Skip to main content

Gilson Martins | Leve o Rio com você

Sou daquelas que sempre está buscando lembrancinhas e presentes diferentes dos lugares que eu visito. E o que falar da minha cidade? Um dos cartões postais mais belos do mundo! Recheada de itens batidos e sem graça, bem coisa pra “gringo” ver. Itens realmente CA-RI-O-CAS, BRA-SI-LEI-ROS, sem ser mais do mesmo, é missão pra lá de difícil.

Hoje vou apresentar para vocês a solução dos seus problemas! Eu bem poderia fazer um post sobre dicas de presentes que fogem do óbvio no Rio…
Enfim. Hoje vou apresentar um pouquinho desse designer de mão cheia, especializado em bolsas, sacolas, mochilas, carteiras, que tem uma identidade tão única em seus produtos que é impossível não remeter direto ao Gilson Martins quando batemos os olhos.

Gilson Martins é um Designer Carioca, mundialmente conhecido, especialmente pelas cores vibrantes de suas criações. Inquieto desde a infância, cercado pelas habilidades manuais de sua mãe costureira e seu pai estofador. Gilson começa a criar especialmente pelas necessidades que sentia. Sua primeira mochila nasceu disso.

O ano é 1982

Durante a faculdade as mochilas da época além de não caberem bem todo o material que tinha que levar, elas acabavam destruídas rapidamente devido a baixa resistência dos materiais. Super entendo e me identifico, quem fez design sabe a quantidade de tralha que carregamos. Sempre inovando e, Gilson costurou uma mochila utilizando restos dos materiais de estofamento que o pai trabalhava para um ambiente externo perto de piscina. Ou seja, material forte, resistente e impermeável.

primeira mochila de Gilson Martins | Imagem reprodução do livro “Gilson Martins, viajando no design”

O sucesso foi imediato. A cada dia que ia para a faculdade uma nova encomenda surgia. As vezes acho que precisamos acreditar mais nos nossos instintos, muitas vezes nossa necessidade é igual a de outros. Um mês depois lá estava Gilson vendendo mochilas para a RAY Ipanema. Logo em seguida, devido a contatos de amigos, ele já estava negociando com a YES Brasil, Gang e Company ( sensação da época ).


Eu não lembro quem tinha essa pasta, mas eu lembro de desejar absurdamente ela, e nem sabia que era do Gilson, muito menos que era feira de revestimento de Fiat UNO| Imagem reprodução do livro “Gilson Martins, viajando no design”

Depois de ganhar confiança das marcas para onde vendia, Gilson pôde alçar vôos mais ousados soltando a imaginação, tanto no uso do material quanto nos formatos das bolsas, já que as lojas tinha percebido a boa aceitação de seus clientes com as criações do designer. Materiais não-convencionais eram o carro chefe das ideias, lonas de cadeiras de praia, mangueiras plásticas para acabamento de alças, plástico flanelado, assento de ônibus, entre outros ganharam nova leitura nas mãos de Gilson Martins. E o melhor de tudo, ganharam o mercado Carioca! Bem a frente do seu tempo, Gilson já se preocupava com o reaproveitamento. Para ele: “deve-se tirar o máximo proveito da matéria prima”.

Nasce a linha Brasil

Meu primeiro contato com o trabalho do Gilson me remete a 5ª série do colégio, onde eu nem sabia que faria design, e muito menos quem era Gilson Martins. Mas foi nessa época que uma garota super estilosa da minha sala surgiu com uma mochila que tinha a bandeira do Brasil. Aquilo marcou a minha memória de tal jeito que até hoje, mais de 15 anos depois, lembro claramente da bolsa, em um material vinílico brilhante onde o círculo era um bolsinho externo. Agora em 2019 finalmente fiquei sabendo de toda a história por trás da criação dessa série icônica do Gilson, e te dizer, é SENSACIONAL!

O ano é 1994 mas na verdade é 1995

Acho que 1994 foi um ano marcante para todo mundo. Por mais que eu fosse um toquinho de gente, tenho grandes memórias desse ano, foi quando troquei de colégio. Mas em especial pelo nosso tetra no futebol, a morte do meu ídolo maior Senna e o plano real, lembro bem da troca das moedas e de quando vi pela primeira vez a moeda de 1 real. Além disso, Gilson ainda tinha mais uma pessoa inspiração para sua criação, o surgimento da Gisele Bündchen no mundo da moda.

Em 1995 Gilson criou uma série de bolsas inspiradas pela bandeira. Inspiradas porque se você prestar atenção, no lugar do tema positivista, temos escrito BRASIL, com “S” do jeito que escrevemos. Elas surgiram partindo de uma solicitação despretensiosa da estilista da Blue Man que precisava de bolsas para um desfile. Gilson topou o projeto e criou bolsas navy e com o tema do Brasil para o desfile. Já no fim do evento os modelos tinham gostado e pedido para usar. Aquilo, soou estranho para o designer na hora, pessoas influenciadoras querendo usar a bolsa do Brasil.

