Por que eu devo comprar um seguro viagem?

Para alguns pode parecer a coisa mais óbvia da vida, para outros uma questão de outro mundo. Ultimamente eu e muitas amigas blogueiras temos visto uma certa resistência das pessoas em adquirir seguro viagem. Resolvi sondar um pouco para entender o que está acontecendo e tentar quebrar essa resistência.

Muitas pessoas só compram o seguro porque o país de destino O-BRI-GA quem entra ter seguro viagem, mas vamos pensar um pouco… certas coisas não precisam ser feitas só porque somos obrigados.

Sobre os países que somos obrigados a ter seguro para entrar confira sempre quais as carências e coberturas que eles exigem. Na europa existe um tratado chamado Schengen, um acordo feito entre países da Europa que especifica algumas exigências com os turistas. Por exemplo se você for viajar para algum país na Europa, um seguro viagem de pelo menos € 30.000 é obrigatório. Para cobrir imprevistos, despesas médicas e até repatriação. Os países desse acordo são (em ordem alfabética):
Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Liechtenstein, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça. Além dos países do tratado de Schengen ainda temos Cuba, Venezuela e Austrália que exigem seguro, cada um com suas condições específicas.

“mas nunca me pediram comprovação do seguro na entrada nesses países.”
– (ler com vozinha irritante) –

Não importa. Simplesmente Faça!

O seguro é uma parcela mínima no custo geral de uma viagem, e sinceramente uma economia se você for pensar em tudo que ele pode te salvar. ÓBVIO que ninguém quer usar o seguro, afinal, isso é sinal que algo deu errado, mas concordam que é melhor estar protegido do que ser pego com as calças na mão, não é mesmo?

Claro que existem vários tipos de seguro, e é preciso conferir com cuidado o que cada modelo cobre. Para comprar você normalmente precisa informar quantos dias vai passar fora, sua faixa etária ( os preços variam com a idade ) e para onde você vai. Lembre-se de contar o dia que você sai daqui, e o dia em que você chega de volta. Já vi gente com problema de mala extraviada, que o seguro não cobriu, por que colocou nas datas do seguro como data final o dia que partia do destino das férias e não o dia que chegava ao Brasil (ou qualquer que seja o destino final).

Sei que 90% pensa na mala cheia de compras extraviada quando falamos em seguro, mas muito mais importante que isso é pensar no atendimento médico, uma simples consulta pode custar uma fortuna se você não estiver coberto por um seguro adequado.

 

Seguro Viagem ou Assistência Viagem?

Bom, essa diferenciação existia até 2016 quando foi implantada uma padronização dos seguros vendidos. Mas vou explicar como era antes:

Apesar de parecerem ser MUITO parecidos, a diferença era clara no bolso do assegurado, não pelo preço na hora da contratação, mas o gasto para caso fosse necessário usar. No seguro viagem era você que bancava todas as despesas decorridas do uso do seguro e só era reembolsado quando voltava e comprovava todos os gastos. Já com a Assistência Viagem você ficava tranquilo. Pois você contratava um pacote de serviços e benefícios já incluídos, ou seja sem precisar gastar um centavo do bolso, já que todas as despesas eram cobertas pela assistência viagem e sua rede credenciada.

Depois de 2016, começou a valer a resolução 315/2014 criada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), – órgão que regulamenta e fiscaliza a venda de seguros no Brasil.  A resolução determinou que, o seguro viagem e a assistência viagem se tornassem uma coisa só, assim hoje em dia temos APENAS o Seguro Viagem ( que engloba as duas versões antigas Seguro + assistência ).

3D de mão direita quebrada com a queda de um dormente de trem
3D de mão direita quebrada com a queda de um dormente de trem

Sendo assim na hora da emergência o viajante pode escolher entre acionar a seguradora para ser atendido em uma rede conveniada, ou ir a um hospital de preferência e ser reembolsado depois que retornar da viagem. Além disso tem alguns detalhes se tornaram obrigatórios em TODOS os seguros:
Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem (DMHO) em viagem nacional ou internacional;

Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem ao exterior (DMHO) em viagem ao exterior, Traslado de corpo, Regresso sanitário, Traslado Médico, Morte em viagem, Morte acidental em viagem, Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem.

Isso é o básico que os seguros hoje em dia são obrigados a cobrir, claro que cada empresa e cada pacote oferecido pode abranger outros itens e diferentes valores de seguro.

