Bonito é uma cidadezinha no meio do estado do Mato Grosso do Sul. Considerado um dos melhores destinos para ecoturismo do mundo, Bonito é repleto de atividades das mais radicais às mais simples, mas sempre com uma leve pitada de aventura. Fomos com poucos dias para curtir o carnaval, mas no intuito de aproveitar o máximo possível! Sendo assim pesquisei bastante antes de fechar nosso pacote.
Para ajudar você, aventureiro, que quer curtir alguns dias (ou vários) em Bonito, o Fora da Toca preparou uma lista com as principais atrações, e nossa opinião sobre as quais fomos! Existem outras atrações, recomendamos você conferir com seu agente de viagem.
Projeto Jibóia
O projeto tem como objetivo desmitificar e alertar para a necessidade de proteção às cobras. Com muita irreverência, e uma de suas cobras enrolada no pescoço, Henrique conta um pouco da vida dele, como começou apenas as tendo como bichinhos de estimação e como isso evoluiu até o Projeto Jibóia, onde ele tenta remover o preconceito que tanta gente tem com as cobras. Confira aqui meu relato!
Abismo Anhumas
O Abismo Anhumas foi descoberto por um peão depois de uma queimada na região em 1970, apenas em 1999 que foi aberto para visitação. A entrada do abismo por onde descemos, apesar da grande fenda que vimos no deck, é mini e só passam 2 pessoas, realmente apertadinho. A descida tem 72m e o único acesso tanto para entrar quanto para sair é de rapel.
Confira aqui meu relato!
Boca da Onça
Esse está na minha lista para quando voltar a Bonito sem dúvida! Repleto de atrações radicais e um rapel de arrepiar qualquer um no meio do vale, o Boca da Onça não pode ficar de fora para quem gosta de fortes emoções. É um passeio para o dia todo.
Flutuação no Rio Sucuri
Ir a Bonito sem pensar em aproveitar as águas cristalinas para observar os peixes é quase impossível. Colocamos no nosso itinerário a flutuação no Rio Sucuri. As águas desse rio estão entre as 10 mais cristalinas do mundo!
Confira aqui meu relato!
Flutuação no Rio da Prata
Dizem ser a melhor opção para quem quer ver maior variedade de peixes do que no Rio Sucuri. Com água cristalina é um passeio para apreciação da natureza.
Lagoa Misteriosa
Está na minha listinha também. Não é uma atração aberta o ano todo devido a reprodução de algas da lagoa. Mas quando aberta para visitação é possível admirar suas paredes rochosas e água cristalina. Com mais de 220m de profundidade, a Lagoa Misteriosa oferece diversos tipos de atividade, para os mais experientes é possível fazer mergulho com cilindro.
Estância Mimosa
Nosso primeiro passeio em Bonito foi conhecer a Estância Mimosa e suas lindas cachoeiras. Algumas fazendas de Bonito optaram por fazer Ecoturismo em suas terras, com almoço, passeios a pé ou a cavalo entre outras inúmeras atrações.
Confira aqui meu relato!
Ceita Corê
Na língua tupi-guarani Ceita Corê significa – “Terra de meus filhos”. A fazenda tem uma bela sede tradicional. Assim como a Estância Mimosa o visitante pode fazer um passeio pelas trilhas para aproveitar as cachoeiras além de conhecer a nascente do Rio Chapena.
Rota Zagaia
A rota Zagaia foi mais ou menos, não recomendo para ninguém. Achei fraco, não teve nada de emocionante, e nem vista valeu tanto a pena assim. Parecia mais uma procissão de quadriciclo. Só dava para acelerar porque deixávamos o grupo na frente ficar longe para correr atrás. Achei os guias super desinteressados. Mesmo assim, você confere o nosso relato aqui!
Bote no Rio Formoso
Nosso passeio foi no Eco Parque Porto da Ilha, mas não é só de passeio de bote que o Eco Parque vive. Você tem várias outras opções para curtir o rio, pode ser de Boia Cross, Duck (que é tipo um caiaque), Stand up Paddle ou até mesmo fazer slackline por cima do rio.
Confira aqui meu relato!
Gruta do lago Azul
Cartão postal de Bonito, tem um azul deslumbrante, não se pode mergulhar mas admirar já é alguma coisa. Não fomos ao passeio, devido a chuva que impossibilitou o acesso para a Gruta no dia marcado para a nossa visita, mas sem dúvida pretendemos voltar à Bonito e ir lá.
Balneário Municipal
É bonito? É.
Tem água cristalina? Tem.
Tem peixinhos para você se enturmar? Tem.
Tem infra estrutura? Tem, dá para fazer churrasco e tudo.
Vale a pena? Não muito…
Confira aqui meu relato!
– algumas fotos foram retiradas dos sites oficiais e do CD do ECO Park Porto da Ilha para ilustrar o post –