.
Macuco Safari vale a pena fazer?
O passeio é delicioso, e os 30 minutos parecem passar em um piscar de olhos. O visual e a energia das águas é impressionante você sai renovado. Sejamos sinceros, não é um passeio super baratinho, principalmente se você for em família, mas sem dúvida será uma lembrança mágica, com muitas risadas.
Informações Macuco Safari
Fique por dentro dos valores e pacotes pelo SITE ou pela página do Instagram deles.
INGRESSOS Macuco Safari
HORÁRIOS |
De segunda a sexta das 09h às 17h
Sábado e domingo das 08h30 às 17h
TELEFONE | (45) 3574-4244 | (45) 9134-4168
E-MAIL | comercial@macucosafari.com.br
ENDEREÇO | BR 469, km 25 – Parque Nacional do Iguaçu – Foz do Iguaçu/PR