Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Burano e as casas coloridas

Saímos de Murano em direção a Burano. Durante nossa travessia (7km distante de Veneza) o tempo feio resolveu dar uma aliviada. Dessa vez demos sorte e fomos nos banquinhos “exclusivos” da parte traseira do vaporetto. Para acessar Burano, além do vaporetto é possível seguir por terra através da ponte em Mazzorbo (uma das ilhas de Veneza ). Chegamos em Burano e fomos recebidos por uma ventania, o tempo tinha melhorado, mas nem tanto assim. Você (e toda a turistada) desce em uma praça com alguns restaurantes na proximidade. Muitos deles são famosos pelos pratos de massa com frutos do mar frescos.

chegando em Burano
chegando em Burano

Continuamos nossa caminhada para conhecer os simpáticos canais da cidade margeados pelas lindas casas coloridas. Burano assim como Murano não é exatamente uma ilha mas um arquipélago conectado por pontes. Hoje é dividida em cinco ilhas: San Martino direita, San Martino esquerda, San Mauro, Giucecca e Terra Nova que estão separadas umas das outras pelos respectivos canais: Rio ponte, Rio e Rio Zuecca Terra Nova. É tudo muito charmoso parece uma maquete de cidade de tão perfeito que é. As cores das casas, hoje sem dúvida a característica principal da ilha, já foram usadas para delimitar as propriedades. Mas existe uma lenda que diz que os pescadores pintavam as suas casas, para reconhecê-las de longe depois de passar muito tempo no mar pescando, li em outro lugar que dizia que a lenda na realidade era para os pescadores enxergarem melhor suas casas do mar quando tinha névoa forte, principalmente no inverno. Mas não pense que hoje em dia os moradores podem sair pintando as fachadas com cores aleatoriamente. O governo é quem determina qual deve ser a cor de cada um, existe toda uma burocracia para pintar as fachadas.

 

as casas de Burano
as casas de Burano
as cores em todos os lados
as cores em todos os lados

A história da origem de Burano conta que os habitantes de Altino para escapar das invasões bárbaras, se refugiaram nas ilhas da lagoa de Veneza, dando assim os nomes das portas da cidade: Murano, Mazzorbo, Burano, Torcello e Ammiana Costanziaco. Já o nome de Burano vem de “Porta Boreana” devido a sua localização, nordeste, direção essa na qual o vento sopra. Dizem que essa “ventilação natural” da ilha ajudou a cidade a ficar livre da malária em tempos mais antigos. Eu garanto que o vento continua firme e forte nas terras de Burano.

um dos canais de  Burano e a torre da igreja ao fundo
um dos canais de Burano e a torre tortinha da igreja ao fundo
miniatura de Burano, compramos um barquinho desses para lembrancinha
miniatura de Burano, compramos um barquinho desses para lembrancinha

Burano no começo de sua história teve como principal economia a pesca. Mais tarde as rendas tomaram seu lugar. Atividade essa que enriqueceu Burano e exportou o seu artesanato para o mundo. O artesanato foi se especializando a ponto de ter uma escola profissional na ilha voltada para as técnicas de renda. Claro que hoje é difícil de encontrar rendas efetivamente originais de Burano, mas ainda assim você pode encontrar muitas opções de echarpes, lenços e outras pecas de panos e tecidos. Nós compramos várias echarpes para presente lá inclusive para nos enrolarmos por causa do vento. Atualmente a principal economia de Burano é o turismo. Aos mais interessados na arte da renda, em Burano é possível visitar um museu dedicado exclusivamente a isso: o Museo del Merletto.

fora-da-toca_burano_07
a intensidade das cores

Turistas que somos, escolhemos um banquinho para fazermos um lanche antes de continuar a rodar pelas margens dos canais. Depois de muito admirar e fotografar as simpáticas casas de Burano, comemos uns deliciosos cannoli (se tivesse sido só um era um cannolu). Doce mais do que típico italiano originário de Palermo e Messina, os cannoli eram feitos durante o carnaval Italiano.

Grudado em Burano fica Torcello, uma ilha praticamente fantasma hoje em dia com pouquíssimos habitantes. A economia é exclusivamente gerada pelo turismo. Infelizmente dessa vez não deu tempo de visitar, quem sabe em outra visita não é? Eu jurava que tinha uma foto feita do vaporetto de Torcello, mas acho que está só na minha cabeça mesmo…

pausa para lanche
pausa para lanche

A viagem de volta para Veneza demora um pouquinho (principalmente se você pega o vaporetto que faz o caminho maior..) e exaustos, obviamente aproveitamos para cochilar. Viagem em família é assim: deu mole dormindo foi clicado, temos uma coleção dessas fotos. Chegamos na Piazza de San Marco já no fim da tarde, depois de ter dado uma grande volta com o vaporetto que pegamos, ainda assim juntamos forças para conhecer o maravilhoso Museo Correr que fica na Piazza de San Marco, conto como foi essa visita nesse post sobre o museo (EM BREVE).

mas nada simpático na nossa volta
mar nada simpático na nossa volta

O que fazer em Burano?


Admirar e fotografar as coloridas fachadas das casas

Recomendamos se perder pelas ruas para conhecer um pouco mais e fazer fotos incríveis.

Visitar o Museo del Merletto
Como eu disse no texto, Burano já teve como principal economia a renda, no Museo del Merletto é possível conhecer um pouco da história dessas rendas tão belas que conquistaram o mundo. Não fomos principalmente por que não sabia que tinha esse museu, mas li algumas pessoas falando que se você tiver tempo vale a pena.

Visitar a Chiesa di San Martino
A igreja foi construída no século XVI, e restaurada diversas vezes. Sua torre pode ser vista em destaque em um dos canais de Burano, torre essa que assim como muitas de suas irmãs espalhadas pela Itália está meio torta inclusive tem alguns cabos ajudando na sustentação. Por fora segue o mesmo estilo da igreja de Murano, toda trabalhada em tijolos.

 

-informações históricas retiradas do site Isola di Burano 

siga e compartilhe
Follow by Email
Facebook
Google+
https://foradatoca.com/italia/burano-e-as-casas-coloridas/
Twitter
Pinterest
Instagram

Um comentário em “Burano e as casas coloridas

Deixe seu comentário ou dúvida

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.