Mas por que as pessoas tinham se encantado tanto por essa criação tão patriota? Ainda mais nós brasileiros que não somos o povo mais patriota do mundo. Como disse Gilson no seu livro, tinha um clima de “temos força, nós podemos” embalado pelo ano anterior. Pensa bem, é difícil você visualizar o Senna sem lembrar dele no pódio com a bandeira do Brasil. Minha mãe diz que acha que parte do sucesso do Senna se devia ao fato dele compartilhar com uma nação inteira, que tinha inúmeros problemas ( ainda temos muitos ), desgastada, desanimada, a sua vitória, pelo simples fato de estender a bandeira na chegada.

linha Brasil tem grande destaque nas lojas até hoje

A linha Brasil, ganhou mais força quando o Governo, o Ministério da Industria e comércio, decidiu abraçar o projeto, pois foi considerada uma forma de valorização do sentimento patriota, de orgulho do país que até então andava bemmm em baixa…O governo não queria que o Brasil fosse mais conhecido como país do carnaval, do futebol e da mulata. E sim, enquanto designer eu tenho que concordar com o Gilson, a nossa bandeira é LINDA! Todas as outras são tão iguais de formas, e cores, a nossa tem algo de especial difícil de descrever. Lembro que escrevi um texto enorme sobre isso na faculdade. Até hoje algumas pessoas não sabem quem é Gilson Martins mas quando você o associa com a bolsa do Brasil, muitos falam “ah! sei quem é!”. Curiosidade, até 1998, era proibido usar a bandeira do Brasil para qualquer coisa, camisas, estampas etc…quando criou essa série Gilson não sabia, mas deu sorte do governo abraçar a ideia.

Linha Rio

Como disse no começo acho que as cores vibrantes, e o “bairrismo” ( no bom sentido da palavra) são a grande marca registrada do Gilson. Suas criações divulgam, e propagam, em especial, o nosso Rio de Janeiro.

Linha conceito

Sem dúvida são as bolsas mais diferentonas entre as criações do Gilson. Com formas super lúdicas, as bolsas causam uma certa estranheza e curiosidade. Peças para quem tem muita personalidade e estilo!

bolsa bola de futebol porta garrafa
bolsas conceito

Lixo nobre

Se você adora peças exclusivas, esse é o seu lugar. A série Lixo Nobre é um trabalho super especial desenvolvido pelas costureiras do Gilson. As funcionárias, ex funcionárias produzem peças exclusivas. composições únicas são criadas, as funcionárias que tem máquina já enviam a peça pronta, outras apenas montam o layout e mandam para a fábrica para ser costurada. É uma forma muito importante de valorização do funcionário, nem sempre as costureiras podem continuar trabalhando na fábrica, ou se afastam por um tempo. E através do Lixo Nobre, além das peças exclusivas, como elas já trabalharam para a marca, Gilson tem certeza da qualidade do trabalho de cada uma. Com material reaproveitado das sobras do corte das bolsas, é realizado o upcycling: o resto do material usado para as bolsas da marca é transformado em novas bolsas com design absolutamente exclusivo. Ao comprar uma dessas peças você encontra uma etiqueta especial com o rosto, nome e uma mini biografia da criadora da bolsa.

Linha Matrizes

Sua nova série “Matrizes” trabalha com as sobra das matrizes de onde os desenhos icônicos e formas geométricas saem para formar as estampas das bolsas, sacolas e mochilas. Cada peças é única! E como sempre, pensando no reaproveitamento. Assim essas matrizes não vão mais para o lixo, e sim se transformam em novos objetos. Eu adorei a textura/padrão que a costura que prende as matrizes faz. (fotos Matrizes, gentilmente cedidas pelo Gilson)

Depois desse post que ficou bem maior do que eu esperava hahaha você ainda precisa de motivos para conhecer o trabalho Carioquíssimo do Gilson Martins? E você? Tem alguma bolsa preferida dele? Já participou da Fábrica do Gilsinho? Não sabe o que é? Clique aqui e conheça a Fábrica do Gilsinho.

Informações importantes | Lojas Gilson Martins

IPANEMA
Endereço Rua Visconde de Pirajá, 462
Horário Seg a Sex 9h às 20h | Sab 9h ás 19h
telefone 21 2275-8950
e-mail  ipanema@gilsonmartins.com.br

POSTO 5 – Copacabana
Endereço Nossa Sra. de Copacabana, 995
Telefone 21 3495-2263
Horário Seg-Sex 9h – 20h | Sáb 9h – 18h 
e-mail posto5@gilsonmartins.com.br

COPACABANA
Endereço Figueiredo Magalhães, 304
Telefone 21 3816-0552 
Horário Seg-Sex 9h – 20h | Sáb 9h – 18h
e-mail copacabana@gilsonmartins.com.br

ATLÂNTICA
Endereço Av. Atlântica, 1998
Telefone 21 2235-5701 
Horário Seg-Sáb 10h – 20h
e-mail atlantica@gilsonmartins.com.br

Siga o Gilson Martins no Instagram
Ou confira mais informações no site



One thought to “Gilson Martins | Leve o Rio com você”

Deixe seu comentário ou dúvida

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.