Uma das coisas que mais adoro quando visito uma cidade é ter a oportunidade de vê-la de cima, se possível de vários ângulos. Não a toa eu subi nessa viagem a Paris, em 4 lugares hahaha. Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Sacre Couer ( Montmartre) e a Torre de Montparnasse. Sem pestanejar a torre de Montparnasse, para mim, é da onde você consegue a vista mais completa da cidade luz e com o maior conforto, mas antes de contar como foi essa experiência vou contar um pouco sobre a história da torre que destoa do cenário parisiense.
A criação da torre começou lá por volta de 1934 quando a SNCF ( empresa de trens e metrôs de Paris ) viu que a antiga estação de Montparnasse não dava mais conta. Mas só 25 anos depois que o projeto de reconstrução começou a sair do papel. Em 1959, os primeiros estudos da Tour Montparnasse foram feitos, e severamente criticados devido a sua altura. O projeto vencedor foi de quatro arquitetos: Urbain Cassan, Eugène Beaudouin, Louis de Hoÿm de Marien e Jean Saubot. Só em 1968 que André Malraux libera a licença de construção. Mas é em 1970 que começa a construção da da torre e dois anos depois os 57 andares divididos em 200 metros fica pronto! Ainda no ano de sua inauguração 9 metros foram acrescentados para a criação de heliponto. Essa área hoje em dia é o fabuloso terraço com vista 360° da Torre de Montparnasse. Sua inauguração oficial acontece no dia 18 de Junho de 1973.
A entrada para a torre é no alto da escada a esquerda. Quase todo mundo que eu vi, assim como, eu entrou pelas portas giratórias, como se fosse para a torre comercial, os seguranças não devem mais aguentar ter que direcionar os turistas hahahaha
A torre tem duas opções para curtir a paisagem. O terraço tem uma vista fantástica 360° da cidade. Algumas placas sinalizam os principais pontos de Paris que você vê de cada posição. Recomendo fortemente um casaquinho pois apesar do vidro no terraço o vento não perdoa. Observem o cabelo da pessoa na imagem abaixo. As aberturas no vidro são disputadas quase a tapas conforme o pôr do sol se aproxima. Afinal apesar de transparente o vidro sempre tem uma marca ou reflexo para atrapalhar nossa foto.
Recomendo você subir na torre no fim da tarde para ver a cidade ainda iluminada, aproveitar o pôr do sol e curtir o acender da cidade luz. Pacotão 3 em 1. Caso queria ir de manhã cedo e mais para o fim da tarde, assim como vários observatórios pelo mundo, eles oferecem um ingresso duplo (um cadim mais caro) para você ir 2 vezes em até 48h.
Porque gostei tanto da Tour Montparnasse? A infraestrutura oferecida é ótima. Tem bastante espaço não tem empurra empurra. Você pode ir ao terraço ou ficar no andar de baixo onde tem bar, banheiros, lojinha e totens interativos com brincadeiras e informações sobre a cidade e a vista de Tour de Montparnasse.
Para você que está acostumado a ser “assaltado” em cafés de pontos turísticos. O da torre de Montparnasse foi uma grata surpresa. Preços justos, coisas gostosas e atendimento muito simpático. O preço era tão ok que mesmo numa viagem mega econômica me dei o direito de beber uma cerveja, que estava ótima diga-se de passagem, mesmo eu sendo mais fã de IPAs.
Tentei ficar no terraço para ter uma vista mais limpa da cidade mas eu estava sentindo tanto frio por conta do vento que tive que aceitar que assistiria do andar de baixo. O terraço da torre eventualmente tem eventos sediados como aulas de dança entre outros. Descendo as escadas que devo ter subido e descido umas 3 vezes. Escolhi um canto e plantei ali, conforme o céu fica dourado a quantidade de pessoas na janela aumenta. Mas ainda assim tudo muito tranquilo. Depois do sol se pôr eu confesso que peguei uma cadeira e plantei um bom tempo lá.
Minha expectativa da vista e do lugar foi mais do satisfatória! Mas como sempre tem coisas que não controlamos, esperava ver a torre totalmente iluminada de camarote. Infelizmente, no dia em que fui, foi o dia que Charles Aznavour morreu. Em homenagem, a torre não acendeu totalmente, mas manteve os spots pratas que piscam de hora em hora e uma leve luz avermelhada na estrutura de ferro.
Como disse no início do POST recomendo demais a visita a torre de Montparnasse. Vista sensacional, infraestrutura maravilhosa, sem contar que fui extremamente bem atendida por todos com os quais precisei falar. Bom atendimento aos turistas foi algo que reparei por toda Paris, sem o que reclamar.
Dica do Fora da Toca – Tour Montparnasse
Suba no final da tarde para aproveitar todos os tons da cidade! Leve um casaquinho pois no terraço venta muito. O terraço só pode ser acessado através de 3 andares de escada, pessoas com mobilidade reduzida não tem como acessá-lo.
Informações importantes – Tour Montparnasse
Horário quinta a domingo 9h30 às 22h30 | sexta a sábado 9h30 às 23h
Duração o tempo que você achar melhor
Valor € 18 por pessoa / uma subida | € 23 por pessoa / 2 subidas em 48h | crianças menores de 4 anos não pagam | outros valores disponíveis no site ( valor 2019)
Endereço Tour Montparnasse – Montparnasse 56 | 33 avenue du Maine, 75015 PARIS |+ 01 45 38 52 56
Contato Instagram | Site
Essa vista é mesmo maravilhosa. Olhar Paris de cima dessa forma não tem preço. Vale cada segundo.
Paris é mágica de todos os ângulos, mas ver de cima é especial demais ?