Não temos Halloween no Brasil, mas isso não quer dizer que não adoramos ter mais uma data no ano para nos fantasiar. De origem pagã do dia das bruxas ou Halloween é baseado em uma celebração celta chamada Samhain, onde os mortos eram homenageados. Para eles o lugar dos mortos era um lugar de felicidade total, onde não tinha fome nem dor. A proposta da comemoração mudou bastante com o passar dos anos. Apesar de ser efetivamente celebrado dia 31 de outubro a decoração e outras comemorações menores ocorrem durante todo o mês de outubro. Parques como Six Flags, Disney e Universal tem seus próprios eventos assustadores ( ou nem tanto ) durante o mês e arrastam multidões.
Como me planejei para ir a Nova York no final de outubro fiz questão de participar da parada de Halloween mais tradicional de Manhattan a Village Halloween Parade. A parada é tão grande que é até transmitida ao vivo pela TV! Em pensar que no começo a parada era noticiada apenas em um pequeno artigo no The New York Times.
A parada do Village começou de forma simples em 1974 com o morador do Greenwich Village fabricante de máscara e marionetes Ralph Lee, ele ia de porta em porta com seus filhos e amigos pedindo doce ou travessuras. No ano seguinte a caminhada o cresceu graças ao Theater for the New City, como parte do projeto City in the Streets. Depois do 8º ano, os participantes chegaram a 100.000 e a artista e produtora Jeanne Fleming tomou conta do evento, trabalhando com a comunidade local e a polícia para garantir a qualidade e preparando-o para crescer ainda mais. A parada hoje em dia é a maior do gênero e já foi eleita por festivais internacionais como o “melhor evento do mundo” do dia 31 de outubro. Hoje a Village Halloween Parade arrasta cerca de 60.000 participantes e 2 milhões de espectadores e está listada nas 100 coisas para se fazer antes e morrer.
Como fazer parte da Parada!
A regra da parada é bem simples, só as pessoas fantasiadas podem participar e devem se concentrar perto da Canal St. cedo. Se você não tem fantasia pode ser candidatar a ser um voluntário para movimentar um dos bonecos gigantes, ou se você participa de alguma banda pode tentar uma vaga na banda da parada. Claro que não poderia faltar um concurso de fantasia não é? Eles dizem ser muito difícil escolher pois as fantasias são muito criativas, mas escolher é preciso! As fantasias são que cair o queixo! 90% super criativas e bem produzidas, e é super gostoso você reconhecer as personalidades / personagens representados.
O recomendável é chegar entre 19h e 21h para não perder a parada. Sendo que 21h acaba, então chegue antes das 19h. Tentei chegar o mais cedo possível para fazer boas fotos das fantasias. Durante todo o dia 31 a cidade parece entrar em outro ritmo. Famílias passeiam com as crianças fantasiadas, ou até se fantasiam junto. Pude ver nos quarteirões perto da onde fiquei, grupos de crianças de tarde entrando e saindo de lojas pedindo doce ou travessuras.
Até eu ganhei doce! Uma moça estava nas escadarias de um prédio perto do apartamento que eu fiquei, e como eu estava fantasiada ela me ofereceu, achei muito legal! Claro que com tanta coisa para ver em Nova York eu me atrasei um pouquinho, saí fantasiada desde a casa do meu amigo no Brooklyn até a boca da parada. É sem dúvida uma energia muito boa e leve, acho que todo mundo vira um pouco criança nesse dia.
Acabou que fui sozinha, Gus e Angélica estavam presos no trabalho. Mas nós fomos numa festa uns dias antes, como eu disse o mês todo rolam comemorações. Sobre a minha fantasia, AMAZON, encomendei pela internet, próxima vez juro que peço uma igual da Angélica, é mais quentinho…
O clima da parada é muito legal, grupos enormes chegam em hordas com fantasias combinando, as saídas do metro não param de transbordar de gente, é impressionante o fluxo de pessoas e o mais incrível, em nenhum momento eu vi nenhum tipo de confusão. Todo mundo pede para tirar foto com todo mundo, as fantasias são super, SUPER, bem produzidas, a temperatura amena de outubro ajuda sem dúvida. Imagina aqui no carnaval ficar todo coberto, simplesmente NÃO ROLA!
No final o Gus encontrou comigo e devido a multidão saímos a pé da parada até algum metro mais vazio. Ainda deu tempo de comer uma fatia de pizza no caminho e descobrir mais fantasias legais. Tinha um cara que se fantasiou de saco de lixo, saia correndo pela rua e agachava perto das latas. Gus, estou aguardando sua fantasia de saco de lixo desse ano!
Se vale a pena?! A parte do desfile em si é bemmmm cheia mas anda bem, acho que qualquer um que tenha sobrevivido a um bloco de carnaval do Rio tira de letra! O clima é tranquilo e como já disse não vi confusões. A temperatura é super agradável, para minha fantasia nem tanto, coloquei umas blusas bem quentinhas por baixo. Poder fotografar e ver tantas fantasias legais foi um máximo! Todas as pessoas são super atenciosas e curtem saber que suas roupas estão fazendo sucesso. Em resumo, se puder ir, pelo menos uma vez, vá! E me conte depois como foi!