Marco das 3 fronteiras

Assim que você desce do carro e começa a caminhar em direção a entrada, a fachada do marco das três fronteiras já chama atenção. A fachada assim como boa parte da cenografia ao entrar no marco é inspirada nas ruínas das antigas missões jesuíticas, que aconteceram na região durante os séculos XVI e XVII. Inclusive visitar as verdadeiras ruínas de San Ignácio está na minha lista para a próxima visita a Foz.

Você entra pela lojinha do marco que é recheada de opções de lembrancinhas. Te dizer que foram os melhores preços que vi entre todos os lugares que visitei, e o único em terras brazucas com alfajor vendendo, bem gostosos, com opção unitária ou caixa com 4. Confesso que enquanto escrevo estou me arrependendo de não ter trazido uma caixinha para mim, a difícil vida de quem quer emagrecer. Ao sair da loja a cenografia das antigas ruínas tomam o pátio até o arco que charmosamente emoldura a fonte com o obelisco.

O  marco oferece várias opções de alimentação e bebida. Vários desses “restaurantes” são harmonicamente camuflados com a cenografia, acaba que você só repara neles pelas filas.

Importante: compre sua ficha no caixa antes de fazer qualquer pedido, qualquer mesmo, até os carrinhos de pastel, raspadinha, churros e outros, estão todos atrelados às fichas da caixa.

Mais uma vez, a temática das 3 fronteiras/3 países é integrada ao cardápio, os preços são variados mas são ok.

O espaço é super bem estruturado, tem banheiro bom, com estante para deixar bolsa, pode parecer besteira mas quando você está carregada de tralhas é um baita diferencial. 

Para a criançada se soltar e gastar energia, eles tem um espaço tipo aqueles brinquedões de shopping, para subir, e escorregar até cansar.

Foto: Site Marcos das 3 fronteiras -Marcos Labanca
Foto: Site Marcos das 3 fronteiras - Kiko Sierich

Vocês ainda pode tirar foto com uma miniatura dos obeliscos de cada país ao lado do bar principal, ou uma foto com a famosa placa que sinaliza cada um dos países da tríplice fronteira ou um registro com a ponte da amizade já toda acesa ao fundo. Sobre a placa, e na categoria de lembrancinhas diferentes, o marco das 3 fronteiras oferece a compra de uma foto na placa, com impressão na hora, além da impressão você recebe um QR CODE para baixar todas as fotos feitas, além da que você selecionou para imprimir.

HISTÓRIA DO ESPAÇO

Em pensar que até poucos anos atrás o marco das três fronteiras, era apenas uma praça sem graça com o prisma de cimento. Inclusive, uma coisa importante, o marco das três fronteiras na Argentina, não tem nada a ver com o nosso lado. Lá, ainda é só uma praça sem graça.

Mas então o que aconteceu com nosso lado do marco? Alguns anos atrás, em 2005 a iniciativa privada tomou conta da administração do espaco, revitalizou e transformou a praça apagada em uma atração super charmosa. O que dinheiro bem investido, boas ideias e vontade de mudar não fazem né? E um passarinho me contou que para 2025 novidades bem legais estão para chegar.

O obelisco foi inaugurado em 20 de julho de 1903, como forma de celebrar a paz entre os povos da fronteira. Nosso obelisco foi inaugurado na mesma época do marco do lado argentino, já o paraguaio só foi construído em 1961, cada um deles é pintado nas cores da bandeira de cada país. A ponte que compoẽ o visual, especialmente ao por do sol quando fica iluminada, se chama ponte da integração, a maior da américa latina com 200m de altura e 760m de comprimento foi inaugurada em 2023 conectando Foz e o Paraguai.

O SHOW

Quando falaram que tinha show, meu primeiro pensamento foi, “ai socorro, uma armadilha de turista…” me lembrei do show de tango que fui a argentina na minha primeira “viagem” ( se vocês considerarem 1 dia e meio uma viagem). Um jantar pobre com um show chatíssimo e sem fim. Mas o espetáculo que o marco das três fronteiras oferece é super bonito e animado, apesar da voz canastrona do apresentador, que mais uma vez me fez pensar, “ai meu deus, furada a vista”. Impressão essa que logo passou devido a qualidade das performances, gostoso demais de assistir.