 

Causos

Pensar no pior é importante. Me contaram um caso que aconteceu agora em 2018, de um garoto que morreu na Europa fazendo um mochilão. Sem seguro. A família teve que fazer uma vaquinha online e pedir ajuda às embaixadas para conseguir trazer o corpo de volta, pois traslado de corpo custa assim por baixo 10mil reais, só para você saber. Olha que perrengue em uma hora delicada para a família.

dedão levemente lesionado
dedão levemente lesionado

 

 

Algumas marcas de seguro mais conhecidas

Para dar uma ajuda aos nossos leitores segue uma lista com a principais empresas de seguro que nós brasileiros usamos:  Assist Card, Travel Ace, Affinity e Porto Seguro. Se não me engano já usei todas menos a Porto Seguro. Para minha sorte nunca precisei ativar o seguro em minhas viagens e sinceramente espero continuar assim hehehe.

Já li caso de blogueiro que foi buscado no hotel e levado ao hospital porque passou mal, tudo coberto pelo seguro, alergias, intoxicação alimentar, gripes, viroses, tem caso para cada um dos itens citados. Tenho pessoas próximas que foram bater no hospital depois de machucar o ombro jogando waterpolo, e foi não só atendido na emergência como ainda voltou algumas vezes para terminar o tratamento até ficar 100%.

 

 

mão direita pós cirurgia para colocar os ossinhos no lugar
mão direita pós cirurgia para colocar os ossinhos no lugar

Tem caso de seguro que deu ruim?

Sem dúvida, por isso é importante escolher uma empresa de confiança na hora da contratação e não apenas um bom preço. Minha conhecida por exemplo mesmo tendo um seguro viagem, quando foi assaltada no Uruguai quebrou a bacia, e o seguro não queria cobrir a hospedagem dela, até ela poder viajar de volta. Por sorte, ela tinha amigos por lá e teve onde ficar. Nesses casos guarde todos os comprovantes para mais adiante poder acionar a empresa judicialmente.
Pessoas mais idosas podem comprar seguro viagem?
Sim, existem planos específicos para faixas etárias mais avançadas, claro que acabam sendo seguros mais caros né.

Esportes radicais e aventura
Assim como para turistas mais idosos os seguros para pessoas que vão praticar esportes radicais normalmente tendem a ser mais caros, afinal o risco é consideravelmente maior.

Verifique com cuidado com a seguradora se o seu esporte em questão está na lista que o seguro cobre. Não vá pensando que RADICAL é apenas paraquedas, ou basejump ok? Surf, trakking e até safari entram no quesito ra-di-cal / aventura. Então confira direitinho se seus planos aventureiros estão cobertos.

coluna + leve escoliose e lordose
coluna + leve escoliose e lordose

Esse post além de informativo tem um leve “JABÁAAAAAAA”
Para quem não conhece a gíria, Jabá é um anuncio patrocinado, no caso não fui paga para fazer a propaganda, mas estou aqui para divulgar uma parceria. Graças ao blog fazer parte da RBBV o Fora da Toca agora é parceiro da Seguros Promo.

 

O que é a seguros promo?
A Seguros Promo é um empresa grupo Belvitur com mais de 53 anos de atuação no setor de viagens. Com objetivo de oferecer os melhores produtos e valores eles negociam com as principais seguradoras de seguro viagem do país, podendo assim oferecer excelentes preços de seguros para cobrir todas as suas necessidades. No site da Seguros Promo você pode selecionar para ver a melhor opção de custo benefício, selecionar por seguradora ou apenas por maior ou menor preço.

 

E o que você ganha com essa parceria?
Nossos seguidores queridos podem usar nosso código de desconto na Seguros Promo, um simpático desconto de 5%, que tal? Além de você não pagar nada a mais, ainda ajuda o blog com uma pequena comissão, sim estamos tentando uma hora quem sabe poder viver de blog. Então use o código FORADATOCA5 e aproveite os 5% desconto na Seguros Promo.

 

Dúvida na hora de fazer o seguro?
Como diz minha mãe, não seja pobre orgulhoso, está com dúvida? inseguro com sua escolha? Não deixe de entrar em contato com a seguradora contratada, agência de turismo ou grupo de seguros. Já fiz seguro com várias empresas e sempre fui prontamente atendida quando tive dúvidas.

E você já teve que usar o seguro? Como foi sua experiência? Conta pra gente!

 

– fonte de informações técnicas site Seguros Promo | Raios-X e similares – imagens minhas pessoais de acidentes que não tiveram nada a ver com viagens (ainda bem!) –

2 thoughts to “Por que eu devo comprar um seguro viagem?”

Deixe seu comentário ou dúvida

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.