Aproveitando o tema da tríplice fronteira, o espetáculo não só passeia pela cultura, principalmente de dança dos três países fronteiriços, como também visita rapidamente o início da colonização da região e a lenda que conta como as cataratas se originaram. Diga-se de passagem, foi o primeiro lugar, se não o único (posso estar enganada) que contou a lenda indígena sobre a origem das quedas mais lindas que vi até hoje.

A apresentação é super concorrida, e num piscar de olhos uma multidão se organiza ao redor da fonte, em cadeiras, bancos e até no chão para assistir o show. O espaço circular ao redor da fonte é bem grande, ainda assim eles tentam fazer uma apresentação quase o tempo todo 360º para que todos acompanhem e vejam os dançarinos e performances. A “frente” do show fica voltada para o portal de entrada do marco, obviamente os assentos mais concorridos, mas dá para ver de todos os ângulos. Eu fui dois dias, e a diferença de lotação entre dia de semana e domingo foi gritante, era uma muralha de gente assistindo.

RESTAURANTE CABEZA DE VACA

Agora se você quer uma refeição mais encorpada, um PRATO de verdade. O Marco das 3 Fronteiras tem o restaurante Cabeza de Vaca, partes das mesas do restaurante ficam em uma varanda que dá vista do marco. Apesar de dar para ver o show das mesas mais na ponta da varanda, não dá pra VERRRR de fato, pois como falei anteriormente a apresentação fica voltada para a entrada do marco, então do restaurante você vê o show mais de lado.

Ainda falando do restaurante Cabeza de Vaca, o cardápio tem várias opções,e alguns pratos em versão para 1 ou 2 pessoas. Eu acabei optando por um porco paraguaio, veio até com bandeirinha. O prato mesmo sendo para uma pessoa só, achei bem servido, tudo estava super gostoso. Eu não dei conta do prato todo, mas eu não sou o melhor ponto de referência do mundo para isso.

 O atendimento foi super rápido, e as pessoas muito simpáticas. Como fui jantar depois do show para não dividir minha atenção, e porque o restaurante estava lotado antes, além de ser uma ótima estratégia para esperar esvaziar a saída do povo. O show termina por volta de 20h, e o restaurante funciona até as 22h, ou seja, perfeitamente alinhado para você jantar depois na santa paz, enquanto espera o valor do uber diminuir hahaha. Já sem o show o restaurante conta com música ao vivo super agradável.

Vale a pena ir ao Marco das 3 fronteiras?

Com certeza o passeio até o Marco das 3 fronteiras vale a pena! Inclusive minha dica é, chegue próximo ao horário do por do sol, para curtir o mirante, e claro, guardar um bom lugar para o show.

Depois de muitos passeios e andar horrores, achei o Marco das 3 Fronteiras o jeito perfeito de fechar o dia com chave de ouro. Lugar bonito, bem cuidado, com segurança, opções para comer e um show super legal e bem produzido que agrada absolutamente a todas as faixas de idade.

Um bônus do por do sol é que a cenografia das ruínas ganha outra atmosfera com os tons do fim da tarde pintando o céu. 

Foto: Site Marcos das 3 fronteiras - Nilton Rolin

Informações Marco das 3 fronteiras

Você pode ter um gostinho do espaço e ficar por dentro da programação do Marco das 3 Fronteiras pelo SITE  ou pela página do Instagram deles.

HORÁRIOS DAS ATRAÇÔES E SERVIÇOS:
Bilheteria e acesso: das 13h30 às 21h
Restaurante Cabeza de Vaca: das 15h às 22h
Apresentações culturais: a partir das 18h30

TELEFONE | +55 45 99149 6336
E-MAIL | contato@marcodastresfronteiras.com.br
ENDEREÇO | Ac. Três Fronteiras, S/N, Loteamento Parque das Três Fronteiras | Foz do Iguaçu 

Deixe seu comentário ou dúvida

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.